Menu


Sala

Como escolher o sofá ideal para a sua sala

Publicado em 25/07/2018 às 15:32 - Atualizado em

Conheça os tipos, formatos e estilos e confira quais detalhes podem fazer a diferença na hora de eleger o sofá perfeito

Responda rapidamente! Qual o lugar mais aconchegante da casa?  Quarto. ERRADO! A resposta certa deveria ser a sala. Afinal, é nela que você consegue receber as visitas e reúne toda a família no sofá para assistir um filminho ou só colocar o papo em dia. Por isso, saber escolher o sofá ideal não é tarefa fácil. Ele é o móvel mais importante da sala de estar e da sala de TV, sendo o centro das atenções nos ambientes.

E você, o que leva em conta na hora de escolher o sofá? Todos os detalhes devem ser levados em consideração na hora de eleger o modelo certo para o seu ambiente, desde tamanho, formato, tecido, cor e até mesmo conforto. Ainda está na dúvida? Então, dá só uma olhadinha nas dicas que separei para você acertar em cheio na escolha do sofá ideal para a sua sala:

Confira tamanho e distância

Não compre por impulso! Não adianta nada você comprar um jogo de sofá lindo e enorme, mas depois não conseguir circular pela sala, não é mesmo? Então lembre-se: o tamanho da sala dita a escolha do sofá!

Tire as medidas do ambiente em que o sofá vai ficar e considere a largura de cada parede da sua casa. Se a maior entre elas for menor que 2,5 metros o sofá deve ser de dois lugares. Já se a maior parede da sala tiver medida superior a 2,6 metros o sofá pode ser de três lugares.

Para evitar a sensação de aperto, existem algumas regras básicas. Uma delas é deixar um espaço de pelo menos, 70 cm de espaço para circulação. Outra dica é deixar uma distância entre a mesa de centro e o sofá de 50 cm a 90 cm, Isso é o suficiente para que as pessoas possam apoiar uma xícara de café, por exemplo.

Por último, mas não menos importante, não deixe de conferir se a televisão está a 1,10 metro de distância do sofá (no mínimo) vai garantir não errar de jeito nenhum no tamanho do sofá da sala. Além disso, para harmonia geral do ambiente, mesas laterais devem ser da mesma altura do braço do sofá.

Não esqueça da Densidade

Não pense que um único modelo de sofá serve para todos os cômodos da casa. Em salas planejadas para receber visitas, sofás profundos demais ficam desconfortáveis, já que não é possível usar o encosto e colocar os pés no chão ao mesmo tempo. Nesse caso, é preferível apostar em móveis de assento mais curto e de espuma mais resistente, pois oferecem mais firmeza.

Os sofás mais confortáveis, com assentos profundos e espuma macia, são indicados para salas de TV, que podem receber também modelos que possuem o encosto reclinável. Se um mesmo cômodo exerce dupla função na casa, uma boa ideia é escolher um sofá expansível, que pode fazer as vezes de “dois em um”.

Acerte no tipo e formato de sofá

Tradicional

Sofá 2 e 3 Lugares com Tecido Suede - Linoforte Larissa

Sofá 2 e 3 Lugares com Tecido Suede – Linoforte Larissa

Geralmente disponível em opções de 2 ou 3 lugares e apresenta uma infinidade de opções: com pés mais altos ou com o fundo mais próximo do chão ou com almofadas fixas ou soltas. Este modelo é o mais procurado na hora de decorar salas de tamanhos variados.

Sofá-cama

Sofá Cama com Tecido Suede - Linoforte Mayara

Sofá Cama com Tecido Suede – Linoforte Mayara

 

Tem dupla finalidade, ideal para quem não tem muito espaço disponível ou quem não dispensam receber visitas e não dispõe de um quarto próprio para isso. Este modelo possui as características do sofá tradicional, com o diferencial de possuir uma cama interna, sendo montada quando necessário.

Retrátil e reclinável

Sofá 3 Lugares em Tecido Veludo, Retrátil e Reclinável - Bom Pastor Fiesta

Sofá 3 Lugares em Tecido Veludo, Retrátil e Reclinável – Bom Pastor Fiesta

Seu encosto reclinável traz conforto por não deixar a pessoa sempre em uma posição mais ereta. Esse modelo funciona bem em salas de TV ou com pouco espaço disponível, quando o sofá é usado para ver televisão. E ainda existem modelos que são capazes de ganhar uma extensão para os pés.

