Menu


Eletrodomésticos

Lar inteligente, o futuro da casa conectada

Publicado em 10/06/2022 às 18:30 - Atualizado em

O futuro que esperávamos quando assistíamos os Jetsons já chegou, mas veio com algumas diferenças. Em vez de empregada robô, nós temos eletrodomésticos e eletroportáteis que podem ser controlados por dispositivos que funcionam de modo similar a Hubs, como a Alexa e o Google Assistente, por comando de voz ou pela palma da sua, mão…

O futuro que esperávamos quando assistíamos os Jetsons já chegou, mas veio com algumas diferenças.

Em vez de empregada robô, nós temos eletrodomésticos e eletroportáteis que podem ser controlados por dispositivos que funcionam de modo similar a Hubs, como a Alexa e o Google Assistente, por comando de voz ou pela palma da sua, mão em seu smartphone.

Portanto, se você utilizou o ferro de passar e ele estiver conectado a uma tomada inteligente, você pode desligá-lo. Em um dia muito quente de verão, acionar o ar-condicionado, ou até mesmo com o vídeo porteiro Wi-Fi conferir quem está tocando o interfone da sua casa de qualquer lugar do mundo.

O conceito de casa conectada já existe a algum tempo, mas ganhou força no Brasil em 2019 com a chegada de ecossistemas como à Alexa e Google Home.

Smarts Home:

Elas recebem esse nome, pois a operação desses dispositivos acontecem de forma totalmente remota, centralizando todos os eletrônicos nativos ou não dos equipamentos que permitem serem configurados e adicionados aos hubs citados acima.

Legal, né!? As possibilidades e vantagens de se morar em uma casa inteligente são enormes, por isso nós separamos algumas dicas e itens que irão te ajudar!

Dicas:

Boa conexão com a internet

Para começar a deixar a sua casa conectada, você deve se atentar para alguns pontos e o primeiro deles é o sinal de Wifi. É importante para que tudo funcione, que toda a casa receba um sinal de qualidade, e para isso você pode distribuir roteadores por toda residência. Á contratação de um bom pacote de internet também é fundamental, uma boa dica é colocar o roteador em um ambiente central da casa, assim ele terá mais facilidade de distribuir o sinal de maneira uniforme para todos os cômodos.

  Ecossistema

Agora é importante que você escolha um ecossistema para integrar e interagir com todos os seus dispositivos. Atualmente, as opções mais famosas no mercado são o Echo (Alexa, da Amazon) e o Google Home, já falamos um pouco a respeito deles nesse artigo. Com isso definido, é hora de buscar os equipamentos compatíveis com o seu ajudante.

Lâmpada inteligente

Por possuírem preços mais acessíveis e controle total da iluminação por comando de voz (por meio de Google Assistente, Alexa ou Siri), as lâmpadas smarts são normalmente a porta de entrada para quem deseja uma casa inteligente. Além das funções básicas de acender a luz, você ainda poderá controlar a resistência, podendo resultar em economia de energia, e todo o espectro de cores RGB. Deixando sua casa mais aconchegante e do seu jeito.

Interruptor inteligente

Esse dispositivo te permitirá controlar remotamente toda a iluminação de seus ambientes. Além disso, você também pode criar programações de horários de acordo com a sua rotina. O melhor é que seu formato se assemelha a um interruptor normal, então basta fazer a troca.

Tomadas

As tomadas inteligentes não têm segredo e podem trazer um alto nível de automação para a sua casa. Esses acessórios vão se conectar ao Wi-Fi e te ajudar a controlar não apenas o consumo de energia de forma geral (e ter acesso a relatórios de desempenho e economia), mas também os períodos em que determinados aparelhos ficarão ligados à energia.

Fechadura digital

Se você é uma pessoa que sempre esquece suas chaves, ter uma fechadura digital em sua casa conectada é fundamental para deixar o seu dia a dia mais prático. Enfim, existe diversos modelos disponíveis no mercado, em geral elas possuem abertura por senha, biometria ou aplicativo. E tem mais: com ela você consegue disponibilizar senhas temporárias e controlar os acessos do seu imóvel.

Sensor de Abertura Porta e Janela Inteligente

O sensor inteligente para portas e janelas envia notificações em tempo real para seu smartphone quando o lugar em que está instalado é aberto ou fechado. Também cria configurações para acender as luzes e ligar a TV quando a porta de casa é aberta, por exemplo. Também podem ser utilizados em gavetas, armários e cofres.

Câmera Interna Inteligente

Portanto, a Câmera Interna Inteligente é o aparelho ideal para seu monitoramento interno. Ela pode ser acessada por aplicativo, oferecendo uma ótima opção de monitoramento para ambientes modernos e conectados

Vídeo Porteiro

Com esse dispositivo (vídeo porteiro), você pode monitorar quem visita a sua casa e abrir a porta para o visitante mesmo a distância, diretamente do seu celular. Além disso, muitos podem ser ligados a centrais de alarme e gravadoras de vídeos digitais, aumentando ainda mais a segurança do seu lar.

Geladeira Smart:

As geladeiras smarts possuem diversas funções que vão integrar sua casa. Com elas você conseguirá programar a função de ar frio para resfriar rapidamente alimentos e bebidas, ouvir músicas, ver vídeos, notícias ou organizar um calendário diretamente na tela de sua geladeira conectada a internet.

Aspirador de Pó Robô Inteligente

Enfim, os robôs aspiradores inteligentes fazem um mapeamento da sua casa, para que o seu lar esteja sempre limpo. Você também pode otimizar suas funções, customizar os espaços, agendar a data e hora das limpezas e acompanhá-las em tempo real.

Outros diversos eletrodomésticos e eletroportáteis:

Além dos itens que listamos acima, já existem atualmente no mercado os mais diversificados eletrodomésticos e eletroportáteis inteligentes para serem integrados ao seu novo lar conectado, desde as queridinhas smart TVs, a casinhas inteligentes para pets, que te permite personalizar a temperatura, registrar dados como o tempo de descanso, para garantir que seu animal de estimação tenha melhor qualidade de vida.

O futuro pode até não ser como os criadores dos Jetons previram, mas já chegou para transformar nosso dia a dia, tornando-os mais práticos, acessíveis e seguros.

Gostou das dicas? Fique ligado(a) em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube e em nosso blog.

Voltar ao topo