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KonMari: método de organização para a casa

Descubra alguns truques para organizar a casa e ganhar mais espaço com o método KonMari

10 meses atrás
método KonMari

Caso você ainda não tenha ouvido falar de Marie Kondo, está na hora de conhecer essa famosa especialista em organização. Criadora do método KonMari, a personal organizer japonesa é autora de dois best-sellers, “A mágica da organização” e “Isso me traz alegria”, além de também estar disponível em um seriado na Netflix, ajudando as pessoas colocarem ordem na casa e na própria vida, transformando lares através da arrumação.

Então, se você é uma daquelas pessoas que não consegue achar nada em casa ou que adora ver tudo no lugar certo, então confira algumas dicas de como organizar espaços, como casas e ambientes de trabalho, com o método KonMari, que já tem ganhou milhares de adeptos ao redor do mundo.

 

ESCUTE O SEU CORAÇÃO

A base do método KonMari e o elemento no qual você vai basear todo o processo de organização são os seus sentimentos. Sinta o que te traz e o que deixou de te trazer alegria. Segundo a organizer, cada objeto adquire um significado emocional e devemos guardar apenas os que nos fazem felizes. Alguns são mais cativantes. Outros, em contrapartida, são indiferentes. São esses objetos que não devem ser guardados em casa.

Pergunte a si mesmo:

“Você fica alegre rodeado de livros que nunca leu e que sabe que não tocarão seu coração?”
“Você fica feliz usando roupas que não te trazem nenhuma sensação boa?”

Se a resposta for “não”, descarte. Simple assim! Essa análise cuidadosa do espaço em que vivemos faz com que o processo de organização seja mais do que uma tarefa, mas também um processo de autoconhecimento.

ORGANIZE POR CATEGORIA

Normalmente, fazemos limpeza por cômodo, não é mesmo? Primeiro arrumamos o quarto, depois a sala e a cozinha. Porém, com método KonMari essa limpeza é diferente. Ela consiste, principalmente, em repensar o lugar de cada item na sua casa. Existem coisas que são guardadas em mais de um lugar. Se você guarda objetos do mesmo tipo em locais diferentes, e arrumar um cômodo por vez, nunca terá êxito. Então, separe seus objetos por categoria e não por cômodos.

Comece por itens de menor importância e sua capacidade de decidir será treinada quando chegar nos objetos mais sentimentais. Assim, você pode comparar o que tem de cada coisa e analisar o que convém ficar e o que vale a pena se despedir.

O ideal é dividir os objetos e seguir essa ordem:

Roupas

Comece espalhando todas pelo chão e separe nas seguintes categorias: blusas, partes de baixo, roupas de pendurar, meias, roupas íntimas, bolsas, acessórios, roupas especiais e sapatos. Inicie selecionando as roupas da estação seguinte, é mais fácil avaliar! As peças que não trazem mais alegria devem ser doadas.

Na hora de arrumar as peças que ainda mexem com você, organize o guarda-roupas sempre “apontando para à direita”, colocando peças mais pesadas à esquerda e mais leves no lado oposto. Isso ajuda a harmonizar seu armário.

 Livros

Também comece espalhando-os pelo chão e separe nas seguintes categorias: geral (livros que trazem diversão), prática (livros de referência), visual (livros de fotografia) e revistas. Os livros que ainda não foram lidos, provavelmente nunca serão, então descarte-os (doe!). Guarde apenas livros do hall da fama, reduza sua coleção ao que importa.

 Papelada

A regra é jogar tudo fora. Se você conseguir se desfazer de tudo que é inútil, será ótimo. O que decidir permanecer deve ser separado em: materiais de estudo, comprovantes de pagamento, garantia de eletrônicos e cartões de felicitação. Entre esses itens separe também os que “necessitam de atenção” e os que “precisam ser guardados”. O segredo é mantê-los no mesmo lugar.

 Komono

Palavra japonesa que significa “pequenos objetos, itens variados, coisas sem muita importância”. Podem ser maquiagens, DVDs, equipamentos, ferramentas, utensílios de cozinha e outros. Da mesma forma, faça um inventário, descarte e guarde o restante com reflexão.

