Menu


Quarto

3 passos para limpar o seu colchão de forma correta

Publicado em 08/03/2022 às 20:12

Limpar periodicamente o seu colchão é muito mais uma questão de saúde do que de estética. Limpar previne crises alérgicas, evita a proliferação de ácaros e garante uma boa noite de sono. E vamos combinar: nada melhor que deixar em uma cama limpinha e arrumada, né? Por isso, trouxemos três dicas simples e fáceis para…

Limpar periodicamente o seu colchão é muito mais uma questão de saúde do que de estética. Limpar previne crises alérgicas, evita a proliferação de ácaros e garante uma boa noite de sono. E vamos combinar: nada melhor que deixar em uma cama limpinha e arrumada, né?

Por isso, trouxemos três dicas simples e fáceis para fazer seu colchão durar por longos anos. Vem com a gente conferir todas elas!

Tire tudo de cima do seu colchão

Tire toda a roupa de cama, travesseiros, saias e qualquer acessório que possa ser removido. É importante lavar tudo ao mesmo tempo para diminuir a população de ácaros de maneira efetiva. Enquanto lençóis, fronhas e cobertores estão lavando, verifique se não há nada embaixo da cama, nas laterais ou atrás, na cabeceira.  Só então inicie a limpeza com o aspirador de pó. Use uma entrada de ar apropriada para cantos e frestas e aspire todos os lados. Vire o colchão, arraste o móvel e certifique-se de não ter esquecido nenhum lugar.

Limpeza a seco

Aqui vai uma dica: bicarbonato de sódio. A solução em pó (seca) tem muitas utilidades e é uma peça-chave na limpeza caseira. Para limpar um acolchoado a seco, basta espalhar o pó sobre toda a superfície e deixar agir por meia hora. Passado o tempo, utilize uma escova de cerdas firmes para esfregar. A fricção deve ajudar com as manchas e clarear um pouco o tecido. O passo seguinte é utilizar novamente o aspirador de pó para remover os resíduos do bicarbonato. Certifique-se de não ter esquecido nem uma parte do tecido. E pronto! Já pode colocar a roupa de cama limpa.

Removendo cheiro ruim do colchão

Esfregue toda a superfície do tecido com água oxigenada (10 volumes) em uma esponja. Depois, remova a solução com um pano úmido. Em seguida, polvilhe o acolchoado com bicarbonato de sódio e borrife vinagre de álcool branco por cima. A mistura deve formar uma capa de espuma sobre a superfície. Deixe agir por pelo menos uma hora e então remova com o aspirador de pó. E não se preocupe com o odor do vinagre. Espere o tecido secar que o vinagre evapora e o cheiro desaparece.

Dicas extras para manter a cama limpinha 

  • Não deixe de trocar o jogo de cama semanalmente, lavando de forma adequada;

  • Troque o lado do colchão na cama de forma periódica, arejando a espuma e aumentando a vida útil da peça;

  • Use uma capa protetora de colchão. Dessa forma, é possível combater a proliferação de ácaros e as alergias. A capa também deve ser higienizada periodicamente;

  • Uma vez por semana, busque deixar o colchão no sol por cerca de 10 minutos, assim como travesseiros e almofadas.

Curtiu as dicas? Aqui no blog você encontra vários artigos com ideias, dicas e inspirações para seu lar. Visite o site da novomundo.com e confira as ofertas especiais que separamos para você.

Voltar ao topo