Menu


Eletrodomésticos

Qual a diferença entre Ar-condicionado Inverter e Reverso?

Publicado em 16/10/2018 às 21:10

Descubra as principais diferenças entre a tecnologia Inverter e o sistema reverso do ar-condicionado. Entenda exatamente o que cada um quer dizer e acerte na hora de comprar!

No momento de escolher um aparelho ar-condicionado é possível encontrar diversos modelos, com as mais diferentes funcionalidades e recursos. Neste quesito, um dos pontos que mais geram confusão são as chamadas funções “Inverter” e “Reverso”.

Porém, na verdade, elas se tratam de duas coisas totalmente diferentes uma da outra, não possuindo nem mesmo relação uma com a outra. Por isso, antes de escolher o ar-condicionado ideal para você, é preciso entender o que cada termo quer dizer.

Confira abaixo as diferenças entre os significados:

Convencional:

Quando falamos sobre o ar-condicionado convencional, estamos querendo dizer que a temperatura no ambiente tende a sofrer maior oscilação durante o processo de climatização. Isso acontece graças ao funcionamento intermitente do compressor “Liga/Desliga”, o que acaba ocasionando maior consumo energético.

Além disso, o ar-condicionado convencional precisa de um tempo maior de funcionamento para conseguir atingir a temperatura desejada, se comparada com a tecnologia Inverter.

Tecnologia Inverter:

Com uma tecnologia inovadora, os aparelhos de ar-condicionado inverter vem crescendo cada vez mais no gosto dos consumidores, por conta de suas grandes vantagens quando comparados com os aparelhos convencionais.

Resumidamente, pode-se dizer que a tecnologia Inverter consegue manter a temperatura do ambiente mais constante, pois seu compressor funciona em rotação variável e contínua. Entre seus benefícios, temos: maior conforto, menor nível de ruído e menor consumo de energia, podendo alcançar até 40% de economia em relação aos modelos convencionais.

O ar-condicionado inverter, também consegue atingir a temperatura desejada mais rapidamente graças ao fluido refrigerante (gás), que circula com maior pressão dentro do aparelho, o que resulta em melhor troca de calor.

Confira no esquema abaixo a oscilação de um ar-condicionado inverter e um convencional:

POST-BLOG AR COND

Sistema reverso ou Ciclo reverso

Apesar do nomes se parecerem, o sistema reverso não tem nada a ver com  a tecnologia inverter. O chamado ciclo reverso é um recurso dos aparelhos que permite não só o resfriamento do ambiente, mas também o aquecimento. Normalmente, este recurso é indicado como função “Quente/Frio” na descrição do produto.

Agora não vai ter mais confusão na hora de escolher o seu aparelho. Nem todo ar-condicionado inverter tem o ciclo reverso e nem todo reverso possui a tecnologia inverter. Porém, por se tratarem de coisas diferentes, é possível encontrar em um mesmo aparelho, ambas as tecnologias. Viu como é fácil?

Voltar ao topo