Menu


Infantil

5 brincadeiras para estimular o desenvolvimento das crianças

Publicado em 11/10/2018 às 19:56 - Atualizado em

Confira algumas algumas dicas de brincadeiras simples, surpreendentes e com foco em criatividade que ajudam a estimular o desenvolvimento das crianças

Apesar das crianças terem uma rotina cada vez mais ocupada com inúmeras atividades extracurriculares, como aulas de idiomas, de esportes e outros compromissos, o tempo para a recreação nunca deve ser deixado de lado, pois, são justamente as brincadeiras que contribuem para o seu pleno desenvolvimento.

As brincadeiras, tanto as lúdicas quanto as educativas, ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, físicas, sócio-afetivas e morais, além de auxiliar a estruturar suas vidas emocionais. E tudo isso acontece naturalmente, sem pressão ou medo de errar, e com prazer pelo poder do conhecimento.

Uau, a brincadeira faz tudo isso? Sim, e muito mais! Ao brincar, as crianças exercitam a capacidade de expressão verbal e não verbal, linguagem, raciocínio, imaginação, espacialidade, curiosidade, criticidade, objetividade, reflexão, flexibilidade, atenção, concentração, memória, imitação, criatividade, relacionamentos, autonomia, cooperação, autoconfiança, autoestima, iniciativa e sentimentos de competência.

São muitas as atividades que podem realizar para trabalhar e desenvolver as habilidades das crianças. Confira abaixo 5 dicas de brincadeiras para realizar com pequenos:

1. Brincadeiras com Obstáculos

Esse tipo de atividade é voltado ao desenvolvimento da coordenação motora ampla. Em uma área aberta, coloque objetos que sirvam como obstáculos no caminho das crianças, fazendo com que elas tenham que desviar, pulá-los ou empurrá-los. Caixas de papelão ou um simples bambolê no chão já servem para fazer brincadeiras com os pequenos. A atividade pode ir se tornando mais complexa de acordo com a idade e progresso da criança.

 

2. Que palavra é?

A brincadeira é simples, você não precisa de material nenhum. Além disso, é possível brincar em qualquer lugar: na fila, na sala de espera, no ônibus ou outro transporte público, em casa. Para brincar, vocês precisam olhar para os lábios um do outro. Daí o primeiro diz uma palavra ou uma frase curta. É proibido falar ou emitir algum som. A outra pessoa tenta descobrir, por leitura labial, qual a palavra dita. Quanto mais articulada for a palavra ou a frase, mais fácil de compreender.

 

3. Colagens e Recortes

Atividades envolvendo recortes e colagens são simples de fazer e ótimas para reutilizar materiais, além, é claro, de desenvolver a coordenação motora fina das crianças. Você pode realizar esses exercícios com diferentes objetos, de diferentes cores e texturas, buscando estimular ao máximo o sentido dos pequenos. Para as crianças maiores, forneça jornais e revistas para recortes e colagens. O ato de aprender como segurar uma tesoura corretamente e como usá-la é um bom exercício para desenvolver a coordenação, com noções de força e tamanho.

 

4. Corrida do Saci

Essa brincadeira ajuda a trabalhar o equilíbrio. Monte um ponto de partida e um de chegada. As crianças deverão ficar posicionadas em fila, cada uma segurará uma das pernas flexionadas para trás, na posição de saci. Quando for dado o sinal, elas devem sair pulando até alcançarem a linha de chegada. Deverá ser eliminada a criança que colocar os dois pés no chão e ganhará aquela que ultrapassar a linha de chegada primeiro. Para não haver exclusão, a criança que colocar o pé no chão poderá pagar uma prenda ao invés de ser eliminada.

 

5. Esconde esconde

Essa dá pra fazer ao ar livre ou mesmo em casa em dias chuvosos. Quanto mais gente pra brincar mais divertido fica. E vai da criatividade de cada um pra se esconder nos lugares mais improváveis de ser encontrado.

Lembrando que: cada bebê ou criança tem seu próprio ritmo. Então, nada de cobrar resultados das crianças, nada de culpa porque você não fez uma ou outra brincadeira. Simplesmente se jogue, divirta-se e confira abaixo algumas brincadeiras incríveis que disponibilizamos para estimular o seu filhote.

 

Quer mais sugestões de atividades para realizar com as crianças? Então CLIQUE AQUI e confira mais 20 brincadeiras simples, surpreendentes e com foco em criatividade que ajudam a estimular o desenvolvimento das crianças. E agora, com tantas sugestões que tal desligar o computador, o celular o tablet e a TV e ir brincar um pouco com o filhote?

Voltar ao topo