Menu


Cafeteira

14 de abril: no Dia Mundial do Café confira curiosidades e 6 dicas de preparo

Publicado em 14/04/2018 às 14:21

Para os amantes da bebida, separamos algumas informações sobre o grão e segredos para preparar o café perfeito em casa

No dia 14 de abril comemora-se o Dia Mundial do Café. Também pudera não é, a bebida precisa mesmo ter um dia especial, já que tem adeptos no mundo inteiro. Seja ao acordar, no meio da tarde ou depois das refeições. Não existe hora certa para tomar aquele cafezinho. Há quem ainda prefira ele puro, feito na cafeteira ou no coador. Mas o que algumas pessoas não sabem é que certas dicas podem deixar o cafezinho coado de todos os dias ainda mais saboroso. Confira:

1) Escolha um bom pó de café

Se for possível, faça o café com o grão moído na hora. Além de obter um café mais cheiroso, o sabor da bebida com o grão moído na hora é incomparável. Mas se você não tiver como usar, então escolha um bom pó, se atentando aos seguintes detalhes:

Marca: opte por uma marca que conte com o selo de pureza e qualidade da ABIC, isso garante a procedência do café e assegura que o produto não tem outros resíduos sólidos como mato, insetos e até fezes de animais. Esse certificado pode ser conferido na embalagem.

Tipo: existem vários tipos de café no mercado, incluindo o tradicional, suave, forte, da fazenda, orgânico, gourmet etc. Escolha o que mais agradar o seu paladar!

Embalagem: observe também a embalagem do café. Os produtos embalados a vácuo conservam melhor o aroma e sabor do café.

2) Proporção entre pó e água

Quem coa café com os mesmos utensílios todos os dias adquire com o tempo uma forma de tirar sempre as mesmas medidas de pó e água. Mas, quando o utensílio é novo, as chances de preparar uma bebida forte demais ou um “chafé” são grandes.

Cuidado com a proporção de pó e água! O ideal para que o café não fique forte ou fraco demais, é apostar no equilíbrio. Para fazer o tradicional café caseiro você deve usar de 70 a 80 gramas de café para 1 litro de água.

3) Temperatura da água

É indispensável que a água seja filtrada ou mineral, pois a água da torneira pode conter resíduos que comprometem a qualidade da bebida e modificam os elementos aromáticos do café.

Outro ponto importante é a temperatura da água para coar o café. É muito importante não permitir que a água ferva. Ela deve estar a aproximadamente em uma temperatura entre 94ºC e 96ºC na hora do preparo, caso contrário, a acidez pode ser alterada. O ponto correto é quando a água estiver se movimentando e pequenas bolhas se formarem.

4) Escolha o coador adequado

Existe quem alegue que o café fica mais gostoso quando preparado em coador de pano, pois o tecido de algodão não contém pigmentos, não altera o sabor e nem solta fiapos. Essa teoria é inconsistente, até porque o filtro de papel é composto por 100% de fibras celulósicas, que também não comprometem o sabor e aparência do café. Nesse caso, é melhor usar o filtro de papel, apenas pela questão da praticidade e higiene.

Lembre-se: coador de pano dura, em média, de 2 a 3 meses. Logo é fundamental substituí-lo com regularidade. Já o filtro de papel é descartável e nunca deve ser reutilizado.

5) Adoçar ou não?

A maioria dos baristas recomendam que o café não seja adoçado, pois o adoçante e o açúcar mascaram demais o sabor da bebida e demais características do grão escolhido. Quando o pó é muito amargo, aí sim açúcar pode ser utilizado, mas em pequenas quantidades e direto na xícara pronta.

6) Conservação

Se você quase não usa o pó de café, a dica é armazená-lo em um pote hermeticamente fechado na geladeira por no máximo dois meses, dentro da geladeira. Isso conserva as propriedades!

Já a bebida pronta não deve permanecer na garrafa térmica por mais de uma hora. Preferencialmente, a bebida deve ser consumida em no máximo 30 minutos.

Que tal conhecer algumas curiosidades dessa bebida?

 

– O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. O número chega a mais de 500 bilhões de xícaras por ano.

– No Brasil são consumidas 795 xícaras por pessoa durante o ano. Isso representa quase 6 vezes a média mundial!

– Na América do Norte, 30% da água da torneira é utilizada para preparar café.

– É o segundo elemento mais comercializado do mundo. O petróleo é o primeiro.

– Desde sua origem o café sempre esteve associado a requinte, urbanização e intelectualidade.

– Existem mais de 25 tipos de café, sendo os mais populares a Robusta, com teor de cafeína mais elevado; e a Arábica, dona de sabor mais suave e quantidade menor de cafeína.

– Cerca de 25% do café consumido mundialmente é proveniente do Brasil.

– Existem muitas formas de preparar Café. No Japão ele é servido gelado. Na França, misturado com chicória. No Oriente Médio e na África recebe pitadas de canela, alho ou gengibre. Na Itália pode ter tiras de limão. Na Grécia é servido com um copo de água gelada. Na Alemanha é adoçado com leite condensado ou chantilly, enquanto na Suíça é batizado com Kirsch, um tipo de licor.

– 240 ml de Café possuem de 104 a 192 mg de cafeína, enquanto que a mesma dosagem de energético e chá gelado possuem 70 a 85 mg e 9 a 50 mg respectivamente.

– Quatro xícaras pequenas de café por dia podem diminuir em até 11% as chances de uma pessoa desenvolver insuficiência cardíaca.

– Existem outras substâncias presentes na bebida, como os ácidos clorogênicos, reduzem a incidência de diabetes.

– Beber de 3 a 4 xícaras de café por dia pode fazer você viver mais. Estudos alegam que o ganho na expectativa de vida é de 10% para homens e 13% para mulheres, devido à grande quantidade de antioxidantes na bebida.

– O café tem ajudado no tratamento da depressão, além do alcoolismo e da dependência química. Estimula o sistema nervoso central e age como antidepressivo, aumentando a produção de neurotransmissores no cérebro, como serotonina, dopamina e noradrenalina.

– O café emagrece: a cafeína aumenta e estimula a prática de exercícios físicos e ajuda na liberação de ácidos graxos, responsáveis pela queima de gordura.

– Poucas pessoas sabem, mas o café melhora as funções gastrointestinais, facilitando a digestão.

– Os grãos de café com tonalidade mais clara são os que têm maior concentração de cafeína. Os mais escuros costumam ter menor quantidade de cafeína.

Com essas informações, você tem todas as ferramentas na mão para preparar o melhor café coado da sua vida. Aceita uma xícara?

Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas dicas:

Facebook (facebook.com/novomundo)

Instagram (instagram.com/novomundooficial)

Twitter (twitter.com/novomundo)

YouTube (youtube.com/lojasnovomundo)

Voltar ao topo