Menu


Dicas

4 erros de organização que geram ainda mais bagunça

Publicado em 11/12/2018 às 20:17

Fuja deste 4 erros de organização que podem deixar tudo ainda mais bagunçado! Confira tudo para você não cair nessa cilada.

Uma casa bem arrumada é o desejo de todo mundo, não é mesmo? Além de ampliar a sensação de bem-estar, manter sua casa livre de bagunça pode se tornar  uma tarefa complicada. Para facilitar na hora de colocar tudo em ordem, hoje vou te mostrar 4 erros de organização que a gente comete que pode deixar tudo mais bagunçado.

Confundir organizar com arrumar

Erro comum entre as pessoas que desejam dar um fim na bagunça é achar que organizar é o mesmo que arrumar. Apesar de serem semelhantes e de uma depender da outra, elas não devem se confundidas. Quando se fala em arrumação estamos falando daquela geral na casa, que prioriza somente a estética do ambiente, enquanto organizar é saber exatamente o que você tem e o que é relevante de manter para o uso atual, criando soluções práticas. Em outras palavras, organizar é encontrar o lugar ideal para tudo o que você possua para evitar bagunça e tornar a arrumação mais fácil.

Começar sem um planejamento

O primeiro passo para uma organização eficiente é ter um planejmaneto mínimo. Isso evita que você mova a desordem de um espaço para o outro. Para quem ainda não tem o hábito da organizão, uma dica valiosa é começar por um móvel ao invés de um espaço completo. Começe retirando tudo de dentro, separando o que pode ser descartado e o que será mantido e voltando para o lugar apenas o que é pertinente. Depois você vai para o próximo móvel no mesmo cômodo e assim por diante.

Pode ser interessante colocar uma meta que seja possível de realizar, seja organizar apenas um lugar por dia ou por semana.

Não focar na praticidade

Pode parecer óbvio, mas só faz sentido partir para a organização se ela tem uma funcionalidade para você e para o seu dia a dia. Por isso, é importante pensar no que é prioridade pra você e quais objetos são mais utilizados. Estes devem estar sempre à mão e os que são utilizados poucas vezes você acomodar mais ao fundo ou em gavetas inferiores.

Comprar muitos organizadores

Utilizar acessórios podem ser grandes aliados para manter gavetas, armários e ambientes em geral mais arrumados, mas o excesso também é ruim. Ter muitos organizadores, pensando que isso vai deixar o lugar mais organizado, nem sempre funciona. Para evitar que você tenha mais entulho, o primeiro passo é arrumar tudo e somente depois verificar se há a real necessidade de comprar organizadores. Outro detalhe importante é ficar atendo com as medidas das caixas, pois você pode acabar com peças que tornam a abertura e fechamento de gavetas mais dificíl ou então, simplesmente não servem no espaço disponível.

E você, comete ou já cometeu algum desses erros na hora de organizar o seu cantinho? Me conta, o que você faz para deixar a sua casa mais organizada!

 

Voltar ao topo