Menu


Acessórios e Utensílios

Como organizar a mesa para o jantar

Publicado em 27/03/2015 às 13:30

Organizar a mesa para um jantar mais formal requer algumas regras de etiqueta que nem sempre conseguimos lembrar, né? Pra te ajudar a organizar a mesa sem problemas, mostramos o passo a passo no blog. Confira!

Imagine a seguinte situação: você precisa preparar um jantar formal para uma celebração importante e não sabe exatamente a disposição dos pratos e talheres. Pronto! Hora de largar tudo e sair correndo.

Nananinanão amiga! Chega pra cá e confira o passo a passo certinho de como organizar a mesa para o jantar.

BLOG_05_MESA_ILUSTRACAO

1 e 2 – O prato de pão deverá ser posto na diagonal do prato à esquerda, conforme na imagem.  A faca de pão deve ser posta atravessada no alto do prato de pão com o cabo voltado para a esquerda.

3, 4 e 5 –  Os talheres de sobremesa devem ser colocados sempre acima do prato. O cabo da colher e da faca é voltado para a direita, e o do garfo, virado para a esquerda.

6 – Na mesa deverão ser colocados apenas os copos que vão ser utilizados no jantar. Conforme a imagem, a ordem deverá ser a seguinte: vinho branco, vinho tinto, água e champanhe.

7 – Os guardanapos devem ficar à esquerda dos garfos ou dobrados no centro do prato.

8 – Os pratos devem ser colocados à mesa de acordo com a ordem de uso: osousplat é colocado na base, seguido o prato raso e por cima o prato fundo.

9 – A faca de mesa é a primeira a ser colocada na mesa, seguida pela faca de peixe e a colher de sopa. Os três talheres deverão ser colocados com o cabo para baixo.

Viu só como não é tão difícil como você pensava? Agora dá pra preparar aquele jantar lindão, se sair super bem e claro, sem gastar muito. Afinal, na Novo Mundo você encontra um departamento todinho de utilidades domésticas pra facilitar as suas celebrações. Vem conferir!

Voltar ao topo