Menu


Móveis

Como Organizar o Guarda Roupa: Dicas Profissionais para Ganhar Espaço!

Publicado em 26/06/2019 às 17:29

Arrume estrategicamente seu guarda-roupa e garanta praticidade. Confira nossas dicas e ganhe mais espaço para suas peças!

Manter o guarda-roupa organizado é um grande desafio, a correria acaba dando uma desanimada para dar aquela pequena arrumada no meio do dia. Ainda tem mais um agravante, com o tempo compramos mais roupas e o espaço só vai diminuindo. Quando menos esperamos está tudo lotado e sem espaço nenhum. É nesse momento que soluções práticas precisam fazer parte da nossa rotina.

Pensando em resolver, justamente, esse problema, separei 10 dicas profissionais, que vão fazer o seu guarda-roupa ter a composição mais harmoniosa e produtiva para a sua vida.

1) Por onde eu começo? Esvazie tudo!

A primeira dica é bem simples, que responde a seguinte pergunta: por onde eu começo? Essa pode ser uma tarefa longa para quem está com o guarda-roupa bagunçado, então a melhor maneira de começar é esvaziando tudo.

Dessa forma, você pode ter uma noção do que você tem, do que não usa mais, para verificar as peças que tinha deixado na geladeira e relembrar o que não serve mais em você. Só assim, você terá uma noção de como estava em seu guarda-roupa, das peças que estavam tomando espaço mais do que o necessário e o que você pode doar.

2) Segundo Passo: comece pelos cabides.

guarda

Depois de verificar todas as peças do seu guarda-roupa, vá para os cabides. Divida pela cor ou pelo tipo de material que é feito. Assim, você pode usar essa divisão, para separar suas roupas também. É aconselhável padronizar (ter todos os cabides iguais), mas se esse não for o seu caso, agrupe-os e organize todos.

3) Quanto mais etiquetas, melhor!

roupa

Uma técnica de organização muito utilizada, mas que nunca sai de moda é a etiquetagem. É uma maneira muito simples, que facilita na hora de encontrar a peça que deseja e deixa seu guarda-roupa mais limpo e dividido. A vantagem é que você tem toda a liberdade para nomear do jeito que quiser e no lugar de sua preferência.

4) Peças que quase não usa, vão para as prateleiras mais altas!

Quem não tem aquela blusa de couro, que só veste em estações mais frias? Ou um vestido de festa, bem chique, que serve apenas para ocasiões especiais? Essas peças que deixamos paradas no guarda-roupa podem ser mais bem acomodadas nas prateleiras de cima, assim o espaço, localizado na altura dos olhos fica reservado para as roupas que mais usamos no dia a dia.

5) Seu guarda-roupa tem que ser do seu jeito!

Essa é uma das principais dicas de hoje. Por mais que queremos achar a melhor forma de organizar, usando as técnicas mais eficazes, o seu guarda-roupa precisa ter uma lógica que você possa entender.

Repare no momento que escolhe uma roupa, como você seleciona? Pode ser pela cor, estação do ano, comprimento, pelas mais novas, as que você mais usa e etc. É esse raciocínio que precisa ser aplicado na sua organização.

6) Toalha ocupa espaço? Em forma de rolinho não!

eadfs

 

Essas benditas toalhas! Algumas são grandes e ocupam muito espaço. Dobre elas em forma de rolinhos e posicione uma em cima da outra. Pronto, problema resolvido!

7) Higiene sempre! Use sachês aromatizantes.

Se você quer suas roupas sempre com cheirinho bom, aposte nos sachês aromatizantes. Há várias opções de fragrâncias, o mais recomendado são as suaves!

8) Lógica de organização!

Caso ainda esteja em dúvida sobre qual o melhor jeito de organizar suas roupas em cômodas, se liga nessa forma que separei. Muitas pessoas usam e pode ser que resolva seu problema:

Após dobrar todas as peças, separe as roupas usadas com mais frequência nas repartições mais altas, as peças de meia estação nas gavetas do meio e as roupas de inverno e menos usadas nas divisões mais baixas. Regra: roupas intimas sempre na primeira gaveta.

9) Organize e reorganize, reorganize, reorganize…

sdfasg

Não deixe para arrumar seus guarda-roupa, apenas, de 2 em 2 meses. Dessa forma você vai acumular tarefas e quando chegar o momento de organizar, terá 3x mais trabalho para ajeitar tudo. Estabeleça uma periodicidade para reorganizar seu guarda-roupa, pode ser 3 vezes por semana, fica a seu critério. Como a bagunça é pouca, a tarefa tomará apenas alguns minutos do seu dia.

10) Dicas bônus

adfasdf

Depois de todas essas dicas, resolvi fazer uma listinha superprática com outras, que farão toda a diferença na hora da organização do seu guarda-roupa. Preparado(a)?

– Coloque suas roupas de praia em uma gaveta específica.

– Uma sapateira é uma ótima opção para guardar seus sapados longe de suas roupas.

– Não pendure peças de lã e de tricô em cabides. Por serem mais pesadas, correm o risco de perderem a forma.

– A melhor maneira de dobrar roupa intima (calcinhas e cuecas) e blusas são em forma de envelope. Dessa forma, você pode ganhar espaço para outras peças.

– Guarde suas roupas sazonais (como casacos) dentro de embalagens a vácuo ou em recipientes de plástico, assim será possível evitar a proliferação de fungos.

– Pendure seus cintos em cabides específicos.

– O melhor lugar para malas e bolsas de viagem são nas prateleiras mais altas do armário.

– Coloque seus pijamas na última gaveta, pois são peças menos manuseadas.

– Organize seu guarda-roupa pelas estações.

– Evite colocar peças delicadas em cabides de arame. Podem marcar e deixar manchas no tecido.

– Posicione os cabides com os ganchos na mesma direção e coloque as roupas do mesmo lado, assim será mais fácil de encontrar seus looks.

O que achou das nossas dicas? Não perca mais tempo, vá organizar seu guarda-roupa e deixe-o do jeito que você quiser, de maneira bem prática para o seu dia a dia. Você também pode investir em um móvel novo e mais moderno, para acomodar suas roupas da melhor forma possível e facilitar sua vida! Confira AQUI as diversas opções que temos de guarda-roupas.

Voltar ao topo