De canto ou em L

Sofá de Canto 2 e 3 Lugares com Puff, Tecido Veludo Rústico - Montreal Sevilha

Sofá de Canto 2 e 3 Lugares com Puff, Tecido Veludo Rústico – Montreal Sevilha

Este modelo é basicamente dois sofás ou mais justapostos e emendados por um assento ou apoio. Este modelo é uma boa opção para acomodar confortavelmente várias pessoas ao mesmo tempo, otimizar a circulação, dividir ambientes e ainda aproveitar a parede sem perder espaço.

Com chaise

Sofá Com Chaise, Espuma D23, Tecido Sued, Montreal Sossego

Sofá Com Chaise, Espuma D23, Tecido Sued, Montreal Sossego

Parecido com o sofá em L, ele diferencia-se por não ter encosto na região do chaise, uma extensão de um dos assentos que serve para manter as pernas esticadas. Este modelo é recomendado em ambientes mais amplos que primam pelo conforto e quer passar uma sensação de aconchego

A dica é não ter medo de ousar! Não se limite. Você pode ter sofás, pufes e poltronas de modelos e linhas diferentes em um mesmo ambiente. Use a criatividade!

Analise a qualidade do tecido

É verdade que o design do sofá é fundamental, no entanto, esse não deve ser o único fator analisado ao escolher um modelo. O ideal é sentir o toque e se atentar aos cuidados indicados para o seu modelo dos sonhos.

Você sabia que os tecidos de aquablock e o couro sintético são as melhores opções para de limpar? Já o chenille, veludo e poliéster precisam ser higienizados com produtos específicos, mas não é necessário se esforçar tanto para remover sujeira. Mas se você tem crianças e animais de estimação em casa, o couro e o courino pode ser a melhor opção. Pois, além da resistência, a limpeza é simples. Basta um pano úmido com sabão de coco e pronto!

Os modelos com tecidos impermeáveis também podem ser uma opção interessante. O Acquablock, por exemplo, são formados por fibras especiais de algodão e poliéster, com isso bloqueiam a entrada de líquidos e poeira.

Mas se você está focado principalmente no conforto, aposte nos revestimentos de fibra natural, como o linho e o chenille. Mas já vou te contar, a higienização dessas opções também são um pouco mais difícil. Neste caso, para facilitar a manutenção, vale a impermeabilização ou sempre optar pela lavagem a seco.

Uma dica importante é se atentar as janelas localizadas próximas do sofá. Elas devem ser protegidas com cortinas ou persianas, para evitar que o sol desgaste e desbote tanto o tecido quanto o couro, ok?

A cor é importante 

Aposte nas cores complementares para não errar na hora de escolher a cor do sofá e deixar o ambiente harmonioso. Utilize o círculo cromático como guia para combinar a cor do sofá com a decoração. É interessante misturar cores quentes e frias.

Dica amiga: sofás neutros são uma aposta bem segura quando a sua decoração já está pronta. Mas você quer um sofá bem com uma cor bem forte ou com estampas? Tá, super ok! Mas se certifique de que terá outros elementos do mesmo tom no restante da decoração.

Outra dica é lembrar se o cômodo é pequeno, opte por um sofá de cores como bege, branco ou canela. Pois estas cores dão uma sensação de amplitude. Mas se sua sala for grande, então pode se permitir usar cores mais fortes, como vermelho, o marrom chocolate ou cinza escuro, tá?

O teste do sofá

E antes de chamar o tão sonhado sofá de seu, não deixe de experimentar quantas vezes achar necessário. É isso mesmo! Teste tudo! Não tenha vergonha de colocar os pés para cima, deitar e se recostar na chaise, caso tenha, para ver se se sente confortável. Peça também para conferir o mecanismo de expansão do assento, se houver.

Viu só quantas opções e escolhas importantes na hora de definir o sofá que melhor combina com a sua casa? Consegui te ajudar? :) Compartilhe suas dúvidas com a gente e continue de olho nas dicas do blog!

Voltar ao topo