Menu


Informática

Como manter a impressora limpa

Publicado em 23/06/2014 às 16:22

Fazer impressão em casa se tornou tarefa simples. Mas quando este recurso falha, a dor de cabeça pode ser grande. Por isso é tão importante manter o equipamento de impressão sempre limpo.

Fazer impressão em casa se tornou tarefa simples. Mas quando este recurso falha, a dor de cabeça pode ser grande. Por isso é tão importante manter o equipamento de impressão sempre limpo.

Um dos fatores que mais ocasionam problemas nos equipamentos de impressão é a falta de limpeza. E você sabe quando realizar uma limpeza de impressora? A gente te conta!

As impressoras jato de tinta demandam por manutenção e limpeza interna a cada seis meses, caso haja uso diário, e anualmente em caso de uso entre uma e duas vezes por semana. As impressoras a laser devem ser limpas ao final de cada tonner ou, se usadas em menor intensidade, o procedimento pode ser realizado a cada dois anos.

No entanto, o processo de limpeza interna não é tarefa simples. Existem diversos encaixes e peças que, caso manuseados de forma incorreta,podem quebrar e fazer com que a tentativa de economia na não contratação do serviço de um profissional, gere ainda mais gastos.

Como limpar o cartucho de tinta da impressora?

Um procedimento simples, que pode ser realizado em casa, é a limpeza dos cartuchos. Sempre que achar necessário, retire-os do carrinho de impressão – com a impressora desligada – e efetue a limpeza da saída de tinta com um cotonete seco. Esse processo já é capaz de retirar o excesso de tinta da peça, melhorando a qualidade de impressão.

Quanto à limpeza externa, nada difere da forma como é realizada em outros aparelhos. Umedeça um pano em água e passe sobre a impressora. Aproveite para limpar a bandeja de papel e o vidro do scanner, caso seja uma impressora multifuncional.

Cuidando bem do equipamento e dando a atenção necessária para que ele não sofra com a falta de limpeza e manutenção, você terá total aproveitamento de tinta, papel e maior durabilidade da impressora.

*Com informações daTec Mundo

Voltar ao topo