 Itens sentimentais

Por fim, tudo aquilo que traz boas lembranças, provoca boas emoções. Não deixe que a casa de seus pais ou parentes seja um repositório desses itens. Descarte o que não for necessário sempre pensando em quem você é hoje.

NOSTALGIA NÃO É SINÔNIMO DE ALEGRIA

É normal atribuirmos a objetos o poder de nos recordar de algum momento ou pessoa. Quem não tem aquela camiseta da banda favorita comprada há anos, ou aquela lembrancinha que alguém trouxe da praia e acabou guardada na gaveta? Mas saiba que existem outras formas — e mais organizadas — de fazer isso.

Tem uma camiseta bacana que está manchada, mas que você não joga fora porque traz lembranças? Pois então, uma alternativa é recortar um pedaço da camisa e guardar em uma caixinha de memórias. O efeito vai ser o mesmo, porém vai ocupar bem menos espaço.

Se você fica pensando muito em se desfazer ou não de alguma coisa, a resposta é uma só: desfaça-se disso. Com os objetos que nos fazem felizes, não há dúvidas. Se a dúvida existe é porque esse objeto específico não tem tanta importância para nós. O que está em funcionamento nesses casos é o hábito neurótico de dificuldade de se desfazer das coisas.

AGRADEÇA 

Outra orientação do método KonMari é agradecer o objeto pelo serviço prestado antes de se desfazer dele. E também nos despedir. Ao fazer isso, você não sente que está jogando aquilo fora, mas apenas contribuindo para o ciclo de renovação na sua casa. Para Marie Kondo esse é um bom antídoto contra os sentimentos de culpa. Aqueles sentimentos que surgem quando jogamos alguma coisa fora.

Mas é importante que coisas que ainda são usadas por você também sejam valorizadas. Pensar em como elas são úteis para você vai ajudar na hora de escolher a melhor forma e local de guardá-las.

SINTA  OS OBJETOS

Tire todas as suas roupas do armário e pense em cada uma individualmente. Aquela blusa que usa para dormir fica melhor dobrada na gaveta ou pendurada? O que você pensa? É claro que, quando o assunto é roupa, elementos como o tipo de tecido, se amassa com mais facilidade ou não, podem pesar na hora da escolha. No entanto, como tudo no método KonMari, é preciso ir além do aspecto visual.

Marie Kondo usa técnicas próprias para dobrar roupas antes de colocá-las na gaveta. Uma de suas regras é formar pequenos retângulos com as roupas. Em seguida, guardá-las verticalmente e não formando pilhas, com uma em cima da outra. O resultado final é algo como uma biblioteca de peças de roupa.

Para manter essa organização, Kondo recomenda o uso de caixas — de sapatos, por exemplo — cujo tamanho seja adequado para o tipo de roupa que vai acomodar. Então, por isso, blusas de frio vão necessitar de uma caixa maior do que a de camisetas. E assim por diante.

Então, no método Marie Kondo, arrumar não é guardar. Guardar é simplesmente tirar coisas inúteis do seu campo de visão. Quando se guarda tudo, a desordem começa a aparecer de novo. Guardar é acumular e acumular leva à bagunça. Não caia nesse círculo vicioso!

VALORIZE O RESULTADO DA ORGANIZAÇÃO

Quem já tentou sabe que organizar requer determinação e que é um trabalho constante. Decidir o que deixar ou não na sua casa é tanto um processo estético quanto de autoconhecimento. Conseguir se organizar pode não ser uma tarefa fácil, mas, quando esse feito é realizado, as pessoas se sentem mais confiantes e com o controle de suas vidas.

Inspire-se nas dicas de organização da japonesa Marie Kondo e comece agora a colocar sua casa e sua vida em ordem. Você encontrará suas coisas mais facilmente, bem como a sua alegria e bem-estar.
E aí, gostou de conhecer melhor o método KonMari? Então compartilhe com seus amigos certamente também vão adorar as dicas!

 

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