Menu


Eletrodomésticos

Qual a diferença entre cooktop elétrico e cooktop por indução?

Publicado em 10/07/2019 às 14:51 - Atualizado em

Prepare alimentos com mais rapidez, apenas com a eletricidade. Descubra quais distinções e o modelo certo para a sua cozinha!

O investimento em cozinhas personalizadas aumentou e muito nos últimos tempos. A necessidade de um maior aproveitamento de espaços internos fez com que diversas pessoas optassem por construir do zero ou reformar suas cozinhas, voltadas para um planejamento baseado na linha de eletrodomésticos embutidos. Essa é uma tendência que vem tomando conta das casas brasileiras, muito considerada como alternativa de decoração e ampliação de espaços dentro de casa.

cozinha

Cozinha completa

O fogão é um dos alvos principais de quem busca eletrodomésticos mais reduzidos. Por isso os cooktops estão sendo bastante requisitados. Mas, antes de tudo, entenda o que é:

O que são cooktops?

É um modelo de fogão em que as bocas ficam separadas do forno. Foram desenvolvidos com tecnologias diferentes dos tradicionais, além de serem mais práticos e modernos. No total tem 3 tipos de modelos, o movido a gás, por eletricidade e por fim, por indução. O funcionamento do modelo a gás é semelhante ao fogão comum. As principais diferenças estão entre os elétricos e os de indução. Mas, primeiro, vamos entender a semelhança entre eles.

*Dica: antes de comprar uma cooktop analise a quantidade certa de bocas que necessita normalmente.

A semelhança entre os elétricos e os movidos por indução

  • Ambos são movidos por eletricidade.
  • Promovem com muita precisão o controle da temperatura.
  • Preparam os alimentos com mais rapidez.
  • Gastam mais energia, se comparados aos cooktops de gás.
  • Devido às suas particularidades, necessitam de panelas adequadas na hora de cozinhar.
  • São fáceis de limpar.
  • No lugar das chamas há uma tecnologia que transfere o calor diretamente para a panela.
cooktop1

cooktoop por indução

Diferenças entre cooktops elétricos e cooktops por indução

A principal distinção está na forma de funcionamento:

Os cooktops elétricos, quando ligados, aquecem as bocas muito rapidamente (por meio da eletricidade), sendo uma de suas principais vantagens, permitindo preparar alimentos com mais agilidade. Após o uso (desligado), sua superfície demora algum tempo para esfriar (neste ponto vale considerar ter mais atenção na hora de cozinhar). Além disso, é preciso usar panelas com superfícies planas para não danificar o equipamento.

Os cooktops por indução formam um campo eletromagnético, que geram e induzem o calor para a parte inferior e no interior da panela, impedindo o desperdício de calor no ambiente, pois aquecem apenas o espaço demarcado. É mais econômico e só fica ativo enquanto a panela está encostada na superfície. Por isso, é mais seguro se compararmos com os elétricos, já que esfriam quase que imediato quando desligados.

Este é o modelo mais caro. Para cozinhar neste cooktop é preciso usar, apenas, panelas magnéticas (com fundo de aço, de ferro fundido ou de multicamadas) e com fundo plano.

Agora que você já sabe as diferenças entre os cooktops elétricos e cooktops por indução, avalie qual dessas opções é mais adequada para suas necessidades e escolha o modelo certo AQUI. Na Novo Mundo, você encontra várias opções perfeitas para sua cozinha.

Voltar ao topo