img

9 dicas para você tirar fotos incríveis com seu celular

Confira algumas técnicas simples para aproveitar o máximo da fotografia usando a câmera do seu celular e que vão ajudar você a fazer lindas imagens

6 meses atrás
9 dicas para fazer ótimas fotos pelo celular

Em tempos de selfie, é difícil encontrar quem não goste de registrar todos os momentos e dividi-los com os amigos e seguidores nas redes sociais. E com os avanços tecnológicos basta ter um celular na mão para poder tirar foto de qualquer coisa e de qualquer jeito, certo com muita qualidade? Não é bem assim! De nada adianta ter um smartphone com tantos recursos se a pessoa por trás do aparelho não souber tirar o melhor aproveito dele.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a fotografar melhor com o celular e que fazem muita diferença na hora de tirar aquela foto bem elaborada. Confira:

 1. Conheça as configurações da câmera

Não dá pra fazer boas fotos com celular se você não entender as funcionalidades do seu aparelho não é mesmo? Então antes de começar a fotografar é importante conhecer o que seu celular pode te proporcionar. Muitos aparelhos vêm repletos de opções de configuração que permitem melhorar, e muito, a qualidade de uma imagem. Além disso, verifique se a qualidade das fotos está no máximo, já que muitos celulares limitam a resolução da câmera para preservar memória do aparelho.

2. Use grades

Regra dos Terços no celular

Quase todo aplicativo de smartphone vem com a função “grade” (gridlines), que, como o nome sugere, coloca algumas linhas sobre a imagem antes que a foto seja tirada. São três linhas horizontais e três verticais que dividem a tela em nove partes. Os pontos onde essas linhas se cruzam são os chamados pontos de ouro. Ou seja, pontos em que seu olho prestará mais atenção. Então a dica é colocar o objeto principal da sua foto em um desses pontos. Esse recurso permite ainda verificar se linha do horizonte esta torta.

3. Defina o foco

A primeira coisa a ser conferida quando se usa a câmera do celular é o foco. A maioria das pessoas ignoram esse passo essencial e confia no processo de tomada de decisão da câmera, mas nem sempre dá certo. Dê tempo para que o seu smartphone focalize com um pouco mais de precisão. Afaste-se, aproxime-se, teste até obter o melhor foco.

4. Experimente todos os ângulos possíveis

 

Fotos com celular oferecem uma mobilidade muito maior que com as câmeras DSLR, o que significa mais liberdade para experimentar novos ângulos, tanto da câmera quanto do objeto. Movimente-se até encontrar o ângulo para tirar a foto. fotografia é uma arte apaixonante, então se deixe levar, experimente, descubra e vá além do automático. O simples fato de você se curvar, esticar ou abaixar pode melhorar bastante suas fotos.

 5. Teste o HDR

Uma das configurações disponíveis em muitos celulares é o HDR (High Dynamic Range). O HDR é uma função que permite que o celular tirar três fotos e as comprima resultando numa imagem. Por isso que quando essa função é ativada seu celular leva um tempinho a mais para bater a foto. Essas três imagens serão capturadas com iluminação baixa até alta e é justamente essa variação que cria a mágica do HDR. O resultado deve ser uma foto mais fiel ao que você vê e com melhor aproveitamento da luz.

6. Use o flash corretamente

O uso do flash sem moderação pode prejudicar a composição da imagem. Esse artifício só é recomendado em situações de baixíssima iluminação, pois o flash dos celulares, ao contrário das câmeras profissionais, possui um curto alcance e pode atrapalhar o balanço de cores, criando muita sombra e contraste na foto. Mas se não for possível fugir do uso do flash, recomendamos que utilize a luz de outro celular para iluminar o objeto a ser fotografado de um ângulo não tão frontal ou mais afastado, e não o da própria câmera, para que a iluminação da imagem fique mais natural.

7. Evite o zoom do celular

As câmeras na maioria dos smartphones oferecem zoom digital em vez de zoom óptico. Ao contrário de máquinas fotográficas comuns, a lente não é projetada para frente durante o zoom. Isso significa que o objeto é apenas ampliado, tendo suas bordas recortadas e a imagem pixelada, distorcida e com baixa qualidade. O recomendado é chegar o mais próximo possível do objeto que você deseja fotografar. Outra opção é tirar a foto normal e depois recortá-la em um editor de fotos.

8. Mantenha a lente limpa e desobstruída

Parece uma coisa tão óbvia, e por isso é tão importante. O manuseio constante dos smartphones pode deixar a lente suja ou embaçada, o que afeta a qualidade das fotos. Manter uma lente limpa é essencial para ter fotografias mais nítidas. Lenços de microfibra são ideais para limpar o vidro das lentes do celular sem deixar riscos. Além disso, evite usar capinhas e acessórios que cubram a lente, mesmo que parcialmente, pois podem atrapalhar o foco.

9. Edite as fotos do celular

Fotos de celular podem melhorar consideravelmente com uma pequena edição. Você provavelmente não será capaz de fazer montagens e edições mais avançadas no telefone, mas existem muitos aplicativos gratuitos ou baratos disponíveis que transformarão seu celular em um mini estúdio de fotografia. Só não exagere, o importante é ter bom senso e fazer edições que deixem a foto com aspecto natural!

E aí, gostou das nossas dicas? Então procure praticá-las sempre que for fotografar com seu celular para capturar aquela foto perfeita e indescritível. Mas lembre-se que a câmera do seu celular é uma extensão do seu olhar. Então seja original e mostre a sua visão para o mundo!

Não deixe de compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais. Assim todo mundo vai fazer ótimas fotos pelo celular!

Facebook (facebook.com/novomundo)

Instagram (instagram.com/novomundooficial)

Twitter (twitter.com/novomundo)

YouTube (youtube.com/lojasnovomundo)

 

Leia Também
  • capa_blog

    Conheça 8 Aplicativos Para Economizar nas Compras Pela InternetAcessórios para celular

  • foto mae 3 blog

    Guia de Presentes: dicas de presentes para surpreender sua mãeAcessórios para celular

  • Moto G6

    Confira todos os detalhes da nova geração do Moto GAcessórios para celular

  • Imagem: Divulgação

    6 aplicativos que facilitam a vida da mulher modernaAcessórios para celular