img

Guia de TVs: Saiba como escolher a TV ideal para assistir a Copa

Tire todas as suas dúvidas antes de comprar uma TV nova sem se perder em meio às siglas LED, OLED, QLED, HDR, FULL HD e 4K

3 meses atrás
A

A cada quatro anos, o Brasil inteiro para em frente ao aparelho de TV para assistir à seleção brasileira disputar a Copa do Mundo de futebol. E a menos de 15 dias para o Mundial a procura por novos aparelhos aumentam, afinal ninguém quer arriscar ficar com aquela TV velinha e perder algum lance. Mas com tantos modelos de tamanhos, tecnologias e resoluções diferentes, comprar uma TV nova se torna um desafio não é mesmo?

Você vai se deparar com uma infinidade de termos que podem complicar a escolha: LED, Oled, Full HD, 4K e HDMI, por exemplo. É importante saber do que se tratam essas siglas e definir, antes de chegar à loja (mesmo a virtual), o tipo de produto que você quer comprar.

Entenda esses termos:

LCD: Os aparelhos LCD são feitos com cristal líquido e transmite imagem translúcida ou um pouco mais opaca, dependendo da corrente elétrica aplicada sobre ele. A tela é dividida em modelos de células que corresponde às cores primárias (verde, azul ou vermelho). Ela funciona com uma lâmpada branca que fica atrás da tela (backlight) e que ilumina essas células e torna a imagem visível.

LED: Os televisores de LED  funciona de forma semelhante ao LCD, cuja lâmpada traseira (backlight) utiliza diodos emissores de luz (os LEDs) para iluminar o painel frontal. Isso quer dizer que, em vez da tela toda receber luz, pontos são iluminados de forma separada, melhorando a definição, cores, brilho e contraste do display.

OLED: A tela OLED é composta por diodos orgânicos que funcionam de forma semelhante aos LEDs, capazes de emitir luz por conta própria. A diferença está no material com o qual estes diodos são feitos. Como dispensa a necessidade do backlight e não há uma luz iluminando constantemente o painel, cada diodo é acionado individualmente e sob demanda, o que ajuda a economizar energia.

QLED: A tecnologia da QLED é baseada na já conhecidas telas de LCD onde é adicionada uma nova camada de pontos que emitem as cores quando atingidos pela iluminação existente na parte de trás da tela. O brilho e contraste também são bem altos, fazendo dos aparelhos que utilizam a tecnologia uma ótima opção para quem procura uma TV com ótima qualidade de imagem.

 Plasma: As TVs de plasma, por sua vez, são construídas com duas placas de vidro. Entre essas placas existe uma combinação de células de gás nobre que, quando acionadas, emitem radiação ultravioleta, liberando a luz e a cor das imagens reproduzidas. Especificações técnicas à parte, essas TVs oferecem uma excelente qualidade de imagem e contraste elevado, apresentando cores vivas e brilhantes. São ideais para ambientes escuros e consome mais energia que LCD.

FULL HD: Quando você ouve falar de resolução Full HD, quer dizer que a televisão tem 2 milhões desses pontinhos e quando iluminados, formam as imagens. Com isso consegue reproduzir a melhor imagem tanto em canais comuns transmitidos pelas emissoras, tanto quanto em filmes reproduzidos por aparelhos de DVD, Blu-ray etc.

4 K: Também chamada de ultradefinição ou Ultra, a tecnologia é nomeada assim pois garante uma definição quatro vezes maior (3840 × 2160 pixels) do que a Full HD. O principal efeito percebido é uma redução drástica no efeito de pixelização, os pontos formadores das imagens em TVs e monitores. Você quase não percebe o efeito e a imagem parece ser, em resumo, real. Vale lembrar que tal efeito é conseguido apenas quando a cadeia inteira de produção (da câmera ao sinal que chegará até a sua casa) for concebida para esse padrão.

Smart TV: A Smart TV apresenta alta qualidade de resolução e recursos a mais do que um modelo convencional. Porém, esse televisor traz um diferencial: ele permite o acesso à Internet e a instalação de aplicativos, como em um smartphone, através da conexão Wi-Fi ou via cabo. As smart TVs permitem que o usuário tenha uma experiência maior em conectividade e muito mais entretenimento, pois ele terá funções que encontra em seu notebook ou celular, na tela da TV.

HDMI: O HDMI (High Definition Multimedia Interface) é, atualmente, a principal interface de áudio e vídeo em televisores e monitores há alguns anos. Conforme a versão da porta, ele pode suportar vídeos em Full HD ou em 4K com HDR. Em geral, portas HDMI podem ser 1.4, quando não aceitam vídeos em resolução superior ao Full HD. A partir de 2.0, a conexão passa a ser compatível com 4K e resoluções mais altas. Outra vantagem das ligações HDMI é a sua capacidade de transportar não só a imagem mas também o áudio ao contrário de uma ligação DVI ou VGA.

HDR: O HDR (sigla em inglês para High Dynamic Range ou alto alcance dinâmico) disponível nas TVs é um recurso capaz de deixar a imagem do televisor com uma alta qualidade, realistas e excelentes resultados em brilho e contraste que antes ficavam perdidos nas cenas escuras ou escondidos no brilho das cenas claras. Isto é fundamental para quem gosta de assistir filmes, séries ou jogar os melhores games em casa.

 

tabela

E aí, gostou do nosso guia para encontrar a televisão ideal para assistir os jogos da Copa? Agora ficou um pouco mais fácil escolher a sua, né?! Compartilhe suas opiniões e experiências conosco!

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas dicas:

Facebook (facebook.com/novomundo)

Instagram (instagram.com/novomundooficial)

Twitter (twitter.com/novomundo)

YouTube (youtube.com/lojasnovomundo)

Twitter (twitter.com/novomundo)

 

Leia Também
  • BLOG TVS 705X305

    6 curiosidades sobre a Televisão que você provavelmente não sabiaTelevisores

  • blog casamento 705x305

    Guia da Casa para Recém Casados – Saiba tudo o que você precisa!Televisores

  • dia do rock

    Dia do Rock – Confira os 9 hinos do rock mais famosos de todos os temposTelevisores

  • Filmes brasileiros

    30 filmes brasileiros para ver pelo menos uma vez na vida (+ bônus)Televisores