Menu


Fogão

Quer ser chef todo dia? Confira 6 truques simples para você arrasar na cozinha

Publicado em 06/03/2018 às 20:35

Não precisa ser um expert da culinária para fazer pratos incríveis. Há pequenos gestos que fazem a diferença e que podem ajudar na cozinha

Está super na moda cozinhar e exibir os pratos feitos com as próprias mãos nas redes sociais. Não é atoa que os reality shows e os programas de gastronomia se tornaram uma grande tendência mundial. Mas se você é daqueles que não se arrisca tanto na cozinha ou mesmo se você já se considera um cozinheiro de mão cheia, e ainda assim, quer impressionar, não se preocupe! Pré-aqueça o forninho e confira algumas dicas que acrescentarão um toque todo especial nas suas aventuras na cozinha e vão te ajudar a ser um super chef:

1. Fazer arroz soltinho:

Tá difícil acertar o ponto do arroz? Para não fazer aquele arroz-papa é simples, basta seguir a proporção ideal de duas porções de água para cada uma de arroz. É importante considerar que a água do cozimento será aquecida e pode haver perda de volume nesse processo. Logo, é sempre bom colocar um tantinho mais para ferver.

2. O Bife perfeito:

Não frite a carne se você acabou de tirar da geladeira. Deixe-o descansar uma ou duas horas antes de cozinhar, até estar na temperatura ambiente. Em seguida, frite a carne uniformemente. Para ter uma superfície mais dourada, remova toda a umidade da carne antes de fritar.

3. Mantendo a cor dos legumes:

Para conseguir aqueles legumes cozidos com cores mais vibrantes e suculentos, a dica é, colocá-los imediatamente de molho em água gelada assim que retirá-los da fervura. O choque térmico cortará o cozimento dos legumes, mantendo suas cores e sabores mais frescos, mesmo quando cozidos.

4. Salada mais sequinha:


Para evitar que sua salada fique com excesso de água, salgue os legumes e verduras em um prato à parte. O sal vai extrair a água dos alimentos via osmose, e após uns 10 minutinhos, basta você escorrê-los no escorredor de macarrão ou absorver o líquido com papel toalha. Só então você junta esses ingredientes ao restante da salada, que ficará bem mais sequinha pois o processo de “extração de água” feita pelo sal, já foi feito em um pratinho separado.

5. Ovos fritos incríveis

Para fazer um ovo frito perfeito, primeiro aqueça a frigideira e adicione 1/2 colher de sopa de manteiga. Deixe a manteiga derreter devagar, sem fritar. Quebre os ovos e cozinhe por 4 a 5 minutos. Adicione sal e bom apetite!

6. Abuse dos temperos

Na hora de acrescentar sabor às receitas, o sal e a pimenta do reino são os itens mais usados. Entretanto, é possível abusar de outros temperos nas refeições para agregar diferentes sensações a comida. Abuse do açafrão, páprica picante, curry, noz-moscada, coentro, salsa, alho-poró, cravo e canela. Capricha também no gengibre em pó, no orégano seco, no cominho, no louro, nas pimentas-do-reino, rosa, síria e calabresa, entre outros.

Mas acima de tudo, não esqueça de divertir na cozinha. Faça disso um lazer e a cada dia você se tornará um cozinheiro melhor!

Você já utiliza alguma dessas dicas na sua cozinha? Achou alguma delas surpreendente? Conte-me nos comentários!

Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas dicas:

Facebook (facebook.com/novomundo)

Instagram (instagram.com/novomundooficial)

Twitter (twitter.com/novomundo)

YouTube (youtube.com/lojasnovomundo)

 

Voltar ao topo