Menu


Eletrodomésticos

Saiba como usar a panela de pressão sem medo!

Publicado em 17/07/2019 às 16:54

Preparei esse post pra ajudar você a usar esse utensílio tão legal sem medo e com segurança. Vamos lá?

A panela de pressão é um utensílio indispensável na cozinha. Isso porque ela acelera – e muito – o processo de cozimento dos alimentos, facilitando o dia a dia e poupando o tempo de quem está na cozinha. Entretanto, muitas pessoas têm medo de utilizá-la.

Primeiramente, o uso mais comum da panela de pressão é para acelerar o cozimento de alimentos mais duros, como carnes, alguns legumes e grãos. No caso dos grãos, a recomendação é deixá-los de molho na água, algumas horas antes de cozinhar, pois dessa forma o tempo de cozimento será ainda menor.

Outro ponto importante a ser observado é que existem vários modelos de panelas de pressão. Portanto, é muito importante ler o manual de instruções antes de utilizar a sua.

E a quantidade de água?

Geralmente, você deve utilizar no mínimo 250 ml de água para cozinhar, mas dependendo do alimento, essa quantidade varia. É importante nunca cozinhar na panela de pressão sem colocar

água, pois pode acabar causando uma explosão. De toda maneira, deve sobrar um espaço entre a água e a tampa da panela, pois se ela estiver muito cheia, pode entupir a válvula de saída de vapor. Vale lembrar que alguns modelos possuem uma marcação interna com o limite de até onde você pode colocar água.

FOTO-705x305__0002_shutterstock_586059410

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes de levar a panela ao fogo, verifique se ela está bem fechada. Somente dessa forma você pode garantir que a panela pegará pressão. Lembre-se também de trocar a borracha da tampa a cada três meses: com o uso rotineiro, ela perde a elasticidade e a vedação pode ficar comprometida.

Fique sempre atento ao tempo de cozimento de cada receita: em panelas convencionais, o tempo é muito maior, então fica fácil se enganar. Além disso, deixar o alimento na panela de pressão mais tempo que o necessário pode fazer com que a comida acabe queimando ou, até mesmo, a panela acabe explodindo. Cuidado!

O tempo de cozimento deve ser contado a partir do momento em que a pressão se inicia, que é quando a válvula da panela começa a fazer aquele chiado que você já conhece e liberar vapor. A partir desse momento, abaixe o fogo e conte o tempo de cozimento da receita. Preste atenção ao chiado: se ele parar de repente, desligue, espere esfriar, abra a panela e verifique se há algo errado.

Jamais abra a panela antes de esfriar, para que a pressão interna acabe. Não é recomendado também colocar a panela embaixo d’água para acelerar esse processo.

Por último, lembre-se de limpar direitinho a sua panela, separando a borracha, a tampa e o pino.

Gostou das dicas? Então nos vemos de novo na próxima, hein?

Voltar ao topo