Você já conhece o cronograma capilar? Não? Então esse post é exatamente o que você precisa. Hoje vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre o cronograma capilar. Certo?
Então, vem comigo.
A primeira coisa que você precisa saber é…
O que é esse tal de cronograma capilar?
O cronograma capilar é uma série de tratamentos que funciona como uma “agenda”, com o objetivo de nutrir, hidratar e reconstruir os cabelos. Ele te ajudar a identificar qual é a maior necessidade dos seus fios, assim você pode focar em suprir essa necessidade e o tratamento se torna mais efetivo.
Porém, diferente dos tratamentos rápidos, o cronograma capilar possui excelentes benefícios a longo prazo, principalmente se seus fios estiverem muito danificados.
Se você tem uma rotina agitada, o cronograma é o tipo ideal de tratamento capilar, fácil de fazer em casa, aliando aos tratamentos realizados no salão de beleza.
Como funciona?
Resumidamente, o cronograma capilar funciona da seguinte forma: durante um mês, você faz 7 hidratações, 4 nutrições e 1 reconstrução nos fios. Isso significa que você precisará lavar a cabeça pelo menos 3 vezes na semana para conseguir aplicar todas as máscaras corretamente.
Vamos entender exatamente o que cada etapa significa:
Hidratação
Em poucas palavras, hidratar significa repor água. Nesta etapa, além de água, o seu cabelo irá receber os nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias. Incluindo a hidratação na sua rotina, você irá livrar os seus fios do ressecamento e irá mantê-los muito mais saudáveis.
Principais ativos para hidratação dos cabelos
-
D-Pantenol
-
Manteiga de Oliva
-
Óleo de Coco Extra Virgem
-
Babosa
-
Aminoácidos funcionais
Nutrição
Essencial para todos os tipos de cabelos, a nutrição é o procedimento responsável por repor lipídios aos fios. Sem o lipídio, os fios ficam sem sua camada protetora e podem se tornar ressecados. Ou seja, nutrir os cabelos garante maciez, flexibilidade, brilho e elimina as pontas duplas.
Principais ativos para nutrição dos cabelos
-
Óleo de Rícino
-
Óleo de Coco
-
Óleo de Argan
-
Óleo de Manga
-
Óleo de Girassol
-
Óleo de Abacate
-
Proteína do ovo
-
Óleo de Amla
-
Azeite de Oliva
Reconstrução
A reconstrução é o tratamento ideal para aquelas pessoas que possuem cabelos quebradiços, finos e porosos graças à química. Esta etapa age repondo a proteína dos fios, especialmente a Queratina.
É a etapa mais potente de todo o cronograma capilar e, portanto, deve ser feita quando houver real necessidade do cabelo, ou seja, somente quanto o seu cabelo está muito danificado e elástico, precisando recuperar a massa capilar como um todo. Do contrário, a cada 15 dias é o período mais indicado.
Principais ativos para a reconstrução capilar
-
Colágeno
-
Creatina
-
Arginina
-
Cisteína
Teste de porosidade
Antes de montar o seu cronograma capilar ideal, você precisa fazer o teste de porosidade para entender exatamente do que o cabelo precisa. Para realizar esse teste é muito simples: basta colocar um pouco de água em um recipiente transparente e, depois, colocar um fio do seu cabelo na água e analisar o resultado.
Se o cabelo boiar, seu cabelo precisa de hidratação.
Se seu cabelo não afundar e nem boiar, ele precisa de nutrição.
Se o fio afunda, você precisa de reconstrução.
Agora que você já sabe tudo sobre o famoso cronograma capilar, é a sua vez de descobrir o que o seu cabelo precisa e começar a seguir o seu próprio cronograma! Depois me conta o que achou! ;)