img

Conheça as diferenças entre LCD, LED, OLED e QLED

Essas tecnologias te confundem? Vem comigo que vou te explicar

5 meses atrás
Blog-TV-705x305

O brasileiro sempre foi apaixonado por TVs. Com o passar dos anos e da tecnologia, elas estão cada vez maiores e com muito mais qualidade de imagem.

Essa evolução é tão rápida que, às vezes, ficamos confusos entre todas as opções que temos e qual é a melhor. São tantas siglas e opções, como LCD, LED, OLED e QLED que nos confundimos e crescem nossas dúvidas na hora da escolha.

Preparei um guia para explicar a diferença entre TVs, assim você  fica muito mais confiante quando vier escolher a sua na Novo Mundo.

LCD

Essa é uma sigla em inglês que signifca Liquid Crystal Display, ou no bom português, Tela de Cristal Líquido. Essa tecnologia é composta por um painel fino de vidro e cristais em seu interior. Eles, por sua vez, são eletronicamente controlados por duas lâminas transparentes denominadas filtros polarizadores. Todas essas camadas são iluminadas por um backlight com uma lâmpada fluorescente. Ao emitir uma luz branca, ela ilumina as células de cores primárias (RGB = verde, vermelho e azul) formando assim as imagens coloridas que assistimos.

LED

Também uma sigla em inglês (Light Emitting Diode), também conhecido como diodo emissor de luz. Essas telas basicamente têm o mesmo princípio de funcionamento de uma tela LCD, a diferença é que a iluminação de backlight utiliza diodos emissores de luz.

Esse método apresenta como vantagem o menor consumo de energia que um painel de LCD. A maneira como a luz utilizada é diferente, cada ponto de luz é iluminado de forma individual e não geral. Isso apresenta uma melhora na imagem aumentando a definição, as cores e o contraste.

OLED

Também uma sigla em inglês, o OLED (Organic Light-Emitting Diode) é praticamente uma evolução do LED (Light Emitting Diode), mas o material é diferente, um diodo orgânico. A principal diferença é que eles não utilizam iluminação traseira geral para todos os seus pixels, sendo assim, os painéis OLED tem emissão de luz própria.

No quesito imagem, essa tecnologia apresenta muitos pontos positivos, como cores mais vivas, brilho e contraste com “pretos mais pretos”. Isso também oferece economia de energia e telas mais finas e flexíveis.

QLED

Chegamos à queridinha do momento, as TVs QLED (ou QD-LED, Quantum Dot Emitting Diodes), elas são as telas de pontos quânticos – partículas de semicondutores extremamente pequenas de nanômetros de diâmetro. Quando elas recebem energia, esses minúsculos cristais emitem frequências de luz, isso possibilita uma enorme variação de cores em ambientes com mais ou menos luz. Isso proporciona cores bem próximas ou 100% iguais as originais e o máximo de detalhes em cada imagem.
Para a experiência ser ainda mais completa e perfeita, ela automaticamente reforça as cores e iluminação da tela, para que as luzes de outros aparelhos e lâmpadas não atrapalhem a visão.

A QLED é uma ótima opção para um público exigente e apaixonado por belas imagens, seja para filmes ou jogos. Ver imagens cada vez mais nítidas e com cores incríveis é o caminho para a sua experiência em casa ser incrível.

São muitas opções para escolher e cada uma com suas vantagens, mas com esse guia ficou muito mais fácil pra você escolher.

E quando for comprar a sua TV, a Novo Mundo tem os melhores aparelhos LED, OLED e QLED pra você.

 

Leia Também
  • Dia Mundial da Alimentação

    Dia Mundial da Alimentação. A importância dos alimentos na saúde!Eletrônicos

  • Estimule a criatividade

    Estimule a criatividade e o foco do seu filho com essas atividades.Eletrônicos

  • 884 X 444

    Cuidados com animais domésticosEletrônicos

  • BANNER - FRUTAS

    Benefícios das frutasEletrônicos