img

Quais os principais erros ao usar o microondas?

Descubra os erros mais comuns que cometemos no manuseio do microondas! Coisas que certamente você já faz e nem sabia que estão erradas…

1 mês atrás
FOTO-705x305_micoondas---cópia

Ninguém quer mais perder tempo, né? Qualquer fila ou demora parece nos incomodar muito! Na cozinha não é diferente! No preparo dos alimentos, cada vez mais procuramos praticidade e agilidade. Por isso o microondas é o nosso braço direito e quebra muitos galhos no preparo de alimentos. O que algumas pessoas não sabem é que existem mais restrições no seu uso, do que imaginam. Os principais erros cometidos na utilização desse equipamento são os mais comuns e corriqueiros da nossa rotina.

Para acabar com esses equívocos, separei algumas falhas bem graves, para te ajudar no manuseio correto do microondas. Já que essas falhas são capazes de interferir diretamente em nossa alimentação e também no bom funcionamento e conservação do eletrodoméstico. Será que você já cometeu um desses erros? Confere aí:

Principais erros

Para evitar o acúmulo de sujeira no interior, além da contaminação de outros alimentos, tente sempre colocar a limpeza em dia. Essa dica é essencial para manter o equipamento conservado.

  • Descongelar grandes pedaços de carne

O mais comum de todos os erros! Quem nunca esqueceu de colocar a carne para descongelar na noite anterior e teve que recorrer ao velho e bom micro-ondas? Pois é, para quem não sabe, o ideal é picar a carne em pedaços, pois quando em grade quantidade, o calor irradiado não consegue alcançar o meio do alimento.

As regiões que tiverem maior quantidade de água, aquecerão mais, se compararmos com as regiões que contém pouco liquido.

Extra: as bandejas de espuma contaminam as carnes.

  • Aquecer água

Esse hábito é extremamente perigoso, pois pode causar queimaduras. A água é um elemento instável e pode mudar de estado físico com facilidade. Se aquecidos por muito tempo, ao abrir a porta ou até mexer no recipiente em que está armazenado, é provável que tenha virado vapor, ocasionando assim, possíveis acidentes (se estivermos com o rosto próximo). O recomendado é esquentar por pouco tempo, se for preciso.

(Mas é bom ressaltar que o tradicional fogão ainda é a melhor opção para quem deseja esquentar e ferver água!)

  • Usar somente a potência mais alta

O aparelho micro-ondas tem várias funções para diversos tipos de alimentos. Algumas pessoas ignoram e esquentam sempre na mesma potência e na mais alta. Essa ação interfere e muito no gosto da comida.

  • Cozinhar ovos

As cascas dentro do aparelho podem acumular calor, pressão e acabar explodindo. Mas, tem uma solução para esse problema: faça uma pequena abertura na parte superior do ovo, assim o vapor terá por onde sair.

(E se você quer mais rapidez, ainda pode usar o bom e velho fogão, mas agora numa versão muito mais eficiente e moderna: o cooktop! Já pensou em comprar um? Mas voltando para os micro-ondas…)

  • Usar plástico inadequado

Não são todos os plásticos que podem ir para o microondas. Se atente as informações da embalagem, pois indicam se o material é apropriado ou não. Alguns materiais podem derreter com facilidade. Exemplo: esquentar mamadeira neste eletrodoméstico não é aconselhável.

Pronto, depois dessa leitura você já pode começar a utilizar seu aparelho com mais segurança e garantir o aquecimento correto de seus alimentos.

Ah, e não esqueça que continuar insistindo em usar microondas velho/antigo não é recomendado, pois são nocivos para a saúde, além de ser mais arriscado. Aproveita e dá uma olhada AQUI na Novo Mundo! Temos à sua disposição vários modelos com várias funções, diferentes tamanhos, tipos e preços! Que tal um micro-ondas novinho?

Leia Também
  • Banner 2

    Como fazer arroz na panela elétrica?Eletrodomésticos

  • BLOG

    O que você precisa pra cozinhar com facilidade?Eletrodomésticos

  • PANELAS

    Tudo o que você precisa saber para as suas panelas durarem mais!Eletrodomésticos

  • PLANTAS

    Como cultivar plantas em um apartamento?Eletrodomésticos