Menu


Eletrônicos

Conheça as diferenças entre LED, OLED e QLED

Publicado em 17/05/2019 às 19:45 - Atualizado em

Essas tecnologias te confundem? Vem comigo que vou te explicar

O brasileiro sempre foi apaixonado por TVs. Com o passar dos anos e da tecnologia, elas estão cada vez maiores e com muito mais qualidade de imagem.

Essa evolução é tão rápida que, às vezes, ficamos confusos entre todas as opções que temos e qual é a melhor. São tantas siglas e opções, como LED, OLED e QLED que nos confundimos e crescem nossas dúvidas na hora da escolha.

Preparei um guia para explicar a diferença entre TVs, assim você  fica muito mais confiante quando vier escolher a sua na Novo Mundo.

LED

Também uma sigla em inglês (Light Emitting Diode), também conhecido como diodo emissor de luz. Essas telas basicamente têm o mesmo princípio de funcionamento de uma tela LCD, a diferença é que a iluminação de backlight utiliza diodos emissores de luz.

Esse método apresenta como vantagem o menor consumo de energia. A maneira como a luz utilizada é diferente, cada ponto de luz é iluminado de forma individual e não geral. Isso apresenta uma melhora na imagem aumentando a definição, as cores e o contraste.

OLED

Também uma sigla em inglês, o OLED (Organic Light-Emitting Diode) é praticamente uma evolução do LED (Light Emitting Diode), mas o material é diferente, um diodo orgânico. A principal diferença é que eles não utilizam iluminação traseira geral para todos os seus pixels, sendo assim, os painéis OLED tem emissão de luz própria.

No quesito imagem, essa tecnologia apresenta muitos pontos positivos, como cores mais vivas, brilho e contraste com “pretos mais pretos”. Isso também oferece economia de energia e telas mais finas e flexíveis.

QLED

Chegamos à queridinha do momento, as TVs QLED (ou QD-LED, Quantum Dot Emitting Diodes), elas são as telas de pontos quânticos – partículas de semicondutores extremamente pequenas de nanômetros de diâmetro. Quando elas recebem energia, esses minúsculos cristais emitem frequências de luz, isso possibilita uma enorme variação de cores em ambientes com mais ou menos luz. Isso proporciona cores bem próximas ou 100% iguais as originais e o máximo de detalhes em cada imagem.
Para a experiência ser ainda mais completa e perfeita, ela automaticamente reforça as cores e iluminação da tela, para que as luzes de outros aparelhos e lâmpadas não atrapalhem a visão.

A QLED é uma ótima opção para um público exigente e apaixonado por belas imagens, seja para filmes ou jogos. Ver imagens cada vez mais nítidas e com cores incríveis é o caminho para a sua experiência em casa ser incrível.

São muitas opções para escolher e cada uma com suas vantagens, mas com esse guia ficou muito mais fácil pra você escolher.

E quando for comprar a sua TV, a Novo Mundo tem os melhores aparelhos LED, OLED e QLED pra você.

Voltar ao topo