Menu


Utilidades

Como montar uma mesa elegante para receber os amigos

Publicado em 03/08/2018 às 22:13

Veja aqui como montar a mesa perfeita para receber amigos e convidados de forma fácil e rápida.

Receber amigos e familiares em casa é tudo de bom, não é mesmo? Independente da ocasião, compor uma mesa elegante torna o ambiente mais agradável e o momento mais inesquecível!

Porém, montar uma mesa não precisa ser um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário. A mesa perfeita é mais simples do que você imagina!

Vem comigo descobrir como montar uma mesa informal, formal e de café da manhã e ver onde cada elemento deve ficar.

Mesa Informal

INFORMAL

Para montar uma mesa informal você não irá precisar de muita coisa. Aqui, alguns detalhes podem fazer toda a diferença, como por exemplo o sousplat. Vamos saber um pouco mais sobre cada um e onde devem ser posicionados:

Talheres: ao montar uma mesa informal, a faca deve ser posicionada ao lado direito do prato com a lâmina voltada para dentro e o garfo fica sempre à esquerda do prato.

Taça ou copo para água: Ao lado direito do prato, alinhado com a posição da faca.

Guardanapo: você pode colocar o guardanapo ao lado do garfo, em cima do prato ou então abaixo do prato. Para dar um toque a mais, utilize um prendedor de guardanapo.

Sousplat ou jogo americano: Além de ajudarem a proteger a mesa da temperatura do prato, eles podem deixar a apresentação mais elegante e divertida e você ainda pode brincar com as estampas e texturas. O ideal é posicioná-los a dois dedos de distância da borda da mesa.

Prato principal: Aqui você deve selecionar o prato que mais combina com o tipo de comida que você irá servir. Entre as opções, temos:

  • Prato fundo: Prato ideal para sopas, caldas e receitas que possuem mais molho.

  • Prato raso: Este é o prato comum, do dia a dia, chamado também de prato de mesa.

  • Prato de salada ou sobremesa: Perfeito para frutas, aperitivos, queijos e sobremesas.

Mesa Formal

FORMAL

No caso da mesa formal, todos os elementos da mesa informal se mantêm, porém são acrescentados outros. Dá só uma olhada:

Talheres de sobremesa: estes vão ser posicionados acima do prato e precisam seguir a sequência: faca (com a lâmina voltada para o prato), garfo e colher;

Taça de vinho tinto e branco

Colher: Quando a refeição for líquida, colocar uma colher ao lado direito, depois da faca

Faca e garfo para peixe

Prato para pão com faca de manteiga: a faca deve ser colocada diagonalmente, em cima do prato.

Mesa para café da manhã

CAFE-DA-MANHA

Para a mesa de café da manhã você vai adicionar alguns itens específicos para a ocasião, como a xícara e o pires e os talheres devem ser de sobremesa. O restante, pode manter como a organização da mesa informal.

Dicas Extras:

  • Alguns convidados podem se sentir constrangidos em sujar o guardanapo de tecido, por isso coloque um guardanapo de papel dentro do de tecido. Ideal para quem deseja limpar o batom ou descartar um chiclete.

  • Se você não tem nenhum prendedor de guardanapo, você pode fazer dobraduras com o tecido.

  • Para deixar sua mesa mais elaborada, o céu é o limite! Abuse de itens como fitas, papel, livros. Você também pode criar decorações temáticas, como Halloween, noite da pizza, etc.

Agora você já sabe tudo o que você precisa para montar uma mesa linda, de dar inveja! Conta pra mim nos comentários como você gosta de montar e decorar a sua mesa!

Voltar ao topo