Menu


Fogão

5 receitas de chips para todos os gostos

Publicado em 26/10/2018 às 19:51

Cenoura, abobrinha, batata doce, couve e até banana são opções de chips caseiros para fugir dos salgadinhos industrializados. Confira!

Quem não ama batatinha chips?  ❤  Elas são sequinhas, crocantes e fazem o maior sucesso entre crianças e adultos. Mas apesar de serem gostosos, os salgadinhos industrializados não são nem um pouco saudáveis. Então, que tal você mesmo preparar seu próprio salgadinho?

É possível preparar chips deliciosos de três formas diferentes: frito, assado no forno convencional e no micro-ondas. Para conseguir que eles fiquem durinhos e crocantes, siga as minhas dicas:

box blog chips
Confira a seleção que separei com 5 receitas simples e saudáveis de chips para todos os gostos que você pode servir puro, em refeições salgadas, nas sobremesas, para petiscar e até para levar na bolsa, como lanche. Experimente, sem falta!

1. Chips de couve

Ingredientes:

– 1 punhado de folhas de couve;
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem;
– Sementes de gergelim;
– Sal marinho integral.

Modo de preparo:

Lavar, enxugar e cortar em pedaços as folhas de couve. Coloque-as em uma assadeira e regue com azeite, sal e sementes de gergelim. Cozinhe a 150° C por 25-30 minutos, até que fiquem crocantes.

2. Chips de cenoura

Ingredientes

– 2 cenouras grandes
– Sal marinho integral
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

Modo de preparo

Descasque e lave as cenouras. Corte em tiras finas com um descascador de batatas. Despeje em uma tigela e tempere com sal e azeite de oliva. Misture-as delicadamente e coloque-as em uma assadeira com papel manteiga. Asse em forno a 140°C por 45 minutos, até que fiquem douradas e crocantes.

3. Chips de banana

 

Ingredientes

– 3 bananas maduras;
– ½ limão;

Modo de preparo:

Descasque as bananas. Corte-as em fatias de espessura inferior a meio centímetro. Coloque-as em uma tigela e regue-as com o suco de meio limão. Leve-as ao forno a 170° C por cerca de 50 minutos ou até que estejam crocantes e desidratadas.

Dica: Também é possível fazer banana chips doce, frita ou assada.

4. Chips de abobrinha

Ingredientes:

– 1 abobrinha, cortada em finas fatias;
– 1 colher de sopa de vinagre de cira ou branco;
– 1 1/2 colher de chá de azeite de oliva;
– Sal marinho a gosto.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 90°C. Misture bem a abobrinha fatiada, vinagre e azeite em uma tigela média. Deixe descansar por 10 minutos. Coloque as fatias de abobrinha em uma assadeira (ou mais) forrada com papel manteiga e polvilhe uniformemente com o sal.

Asse em forno a 90°C por duas horas a duas horas e meia ou até as chips estarem secas, crocantes e levemente douradas, virando-as na metade do tempo. Retire do forno e espere esfriar completamente.

5. Chips de batata doce

Ingredientes

– 2 batatas doces
– 1 ou 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
– 1 pitada de sal (opcional)

Modo de preparo

É a alternativa que mais se aproxima da batata frita. Os chips de batata-doce não são fritos, mas vão agradar até mesmo aos fãs mais fiéis à batatinha. Descasque as batatas doces. Corte-as em fatias finas. Arrume-as em uma assadeira sobre papel manteiga e cozinhe a 180° C por cerca de 50 minutos por 1 hora, até que estejam crocantes e douradas, tomando cuidado para não queimá-las.

 

Confesse: Terminou de ler a matéria com água na boca, não é verdade? Mas não fique só na vontade não. Mão à obra! Clique aqui e confira uma lista com várias receitas saudáveis.

Voltar ao topo