Escolher o colchão certo é fundamental para garantir uma boa noite de sono e evitar problemas de saúde. Em média, os colchões de espuma duram 5 anos e os de mola 10 anos. Mas esse tempo também pode variar conforme os cuidados que você toma para mantê-lo bem conservado.
Pensando nisso, selecionei algumas dicas para aumentar a vida útil do colchão e garantir que ele esteja sempre limpo e livres de ácaros. Confira:
1. Proteja o colchão
Nem pensar em usar o colchão com a embalagem! Além de desconfortável, manter o plástico não é recomendável, porque não deixa o colchão respirar. O ideal é investir em um protetor de colchão que seja impermeável e anti-ácaros. Desta maneira, além de criar uma barreira contra a absorção de suor e outros líquidos, evitando que a umidade danifique o revestimento em tecido (ou até mesmo sua estrutura) e forme manchas, torna a limpeza mais fácil, já que as capas podem ser lavadas.
2. Trocar a Roupa de Cama
Os lençóis e fronhas, inclusive o protetor, devem ser trocados, pelo menos, uma vez por semana. Isso evita que o colchão acumule suor, odores e outras sujeiras. Afinal, uma das melhores sensações é deitar na cama depois de trocar os lençóis, não é mesmo?
3. Deixe o produto arejar
Deixe o colchão arejar por, pelo menos, algumas horas antes de trocar os lençóis ou arrumar a cama, isso evitará o acumulo de ácaros É recomendado abrir bem as janelas e deixe o ar circular no quarto.
4. Aspire seu Colchão
Não lave o colchão, utilize apenas um aspirador de pó para limpá-lo regularmente, desta maneira você eliminará as células mortas da pele que são peritas em atrair ácaros.
5. Vire o colchão
Verifique se o manual de instruções orienta que o colchão seja virado periodicamente e como isso deve ser feito. Hoje em dia, essa ação não é necessária em todos os modelos. Essa medida de passar o lado dos pés para a cabeceira e virando a face de cima para baixo faz com que a espuma fique mais uniforme e evita que ele “afunde” em pontos específicos.
6. Corra de infiltrações
Em caso de infiltração no ambiente, deixe o colchão o mais longe possível da umidade, fugindo do mofo e da proliferação de ácaros e fungos. Se derramar líquidos no colchão, use papel ou toalha para absorver e limpe-o conforme as instruções do fabricante.
7. Respeite o prazo de validade
Considere o tempo de validade indicado pelo fabricante, mas se perceber sinais de desgastes como deformações na superfície ou molas sensíveis ao toque, é hora de trocar de colchão.
O que deve passar bem longe do seu colchão
1. Levar ao Sol
Evite expor o colchão diretamente ao sol ou ao calor do secador e do ferro de passar, que podem danificar as células da espuma. A luz natural indireta é a mais indicada.
2. Não Sente nas bordas
As espumas e molas componentes de um colchão, possuem resistência quanto a carga distribuída, então evite utilizar seu colchão como cadeira e sentar sempre na mesma borda para não contribuir para a deformação.
3. Não coloque papelão entre o estrado e o colchão
Na cama convencional, o estrado deve conter furos ou aberturas para favorecer a respiração da espuma e evitar o mofo, então nada de plástico ou papelão entre ele e o colchão. É imprescindível que ele tenha contato com o ar.
4. Não faça do seu colchão um trampolim
Deixar as crianças brincarem de pular pode danificar a construção interior do seu colchão. Podendo danificar as espumas ou deslocar alguma mola.
5. Evite comer sobre o colchão
Pode parecer meio óbvio, mas muita gente ainda adota a prática de realizar refeições sobre o colchão. Esse costume é extremamente prejudicial para a sua durabilidade, já que, uma hora ou outra, algo pode ser derramado e restos de comida podem ficar para trás.
ATENÇÃO: E se já estiver na hora de trocar, clique aqui veja este guia que preparei para auxiliar na hora de comprar colchões!
Viu como é muito fácil cuidar do seu colchão e mantê-lo por muito mais tempo? E você, anda cuidando bem do seu? Me conta aqui!