Menu


Eletrodomésticos

Como escolher a geladeira ideal pra você e sua família

Publicado em 26/02/2019 às 20:25

Veja tudo o que você precisa saber sobre como escolher a sua geladeira ideal. Não compre antes de ler isto!

Com um item tão essencial quanto a geladeira, é normal que o mercado apresente novos modelos com frequência, sempre com uma inovação na variedade de funções e configurações. Por isso, está se tornando cada vez mais difícil escolher o modelo de geladeira ideal, não acha? Pensando nisso, resolvi trazer algumas dicas simples e úteis para você conhecer todos os detalhes de uma geladeira e tornar sua decisão mais fácil.

Vem comigo!

 Tipos de geladeira

Quanto ao desgin e à função:

Uma porta: O modelo mais comum é muito indicada para casais ou famílias menores, pois seu espaço interno não é tão grande. Neste caso, o freezer fica dentro da própria  geladeira, ou seja, ela não dispões de muito espaço para congelar alimentos.

Duplex: Com duas aberturas, uma na parte superior (freezer) e outra inferior, a geladeira duplex possui maior espaço para congelamento e conservação dos alimentos.

Inverse: Esse modelo é o modelo duplex invertido, onde o freezer fica localizado na parte inferior e a geladeira na parte superior.

Side by side: Essa geladeira possui duas portas lado a lado, onde um lado é destinado para a geladeira e o outro para o freezer. Esse modelo é perfeito para cozinhas mais espaçosas.

French door: O modelo é a fusão dos modelos inverse e side by side, acoplando o freezer na parte inferior e duas portas lado a lado na parte supeior. Este modelo tem um design inovador e facilita a organização dos alimentos.

Frigobar: Esse modelo é compacto, sendo ideal para espaços corporativos e cômodos que precisam do eletrodoméstico, mas não tenham muito espaço para acomodar uma geladeira de tamanho convencional.

Quanto ao sistema de degelo:

Degelo manual: Esse tipo de sistema está disponível nos modelos mais acessíveis e básicos de geladeira. Aqui, para fazer o degelo, é preciso desligar o congelador e esperar o gelo derreter para depois realizar a limpeza. A manutenção também deve ser frequente.

Degelo automático: Diferente do modelo acima, aqui a geladeria não precisa ser desligada. Em alguns casos, a água é reservada em compartimentos para depois ser evaporada, evitando molhar o chão da cozinha.

Frost free: Esse é um sistema mais moderno e que normalmente está disponível nos modelos mais caros. Neste sistema, não há a necessidade do processo de degelo porque ele não deixa o gelo se acumular.

Cycle defrost: Há um prolongamento no tempo necessário para realizar o degelo, que deve ser realizado apenas 2 vezes por ano, de forma manual.

 Como fazer a manutenção e a limpeza?

Independente do modelo escolhido, para prolongar a vida útil da sua geladeira é muito importante ter certos cuidados. Antes de qualquer coisa é imprescindível consultar o manual do seu produto. Dessa forma, você irá saber exatamente como realizar a manutenção e limpeza da sua geladeira.

Outro detalhe é fazer limpezas no mínimo mensais na parte interna da sua geladeira, utilizando um pano úmido com sabão neutro ou detergente. Evite materiais abrasivos e limpe as borrachas de vedação apenas com água.

Além disso, se você costuma acelerar o degelo, isso pode não ser uma boa ideia. Exceto nos casos onde a geladeira é frost free, evite forçar o degelo com objetos pontiagudos ou até tirar o excesso de gelo com as mãos. Você pode acabar se machucando e ainda danificando o seu produto.

 Enfim, como escolher o modelo ideal?

Depois de todas essas informações, tenho certeza que agora você pode escolher o modelo de geladeira ideal para você e sua família. Mas, fique sempre atento a esses detalhes: economia e desempenho. Isso porque para adquirir é necessário um investimento considerável, pois é um objeto e que durará muitos anos. Por isso, pesquisar bastante antes da compra é essencial!

No final, não existe um modelo melhor ou pior, tudo irá depender do seu uso, necessidades, orçamento e gosto pessoal. Caso você tenha alguma dúvida, pode perguntar nos comentários, ok?

Voltar ao topo