Menu


Fogão

Cooktop ou Fogão: Qual escolher?

Publicado em 21/09/2018 às 17:06

Escolher entre o tradicional fogão e o moderno cooktop pode ser uma tarefa bem complicada. Pensando nisso, trouxe algumas que irão te ajudar nessa escolha. Confira!

Escolher entre o tradicional fogão e o prático cooktop pode até parecer uma escolha simples, mas algumas questões devem ser levadas em consideração antes de se decidir. A quantidade de pessoas que moram na casa, o espaço disponível na cozinha e se você utiliza ou não o forno, são apenas alguns exemplos de detalhes a se observar.

Mas não se preocupe, nesse post vou te mostrar tudo o que você precisa saber, assim você vai poder escolher a melhor opção para sua cozinha!

Fogão

O fogão convencional, ou fogão de piso, é o modelos mais tradicional. Uma de suas vantagens é a de já possuir um forno embutido, onde alguns modelos mais recentes possuem painéis digitais para controle da temperatura e timer. Além do modelo convencional, hoje é possível encontrar o fogão convencional de embutir, com um funcionamento similar ao fogão de piso, porém ele não tem os pés e por isso, pode ser embutido na sua cozinha, ficando suspenso.

Por isso, caso a sua seja uma cozinha planejada, é preciso ficar atenta em relação à harmonia do fogão, levando em conta sua funcionalidade a opções de integração do ambiente com o restante da casa.

Cooktop

O cooktop se tornou um dos queridinhos da dona de casa por sua praticidade e facilidade de instalar e limpar, além de ser mais compacto. É possível encontrar o cooktop em 3 tipos diferentes:

  • A gás: este modelo funciona com o gás de cozinha, como próprio nome diz, seja ele encanado ou de botijão. Ele é econômico e simples de utilizar e é possível utilizar todo tipo de panela. A energia só é acionada na hora do acendimento automático, ou seja, se em algum momento faltar luz, você ainda poderá cozinhar normalmente acendendo o fogão com fósforos.

  • Elétrico: O calor neste tipo de cooktop é gerado por uma resistência elétrica similar a do chuveiro. Isso significa que este modelo pode consumir mais energia para funcionar, refletindo na conta de energia. Diferente do modelo anterior, se faltar luz você não poderá cozinhar. Outro detalhe é que ele aquece tudo ao redor e demora mais a esfriar, podendo aumentar o risco de queimaduras e choque.

  • Indução: Considerado um tipo de modelo elétrico também, este tipo de cooktop funciona com bobinas que geram um campo magnético. Por isso, os cooktops de indução não funcionam com qualquer tipo de panela. Por exemplo, panelas de alumínio, vidro, barro, cerâmica não funcionam porque não são materiais magnéticos. Neste caso, as panelas ideais são aquelas de ferro fundido e aço multicamadas. Assim como o elétrico, os cooktops de indução também consomem muita energia, porém a diferença entre eles está no fato de que o sistema de indução garante que nenhum calor fique no aparelho, evitando acidentes e se tornando ideal para quem tem crianças.

Agora você já tem todas as informações que você precisa saber sobre o fogão e cooktop e pode escolher a melhor opção para deixar sua cozinha ainda mais prática e eficiente. Me conta nos comentários qual você mais gostou! ;)’

Voltar ao topo