Menu


Eletrodomésticos

Cuidados para aumentar a durabilidade dos móveis

Publicado em 03/06/2022 às 19:05 - Atualizado em

Cuidar de todos os móveis da casa, e preservá-los em um bom estado de conservação, são fatores que reduzem os sinais do tempo nos produtos, além de os deixarem sempre com aparência de que estão novos e intactos. Mas, com o que devemos ter mais cuidado e quais hábitos devemos adotar para aumentar a durabilidade…

Cuidar de todos os móveis da casa, e preservá-los em um bom estado de conservação, são fatores que reduzem os sinais do tempo nos produtos, além de os deixarem sempre com aparência de que estão novos e intactos. Mas, com o que devemos ter mais cuidado e quais hábitos devemos adotar para aumentar a durabilidade dos móveis? Continue acompanhando este conteúdo para conferir!

A umidade, por exemplo, pode fazer com que os móveis, principalmente os de MDF, fiquem inchados e com aquele aspecto de que entrou bastante água no produto. Além disso, tanto os móveis de madeira, quanto os de MDF podem ficar opacos ou mofados com a umidade.

Nesses casos, é importante ter em mãos alguns produtos anti-mofo, assim, poderão ser aplicados nas áreas mais úmidas da casa. Contudo, na hora de lidar com a umidade em casa, vale lembrar também que existem acabamentos especiais, e até mesmo tintas de paredes capazes de bloquear infiltrações de água e proliferação de mofos nas paredes.

No entanto, o excesso da luz do sol, pode causar o desbotamento e ressecamento do móvel, o deixando com uma aparência esbranquiçada. Contudo, para bloquear a luz forte do sol e evitar que os seus móveis estraguem rápido, é possível adicionar cortinas ou persianas nos ambientes.

Além disso, o mau uso das peças leva a arranhões, rachaduras e a estragarem mais rápido. Um grande exemplo disso, é colocar um enorme peso nas gavetas, racks, estantes, mesas, prateleiras, mesa de cabeceiras, e, principalmente, no guarda-roupas. Os móveis vão acabar se envergando e deteriorando rapidamente.

Caso o seu móvel encoste no chão, tenha cuidado ao utilizar água na hora de fazer a limpeza  do piso. Uma dica é protegê-lo com panos para evitar que a água acumule ao redor ou acabe infiltrando na base do móvel. 

Outro fator importante para aumentar a durabilidade dos móveis é fazer a limpeza de modo correto, utilizando produtos apropriados para cada tipo de material e evitar substâncias químicas fortes, uma vez que elas podem manchar os móveis.

Por que é tão importante ter um ritual de cuidados com os móveis?

Todos os cuidados com os móveis garantem a maior durabilidade deles e o tempo de vida útil. Por isso, se em toda semana você separa um tempo para organizar a casa, nada melhor do que fazer isso da forma correta. Logo, os seus móveis durarão mais e você não terá gastos imprevistos com a compra de móveis novos. 

No dia da limpeza, o ideal é utilizar os produtos apropriados para fazer a higienização e limpeza do móvel. Isso garantirá uma melhor aparência para o lar, demonstrando o zelo e cuidado com tudo que está nele.

Agora, nos diga, quem é que não ama viver em uma casa limpa, sem poeira por cima dos móveis?  Pensando nisso, confira a seguir alguns truques de limpeza já testados para você fazer em casa e cuidar dos seus móveis da maneira certa!

Truques de limpeza para cuidar dos móveis da casa

  • Utilize flanelas para retirar o pó dos móveis: elas são muito bem-vindas para realizar a limpeza correta dos móveis sem agredir os materiais ou causar reações ruins, ela evita arranhões nos produtos e lustra bastante fazendo com que eles permaneçam brilhosos;

  • Evite o uso de produtos corrosivos como álcool e água sanitária para limpeza;

  • Não utilize a parte áspera das esponjas para fazer a limpeza, prefira utilizar a parte macia, pois, desse modo, não há perigo de arranhar o móvel.

Como limpar o guarda-roupas

Para limpar o guarda-roupa, especialmente os de tons mais alvos, combine um litro de água com 10 gotas de detergente neutro. Em seguida, mergulhe uma flanela limpa na solução e torça-o bem. Passe no móvel até a limpeza completa. É importante secá-lo bem antes de recolocar as roupas no armário.

Mancha no sofá? Conheça uma solução rápida para resolver!

Manchas em sofás deixam o móvel com aparência de velho ou encardido. E não é isso que você deseja para a sua sala de estar, não é mesmo? Por isso, confira essa solução para remover as manchas no sofá:

Misture 1 litro de água morna com 250 ml de vinagre branco. Logo após, umedeça uma flanela limpa na mistura e passe no sofá. Caso haja mancha ou sujeira acumulada, basta repetir o processo com uma esponja mais molhada, mas lembre-se de utilizar somente  a parte macia da esponja. Quando remover as manchas, passe um pano seco e deixe secar naturalmente.

limpeza-moveis-1

Como limpar MDF?

Por ser mais sensível que a madeira, o MDF precisa de mais cuidados para aumentar sua durabilidade. O ideal é realizar a limpeza 1 vez por semana, nos casos em que o móvel empoeira mais rápido, ou a cada 15 dias quando o ambiente não fique empoeirado com facilidade.

Para limpar, passe um pano umedecido com uma mistura de 1 colher de detergente neutro para 1 litro de água. Para finalizar a manutenção, utilize também um lustra-móveis para dar um toque de brilho ao móvel. 

Prolongue a vida útil dos seus eletrodomésticos

Para preservar os eletrodomésticos, tenha sempre em mente que a água será sempre um fator de perigo. Por isso, tenha muito cuidado ao limpar os aparelhos eletrônicos. O ideal é optar por um pano úmido e nunca esquecer de desligar o aparelho da tomada antes de limpá-lo.

Para cuidar dos produtos fabricados em metal e alumínio, tenha muito cuidado com a quantidade de água e prefira sempre passar um pano umedecido para evitar que eles enferrujem. Além disso, é importante posicioná-los em locais secos e bem arejados.

Na hora de limpar a TV, antes de tudo, o mais importante é consultar as recomendações dos fabricantes e as especificações do televisor. Assim, a limpeza poderá ser feita sem danificar o aparelho. E vale ressaltar que jamais deve-se aplicar ou borrifar qualquer produto de limpeza diretamente na tela da TV.

Está pensando em mudar a decoração da casa ou investir em móveis novos? No site da novomundo.com você encontra uma infinidade de produtos que se encaixam perfeitamente no seu estilo e gostos.

Gostou desse conteúdo? Fique ligado(a) em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube. Toda semana publicamos novos conteúdos que vão transformar o seu lar, aumentar seu tempo livre, facilitar a rotina e melhorar a qualidade de vida de toda a sua família.

Voltar ao topo