Menu


Móveis

Quarto Montessoriano: Entenda este método e veja como decorar o ambiente

Publicado em 09/10/2018 às 21:47

Veja tudo o que você precisa saber sobre o método montessoriano. Descubra todas as características deste método que promove a autonomia e independência dos pequenos.

A nova tendência de decoração para o quarto de crianças do momento é o estilo montessoriano. Com uma proposta inovadora, de proporcionar independência nas crianças, esse método promete revolucionar a forma das crianças se relacionarem com o quarto. Vem comigo conhecer um pouco mais sobre o método Montessoriano!

O que é o método Montessoriano?

O método montessoriano foi desenvolvido pela médica psiquiatra e pedagoga, Maria Montessori que, após analisar o processo de aprendizagem das crianças, percebeu que o método tradicional não era eficiente para o aprendizado delas.

Resumidamente, seu foco está na autonomia e na confiança das crianças. Montessori acreditava que se todas as crianças estivessem em um ambiente propício para o desenvolvimento, elas conseguiriam aprender sozinhas.

Como o método Montessori é aplicado nos ambientes e produtos?

Os móveis montessorianos são bem diferentes dos tradicionais. Isso porque, neste método, os produtos são desenvolvidos considerando apenas as crianças como usuárias centrais. Os pais tem como papel auxiliá-los, mas o principal objetivo é incentivar a independência  e permitir que a criança descubra o mundo e seus acertos e erros sozinha.

Principais características dos móveis montessorianos:

  • Ausência de portas, deixando os itens à mostra, facilitando para a criança encontrar o que precisa. Torna também seu uso mais seguro, pois evita que a criança feche o dedo na porta, por exemplo.

  • Móveis sempre na altura dos olhos das crianças. Por exemplo, as camas não possuem suportes e ficam diretamente no chão.

  • A matéria prima em que os móveis são produzidos é diferente dos tradicionais, sendo mais interativo. Dá-se prioridade à madeira e ao plástico, considerados materiais “frios”.

  • Costumam possuir mais cores e texturas, para incentivar a noção sensorial.

  • Os móveis são desenvolvidos para acompanhar o crescimento da criança

Importante: O método Montessori não possui restrição de idade.

Veja alguns exemplos de móveis montessorianos abaixo:

image-1c5ee1f630974308b69ab3c11c36f59a image-470353f826074bbfaca687cef5d6607b image-f841e8fa873140a3b5eeab9f1489f466

Cuidados importantes

Segundo especialistas, antes de qualquer coisa, os pais devem entender os elementos chaves do método para que o quarto consiga cumpri com o seu objetivo. Isso quer dizer que o estilo montessoriano vai muito além de apenas colocar uma cama de casinha no chão. É muito importante saber como guiar a criança para que ela consiga conquistar a sua autonomia.

É preciso ter muita atenção também com a higiene, já que o chão será o ambiente da criança. Então a limpeza do ambiente deve estar sempre em dia e a manutenção da mesma deve ser feita com frequência. Se possível, é recomendado tirar até mesmo os sapatos para entrar no quarto.

Portanto, se você gostou desta ideia, saiba que para aplicar esse método com sucesso no quarto do pequeno não podem faltar orientação, cuidado e acompanhamento contínuo.

E ai, você já conhecia esse método? Conta pra mim o que você achou dele!

Voltar ao topo