img

Mixer ou Liquidificador: Qual a diferença?

Entenda as diferenças entre liquidificador e mixer para tirar o melhor proveito desses eletroportáteis

3 semanas atrás
blog mixer e liquidificador

Quem gosta de cozinhar e preparar receitinhas novas sabe como é bom ter eletroportáteis práticos e funcionais que facilitam os preparos dos alimentos. Liquidificador e mixer, por exemplo, são ótimos para misturar alimentos rapidinho. Mas você sabe em que situações utilizar cada um?

Fundamentais no preparo de diversas receitas, esses eletrodomésticos ainda causam confusão sobre suas funcionalidades. Pensando nisso, decidi te mostrar as utilidades do liquidificador e do mixer, afinal não adianta deixar a cozinha toda equipada se você não souber direito como usar cada um deles, não é mesmo? Dá só uma olhadinha: 

 Liquidificador

Um dos queridinhos da cozinha, o liquidificador é essencial para executar várias receitas. Com copo grande e vários tipos de velocidades e modos diferentes, seu uso é ideal para triturar, picar, misturar sucos, sopas, massas úmidas, e por aí vai. Porém, ele não é indicado para bolos que precisam ficar fofos depois de prontos, massas densas como as de pães, chantilly e claras em neve, além de alimentos muito quentes.

Há diversos modelos disponíveis no mercado – tanto analógicos quanto digitais – e neste caso você pode escolher o modelo que atenda às suas demandas na cozinha. As versões com copo de plástico são mais duráveis e normalmente mais baratas, porém necessitam de cuidado na hora de limpar.

Para limpar, nunca utilize esponja de aço, abrasivos ou mesmo o lado mais áspero da esponja da lavar a louça. Se ele ficar arranhado, vai virar fonte de bactérias (a sujeira normalmente se infiltra nos arranhões). 

Já o copo de vidro pode quebrar facilmente e costuma ser mais caro, mas em compensação, é fácil de limpar e não absorve o cheiro dos alimentos. Há ainda os copos de inox, que são resistentes, fáceis de limpar, porém um pouco mais difíceis de substituir, pois não são tão comuns.

 Mixer

Embora tenha as funções parecidas com a de um liquidificador, o mixer é ideal para preparar pequenas porções sem fazer muita bagunça. Por ser um aparelho longo e com uma lâmina na ponta, ele permite o encaixe diretamente no recipiente de preparo, onde o copo do liquidificador seria desnecessário.

Por ser um produto mais simples, prático, leve, anatômico e apresenta bastante mobilidade, suas funções variam de acordo com modelo. O mais simples pode ser usado para misturar, triturar e liquidificar, ideal para sucos, vitaminas, sopas, papinhas de bebê e outras receitas que requerem misturas homogêneas.

Já um mais completo pode agregar funções como picar, fatiar, espumar, bater, emulsionar e pode vir acompanhado de jarra ou copo e recipiente de miniprocessador. Realmente é um item versátil na cozinha. No entanto, não é indicado para alimentos sólidos. Nesse caso, é melhor optar pelo liquidificador tradicional mesmo. 

Para limpar, a facilidade também é tremenda, já que pode feita com água e sabão. Na parte superior, em que se encontra o motor, basta usar um pano úmido.

Mas afinal, qual é o melhor para o seu dia-a-dia:

infografico blog mixer e liquidificador

 

 E aí, conseguiu decidir qual dos dois atende melhor às suas expectativas e necessidades na cozinha? Me conte nos comentários!

Leia Também
  • BLOG ENERGIA

    A conta de luz está pesando no bolso? Confira algumas dicas para economizar energiaEletroportáteis

  • Blog Note 9

    Confira todos os detalhes do novo Galaxy Note9Eletroportáteis

  • Receitas para quem mora sozinho

    3 receitas rápidas e fáceis para quem mora sozinhoEletroportáteis

  • BLOG TVS 705X305

    6 curiosidades sobre a Televisão que você provavelmente não sabiaEletroportáteis