Menu


Dicas

Tipos de panela e a importância de um bom revestimento

Publicado em 20/05/2021 às 22:16

Dos chefs amadores aos mais renomados, todos têm algo em comum: a vontade de fazer o melhor prato possível e a necessidade de uma boa panela para a mágica acontecer. Além de saber qual é a panela ideal para o momento, é preciso entender sobre os seus tipos de revestimentos e materiais e, por isso,…

Dos chefs amadores aos mais renomados, todos têm algo em comum: a vontade de fazer o melhor prato possível e a necessidade de uma boa panela para a mágica acontecer. Além de saber qual é a panela ideal para o momento, é preciso entender sobre os seus tipos de revestimentos e materiais e, por isso, a Novo Mundo veio te ajudar e, claro, dar dicas de produtos incríveis para você levar pra casa e preparar os melhores sabores!

Tipos de panela mais tradicionais

Panela convencional

É a panela que possui o cabo pegador. Disponível em diversos tamanhos é ideal para o preparo de alimentos mais simples, rápidos  e práticos.

Caçarola

Disponível diversos tamanhos e capacidades de comportar alimentos, as caçarolas são o tipo de panela que têm duas abas laterais, ao invés das tradicionais, que possuem um cabo pegador. Com tampa, a panela é uma das melhores para fazer o preparo de um bom cozido mais demorado, como carnes, ensopados ou o tradicional arroz.

Frigideira

Uma das mais diferentes e ao mesmo tempo tradicionais panelas é a frigideira. Esse recipiente é basicamente essencial em uma casa de família! Ideal para preparar comidas em formato de redondo, como o omelete e a tapioca, também é a melhor panela para grelhar alimentos como filés e petiscos.

Materiais mais indicados para determinados alimentos

Para extrair melhores resultados da sua panela, se atente ao material e ao revestimento dela e mantenha o sabor da melhor maneira possível.

Tipos de panela e a importância de um bom revestimento

  • Frituras e grelhados são uma boa pedida em panelas de titânio ou teflon, pois dispensam a presença do óleo. É importante que a panela esteja em boas condições!
  • Sopas e caldos são excelentes opções de prato para se fazer em panelas de vidro, cerâmica ou barro, já que elas conservam bastante o calor. Cuidado com as panelas de vidro, elas são mais fáceis de queimar o alimento durante o processo!
  • Panelas esmaltadas são as melhores para preparo de carnes e cozidos, pois não liberam toxinas mesmo em cozimentos mais demorados.
  • Arroz e acompanhamentos podem ser tranquilamente feitos em panelas de alumínio, mas é importante não usar alimentos ácidos, o que pode influenciar na liberação de toxinas.
  • Prefira panelas com cozimento a vapor para preparar legumes e verduras.Desse jeito, os vegetais não perdem nutrientes e ficam saborosos.
  • Feijão e outros molhos podem ser preparados em panelas de ferro, isso ajuda na conservação do ferro do alimento, mantendo-o nutritivo. Para molhos ela se destaca por conservar bem a temperatura.

A Novo Mundo espera que você tenha adorado aprender mais sobre os tipos de panelas e revestimentos. Você pode aprender mais ainda em nosso canal do YouTube, onde preparamos um conteúdo exclusivo para você conhecer incríveis opções de panelas e curiosidades sobre elas. Assista agora! É só dar um pulinho em nosso canal e aproveitar!

Voltar ao topo