img

Como armazenar alimentos na geladeira da maneira correta

Com estas dicas você vai aprender a armazenar corretamente carnes, verduras e alimentos prontos de uma vez por todas na sua geladeira. Saiba mais!

3 dias atrás
Blog Geladeira 705x305

Tão importante quanto a escolha dos alimentos que vamos consumir, o cuidado e atenção com o armazenamentos da comida na geladeira são fundamentais. Vai dizer que não é muito ruim quando abrimos a geladeira para comer algo que compramos há um tempo e ele já está estragado?

Você sabia que em muitos casos, isso pode ser evitado com cuidados simples na hora de armazenar os alimentos?

Por isso, chega de desperdiçar dinheiro e comida e confira essas dicas valiosas que separei para te ajudar a conservar os alimentos!

Organização é essencial

Pode parecer clichê, mas manter a sua geladeira organizada pode ajudar bastante a conservar os alimentos por mais tempo.  Além disso, evita a contaminação e deterioração dos mesmos. Mas como saber o que guardar e onde guardar? Calma, vou te mostrar exatamente onde colocar cada coisa no lugar correto.

O Conselho Federal de Nutricionistas indica a seguinte divisão:

  • Prateleira superior: alimentos preparados e prontos para o consumo (leite, iogurte, queijo, manteiga, etc.).
  • Prateleiras intermediárias: alimentos semi preparados, legumes, sobras de alimentos em potes com tampa, sucos abertos, etc.
  • Prateleiras inferiores: alimentos crus (ovos, frutas diversas)
  • Gavetões: hortaliças
  • Porta: garrafas “pet”, conservas, molhos (molho de soja, ketchup, mostarda, etc.). Este espaço perde a refrigeração mais rapidamente.
  • Freezer: este é o local ideal para carnes e comidas industrializadas congeladas. É importante congelar em quantidades pequenas, que se adequem ao seu consumo, pois não é recomendado congelar novamente um alimento que foi descongelado uma vez.

Controle a umidade e temperatura

Manter a sua geladeira sempre seca e com a temperatura certa faz toda a diferença. Assim como a geladeira, as gavetas também deve estar secas para conservar melhor os alimentos naturais e não perdê-los com facilidade.

Sempre verifique a validade dos alimentos

Essa dica é um pouco óbvia, mas pode ser algo que passa despercebido por nós de vez em quando. Se atentar à validade dos produtos que compramos garante mais durabilidade.

Confira o prazo de validade de alguns alimentos:

5-30 dias: Frutas, verduras e hortaliças

90 dias a 4 meses: Manteiga

6 a 8 meses: Lasanha congelada

9 meses a 1 ano: Refrigerante

1 a 3 anos: Pimentas

Dica: Coloque sempre na primeira prateleira (onde os alimentos serão melhores refrigerados) os produtos que precisam ser consumidos primeiro. Em seguida, coloque os que irão ser consumidos depois.

Use os recipiente adequados

A utilização dos recipientes adequados é muito importante para garantir a qualidade e integridade dos alimentos. Por exemplo, procure conservar os alimentos que já foram preparados ou que estão prontos para consumo em vasilhas de vidro, pois o plástico pode manchar facilmente além de transmitir gosto e odor aos alimentos.

Mantenha a limpeza em dia

A limpeza é um detalhe imprescindível, antes mesmo de começar a utilizar sua geladeira. Para higienizá-la utilize produtos neutros e evite manter produtos vencidos ou estragados dentro dela.

Viu como é fácil? Não tem segredo! Agora você pode ficar tranquila e aproveitar os alimentos por muito mais tempo!

Leia Também
  • Galaxy A7

    Samsung lança Galaxy A7 com câmera triplaEletrodomésticos

  • Blog Geladeira 705x305

    Como armazenar alimentos na geladeira da maneira corretaEletrodomésticos

  • forno autolimpante

    Entenda como funciona o forno autolimpanteEletrodomésticos

  • Ferro de passar ideal

    Ferro de passar: 7 dicas para escolher o ideal para vocêEletrodomésticos