O Nosso Mundo Gastronômico está em ritmo de festa junina! Esse mês que costuma ser mais frio, combina com quadrilha, fogueira e muita comida boa. Mas o que realmente não falta nessa época do ano é receita usando milho. Com certeza cada região tem seu prato de milho queridinho e hoje, vamos te apresentar uma receita típica aqui de Goiás, que é de lamber os beiços!
A Chica Doida, embora não seja nacionalmente conhecida, é uma comida regional cheia de sabor, fácil de fazer e o melhor, leva poucos ingredientes. Então, vem com a gente aprender a fazer essa versão de pamonha que é pra lá de gostosa.
Ingredientes
- 8 espigas de milho verde
- 1 litro de água filtrada ou mineral
- 2 colheres de banha de porco
- 500g de linguiça suína picada
- 1 cebola picada
- 6 dentes de alho picados
- 1/2 xícara de cheiro verde picado.
- 500g de queijo Minas fresco ou meia cura, em cubinhos.
- Sal e pimenta do reino.
- Pimenta fresca picada – bode, dedo de moça, cumari ou malagueta.
Modo de Preparo
Começaremos preparando a massa de milho, afinal essa será a base da nossa Chica Doida. Em seguida, iremos preparar o “recheio” dessa pamonha de panela. Para finalizar, uniremos todos os preparos.
Se liga no passo a passo de cada preparo e veja como nosso chefe preparou essa receita:
Massa de milho
Para obter uma massa fresca, separe o grão das espigas, com o auxílio de uma faca. Leve o milho verde ao liquidificador, acrescente uma pitada de sal e pimenta do reino, para enfim bater os ingredientes até que se alcance um aspecto líquido.
Tendo feito a massa de milho, reserve-a em um recipiente, pois ela só será usada quando a linguiça já estiver preparada.
Linguiça Frita
Numa panela Tramontina, frite a linguiça na banha de porco, até dourar. Com a linguiça frita, fatie em pedaços ao seu gosto, para então acrescentar à panela a cebola e o alho. Assim que os últimos ingredientes também atingirem um aspecto dourado, abaixe o fogo e acrescente uma pimenta fresca de sua preferência.
Finalização
Quando finalizados todos os processos, adicione a massa de milho verde (sem coar) junto a linguiça na panela. Adicione 500ML de água enquanto mistura os preparos. Logo que a panela começar a ferver, abaixe o fogo e ponha o Queijo Minas. Continue mexendo e adicionando mais água (com cautela) até chegar ao ponto desejado: uma textura cremosa e pastosa.
Finalizar com o cheiro verde picado.
Dica Extra!
No fim da refeição, sobrou Chica Doida? Caso isso venha acontecer, pesca essa dica de ouro para transformar a Chica Doida em outro prato.
Leve a porção restante a geladeira em uma forma ou recipiente quadrado. No dia seguinte, a sua chica doida estará firme ao ponto de corte. Sendo assim fatie-a unte, para em seguida colocá-la em uma assadeira untada. Cubra os pedaços com queijo muçarela e leve ao forno médio-baixo até aquecer bem e dourar o queijo. Sirva esta pamonha de forno de imediato!
Se você gostou dessa dica de receita, confira muitas outras aqui.