img

Brigadeiro: 8 receitas diferentes para se deliciar

Pare tudo o que você está fazendo e confira criativos sabores e formar de fazer brigadeiro para fugir do tradicional

2 anos atrás
receitas de brigadeiro

O brigadeiro é uma das invenções da culinária brasileira que merece todo o nosso respeito. Por acaso você conhece alguém que não goste desse doce delicioso? Pois é, nem eu! Seja de copinho, enrolado ou direto da panela, a verdade é que ninguém resiste a essa delícia feita com leite condensado, chocolate em pó e manteiga, que é sempre muito bem-vinda em qualquer ocasião!

Mas ainda que a combinação original faça muito sucesso entre diferentes paladares e idades, existem vários sabores e formas diferentes para fazer e incrementar o brigadeiro. Pensando nisso, trouxemos algumas receitas incríveis para você se inspirar e escolher o seu preferido. Confira:

 

 

RECEITA DE BRIGADEIRO TRADICIONAL

Ingredientes

- 3 colheres de sopa de achocolatado em pó da sua marca favorita;
- 1 lata de leite condensado;
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
- Chocolate granulado.

MODO DE PREPARO

Coloque na panela todos os ingredientes. No fogo baixo, mexa até que o brigadeiro comece a descolar da panela e você conseguir ver o fundo dela. Desligue o fogo. Separe um prato untado com manteiga e despeje o brigadeiro no recipiente. Deixe o brigadeiro esfriar pelo tempo necessário. Após frio, faça as bolinhas (sugiro que você unte as mãos com manteiga, assim o doce não gruda nas mãos) e passe-a no granulado. Prontinho!

 

BRIGADEIRO DE MICROONDAS

Ingredientes

- 1 lata de leite condensado;
- 1 colher (de sopa) de chocolate em pó (bem cheia);
- 1 colher (de sopa) de manteiga.

Você vai precisar de:

- 1 recipiente de vidro fundo

MODO DE PREPARO

Coloque todos os ingredientes no recipiente de vidro e misture bem. Leve ao micro-ondas. Coloque dois minutos na potência alta, desligue e misture. Retire com cuidado e misture bem. Retorne o refratário ao microondas e deixe mais um minuto no micro-ondas. Volte a mexer. Retorne novamente ao microondas e deixe a mistura por mais dois minutos. Retire do microondas e mexa bem. No total são cinco minutos que o brigadeiro fica dentro do micro-ondas.

 

BRIGADEIRO DE PAÇOCA

Ingredientes

- 2 colheres de chocolate em pó;
- 1 lata de leite condensado;
- 1 colher de manteiga;
- 150 gramas de paçoca.

MODO DE PREPARO

Coloque o leite condensado, o chocolate e a manteiga, como se fosse fazer o brigadeiro tradicional. Misture tudo, leve ao fogo e mexa até dar o ponto. Deixe esfriar. Depois de frio, pegue a farinha de paçoca para poder enrolar os brigadeiros com ela.

 

BRIGADEIRO DE CHOCOLATE BRANCO

Ingredientes

-1 lata de leite condensado;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- 120 gramas de chocolate branco;
- 2 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha.

MODO DE PREPARO

Em uma panela, coloque o leite condensado e a manteiga, leve ao fogo e cozinhe até que solte do fundo, o mesmo ponto do brigadeiro comum. Acrescente o chocolate branco e cozinhe mais um pouco até derreter bem. Desligue, acrescente o creme de leite e misture. Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar, depois leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Enrole os docinhos e passe em confeitos de sua preferência.

 

BRIGADEIRO DE CAIPIRINHA

Ingredientes

-1 lata de leite condensado;
- 50 gramas de chocolate branco picado;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- raspas de limão siciliano ou taiti;
- 4 colheres (sopa) de pinga ou vodca;
- 1 colher (chá) de essência de limão (opcional);
- açúcar granulado e raspas de limão para passar os docinhos.

MODO DE PREPARO

Misture tudo em uma panela (exceto a pinga ou vodca) e leve para cozinhar por uns 5 minutos após começar a ferver, ou até soltar do fundo da panela. Retire do fogo, acrescente a pinga ou vodca, misture bem e volte ao fogo para que dê o ponto de brigadeiro novamente. Coloque em um recipiente untado com manteiga, deixe esfriar e mantenha na geladeira por pelo menos 2 horas antes de enrolar. Passe em açúcar granulado misturado com raspas de limão ou outro confeito de sua preferência.

 

BRIGADEIRO DE CAFÉ

Ingrediente

-1 lata de leite condensado;
- 175 gramas de chocolate amargo 70%;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- 1 colher de sobremesa de glucose ou xarope de milho (opcional);
- 1 e 1/2 colher de sopa de extrato de café;
- 1 pitada de sal;
- confeitos para decorar.

MODO DE PREPARO

Em uma panela grande junte todos os ingredientes. Coloque no fogo e mexa sem parar. Não se esqueça de sempre mexer as bordas da panela  com a espátula. Seu brigadeiro estará pronto quando você virar a panela de lado e a massa do brigadeiro desgrudar totalmente do fundo sem grudar na borda. Coloque a massa em uma travessa grande e espalhe bem. Cubra com plástico filme em contato com a massa. Leve para a geladeira. Quando a massa estiver gelada, faça bolinhas e passe no confeito. Coloque em forminhas e está pronto!

 

BRIGADEIRO DE CHURROS

Ingredientes

- 1 lata de leite condensado;
- 100g de chocolate branco nobre (puro);
- 50g de creme de leite;
- 1 colher (chá) de manteiga.

Para o recheio:

- Doce de leite em barra.

Para a cobertura:

-Doce de leite;
- Açúcar e canela a gosto.

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre. Continue em mexendo até ter uma mistura grossa e comece a desprender da panela. Retire do fogo e espere esfriar (cubra com um plástico para não ressecar). Corte o doce de leite em barra em pequenos quadradinhos e modele bolinhas para ser o recheio do brigadeiro, reserve. Quando o brigadeiro estiver frio, modele as bolinhas, faça um buraquinho na massa e coloque o doce leite em barra no meio e termine de modelar a bolinha. Passe em uma mistura de açúcar e canela. Coloque doce de leite em um saco de confeitar e usando o bico pitanga, faça uma pequena pitanga no brigadeiro para finalizar. Prontinho!

 

BRIGADEIRO DE FORNO

Ingredientes

-2 latas de leite condensado;
- 1 lata de leite de vaca;
- 5 gemas;
- 2 colheres sopa de manteiga;
- 2 colheres sopa de amido de milho;
- 5 colheres sopa de chocolate em pó;
- 2 colheres sopa de licor de cacau.

MODO DE PREPARO

Bata o leite condensado, creme de leite, manteiga, ovos e o chocolate em pó no liquidificador por 10 minutos. Em uma forma untada com manteiga coloque a mistura do liquidificador. Cubra com o papel alumínio e leve ao forno médio por 1 hora. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Retire da forma e ainda morno decore com os granulados.

 

Agora que você já sabe como fazer diferentes tipos de brigadeiro, é só aproveitar e se deliciar. Não esqueça de compartilhar com os seus amigos nas redes sociais, afinal, elas também vão adorar!

Leia Também
  • Como escolher os BTUs do meu ar condicionado?

    Como escolher os BTUs do meu ar condicionado?Cooktop

  • nm ventilador

    Aparelhos indispensáveis para fugir do calor com economiaCooktop

  • Prancheta 1

    Utensílios essenciais para montar sua cozinhaCooktop

  • Dia Mundial da Alimentação

    Dia Mundial da Alimentação. A importância dos alimentos na saúde!Cooktop