Menu


Dicas

Cuidados para viajar de carro com as crianças

Publicado em 06/07/2018 às 16:25

Confira como viajar com segurança e tranquilidade com crianças no carro. São dicas essenciais para a viagem perfeita!

dicas para viagem de carro

Quando falamos em viajar com o carro sabemos que devemos tomar certos cuidados e se as viagens envolvem crianças, aí o cuidado deve ser redobrado. Por isso, trouxe algumas sugestões do que você pode fazer antes e durante a sua viagem de carro para manter as crianças seguras e entretidas.

Antes da viagem

Planejamento é essencial

A primeira coisa que você deve fazer é criar um planejamento com base na duração da viagem e destino. Neste planejamento você deve decidir como será feita cada etapa da viagem e é ele que irá guiar toda a sua organização desde a mala até a viagem de fato.

Você pode gostar: Como organizar uma mala inteligente para viagem

Fazer check up do carro

Antes de sair pela estrada a fora, é preciso fazer um check up completo do veículo para garantir a segurança durante todo o trajeto da viagem, seja ela nacional ou internacional. Alguns itens que você deve ficar atento são:

  • Pneus e rodas

  • Triângulo, macaco e chave de roda

  • Alinhamento e balanceamento

  • Fluidos e óleos

  • Sistema elétrico

  • Extintor de incêndio

  • Sistema de de limpeza dos vidros

Colocar o assento adequado

Seja para viajar ou apenas dar uma volta de carro, utilizar o assento ideal para a idade da criança é imprescindível e caso esteja incorreto você pode colocar a vida da criança em risco e ainda receber uma multa.

cadeirinhas para crianças

Kit emergência

Viajar com crianças exige mais cuidado do que o normal e, por isso, você deve estar preparada para as mais diversas situações. Portanto, é recomendado que você monte um kit que tenha, além do kit de primeiros socorros padrão, saquinhos de plástico para serem utilizados caso a criança passe mal. Pode ser interessante também levar uma manta para aquecer para os momentos onde a temperatura estiver mais fria na estrada.

Outros itens para o seu kit de emergência são: filtro solar, repelentes, toalha, remédios recomendados pelo pediatra, tais como analgésicos, antitérmicos, antialérgico, antibióticos, etc.

Roupas

Mais do que as roupas que serão usadas no destino da viagem, quando se viaja com crianças é preciso estar preparado para tudo. Por isso, andar com uma ou duas mudas de roupas extras pode ser um verdadeiro salva-vidas.

Além disso, as roupas para a viagem em si também devem ser pensadas para serem confortáveis, principalmente se a viagem se estender mais.

Durante a viagem

Entretenimento

Agora que você já organizou tudo e já está com os pés na estrada, é hora de entreter as crianças. Aqui, o céu é o limite. Podem ser utilizadas brincadeiras, músicas, jogos, brinquedos e muito mais.

Crianças se cansam muito rapidamente então lembre-se de ter sempre mais de uma opção para distraí-las.

Alimentação

Independente de ser uma viagem longa ou curta, é muito importante levar com você alguns lanches para você e, principalmente, para as crianças. Para isso, você também deve incluir este item no seu planejamento, assim você consegue se programar para uma viagem tranquila e sem imprevistos. A partir do tempo de duração da viagem você consegue definir exatamente o que levar. Quanto maior a viagem, mais opções de comidinhas e bebidas.

Dica: Dê preferências para lanches mais saudáveis, leves e nutritivos.

Outro detalhe que você deve se atentar é como vai armazenar os lanches e bebidas. Evite alimentos facilmente perecíveis, tais como carnes e laticínios e utilize bolsas térmicas para guardar os lanches.

Confira algumas ideias de lanches para viagem que separei para você:

  • Sanduíches naturais

  • Frutas

  • Sucos e água

  • Bolachas

  • Bolos

Faça paradas estratégicas

Realizar paradas durante a viagem são essenciais quando se viaja com crianças. Dê preferência para lugares movimentados tais como postos ou restaurantes.

Nestas paradas você pode aproveitar para amamentar com tranquilidade, trocar a fralda ou ir ao banheiro. Você também pode fazer uma pequena caminhada para esticar as pernas.

A recomendação para bebês é não demorar mais que duas horas para dar uma pausa. No caso de crianças maiores, você pode perguntá-los sobre o melhor momento para parar.

Agora você pode viajar tranquilamente e com segurança com as crianças. E aí, gostou das minhas dicas? Então me conte nos comentários como você está se preparando para viajar com os seus pimpolho.

Voltar ao topo