img

Entenda como funciona o forno autolimpante

Confira o que é e como o forno autolimpante é capaz de limpar seu fogão com eficiência

1 mês atrás
forno autolimpante

Se você, assim como eu, também ama cozinhar e sempre arrisca uma receitinha nova, então sabe que não é fácil manter o fogão e ou forno elétrico sempre limpos. Qualquer vacilo é algo que respinga, cai ou escorre das grelhas e causa uma bagunça e um desagradável cheiro de queimado. Aí não tem jeito… lá vai a gente limpar tudo no fim, junto com a louça, né? A limpeza frequente do seu fogão e ou do seu forno elétrico é uma medida essencial para assegurar sua segurança e higiene. Mas você já se perguntou alguma vez como é que funciona o sistema de autolimpeza desses eletrodomésticos? Não? Então eu vou te explicar!

Como funciona o forno autolimpante no fogão a gás?

Nos fornos autolimpantes dos fogões a gás, a gordura que sai dos alimentos é eliminada por uma reação química. Isso acontece porque o interior de um fogão autolimpante possui um esmalte interno que o deixa cheio de pequenos poros. Então, quando a gordura respinga nos furinhos do esmalte ela reage com o revestimento interno, evaporando. É o ar quente e o revestimento especial que fazem com que a sujeira evapore, mantendo o interior do forno limpo.

Como funciona o forno autolimpante no forno elétrico?

Diferente do que muitos imaginam, o processo não é tão complexo quanto parece. Tudo o que você precisa fazer para usar este recurso é deixar com o que o forno faça o que sabe de melhor: esquentar! Nos fornos elétricos a limpeza é feita a partir do momento que o equipamento é aquecido por muito tempo. Como ele possui revestimento com vedação, a temperatura chega a alcançar 500 graus e é por meio de catálise que a sujeira é eliminada, ou seja, o ar quente do forno aliado ao esmalte interno fazem os resíduos evaporar. Não é demais?

 Cuidados na hora da limpeza do forno autolimpante:

Para completar a limpeza do forno autolimpante, passe um pano úmido ou uma esponja macia com detergente neutro ou um produto desengordurante para retirar qualquer resquício de sujeira que tenha ficado e pronto! – Evite utilizar produtos químicos abrasivos que possam corroer a superfície esmaltada; – Evite usar esponjas grossas e palhas de aço; – Não toque no esmalte com objetos metálicos; – Não é indicado o uso de produtos a base de silicone, pois estes podem tapar os poros e reduzir a eficiência da autolimpeza do forno.

Otimize a limpeza

Não esqueça que os fornos elétricos consomem muita energia. Apesar da eficiência do processo, é importante deixar a tampa do seu forno bem fechado para quem não tenha nenhuma perda de calor. Além disso, a minha dica para não ter que aquecer o forno novamente do zero, é aproveitar a que a temperatura que já estava sendo usada durante a receita. Então é só tirar o seu assado e continuar com o fogão aceso por mais um tempo. Que tal? Caso tenha ficado muito tempo sem usar o forno, procure retirar todos os itens removíveis e mantenha o equipamento livre para começar a autolimpeza. Você pode limpar os outros itens individualmente. Isso evita que tenha que refazer o processo caso a sujeira não seja eliminada por completo. Além disso, não se esqueça de ler antes o manual de instruções para fazer a autolimpeza, assim você evita acidentes e garante eficiência no processo.

E então, o forno autolimpante é ou não é uma ajuda e tanto na hora da limpeza? Agora que você já sabe como ele funciona, aproveite para ter um equipamento com essa tecnologia e facilite seu dia a dia.

Leia Também
  • Blog Black Friday 705x305

    Black Friday Novo Mundo – As 8 melhores ofertasFogão

  • Blog Geladeira 705x305

    Como armazenar alimentos na geladeira da maneira corretaFogão

  • forno autolimpante

    Entenda como funciona o forno autolimpanteFogão

  • Receitas de chips

    5 receitas de chips para todos os gostosFogão