Menu


Dicas

Férias: ideias para se divertir com as crianças sem gastar muito

Publicado em 11/01/2019 às 20:54

Confira ideias para entreter a criançada nas férias gastando muito pouco

Você não sabe o que fazer nas férias escolares para entreter seus filhos que vão passar mais tempo em casa, sem perder o controle do orçamento? As opções de dar às crianças férias inesquecíveis, repletas de diversão e aprendizagem, sem gastar muito são inúmeras. São vários brinquedos, jogos e atividades que você pode fazer de forma barata e criativa.

Confira algumas sugestões e faça algo super legal com os pimpolhos:

1 – Passeios culturais:

Visita a bibliotecas, museus, planetários, que, além de serem baratinhos são atividades educativas, podem render uma boa diversão. Escolha lugares novos e interessantes para a criança. Também vale ficar de olho na programação cultural da Secretaria de Cultura de sua cidade ou nos Sescs para saber o que esses órgãos oferecem de atrações no mês de janeiro.

2 – Teatrinho:

Criem fantasias misturando roupas, inventem personagens, pensem na história, improvisem um palco no quintal ou em outro cantinho aconchegante e boas risadas.

3 – Massinha de modelar:

Faça em casa: misture 4 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, 1 e 1/2 xícara de água, 1 colher de chá de óleo e amasse bem até ficar boa para modelar. Pronto. Aí é só separar em algumas porções, usar corante alimentício para tingi-las e começar a brincadeira. Para conservar a massinha, guarde em sacos plásticos ou em potes bem tampados.

4 – Corredor de barbante:

Crie uma missão impossível: ao longo de um um corredor, prenda fios de barbante de uma parede a outra em diversas direções, como as luzes de um alarme. Depois, desafie a criança a atravessar o corredor sem tocar os barbantes.

5 – Karaokê:

Não há nada tão divertido como uma sessão de karaoke com as crianças. Faça uma playlist com as músicas preferidas de vocês e proponha um concurso de canto e dança.

6 – Sessão de cinema:

Faça uma votação entre todos para definir o filme favorito e improvise uma sessão de cinema em casa. Você pode até mesmo ter um tema para o dia: filmes de animais ou aventuras, por exemplo. Prepare pipoca e outras guloseimas e se aconchegue com os pequenos.

7 – Cozinhar em família:

Gosta de cozinhar? Então leve as crianças para a cozinha para fazer bolos, biscoitos, espetinhos de frutas confeitados ou o que preferirem.

8 – Acampamento em casa:

Uma boa ideia de brincadeira sem sair de casa é montar a barraca de camping na sala, no quarto ou no quintal, só por ser diferente. Quem não tem uma barraca de camping, pode improvisar com colchões, lençóis e travesseiros. Para entrar no clima, vocês ainda podem desligar as luzes e usar uma lanterna para ajudar a ler, brincar ou contar histórias.

9 – Guerra de balões d’água:

Encha alguns balões (bexigas) de água até a metade e amarre-os. Separe os participantes em times e estejam prontos para se molhar e se divertir bastante.

10 – Piquenique:

Prepare uma cestinha com as guloseimas preferidas de vocês. Escolha um parque ou uma pracinha legal. Não esqueça de levar uma toalha grande para acomodar os comes e bebes.

11 – Bicicleta, patins, skate:

Se a criança já gosta desse tipo de atividade, encontre um novo parque ou praça e vá brincar com ela. Também é possível ensinar um novo esporte ou procurar aulas para toda a família.

12 Cultivar uma mini-horta:

Ponha a jardinagem em dia com a ajuda das crianças. Pode ser no quintal ou em pequenos vasinhos. As mudas podem ser feitas com alimentos que vocês tem em casa (manjericão, hortelã, salsinha, alecrim, alho poró, cebola, etc.). Veja mais dicas aqui. Elas vão adorar poder mexer na terra e na água!

 13 – Fazer e soltar pipa:

Veja tutoriais na Internet ensinando a fazer pipas. É simples (basta um pouco de papel de seda, cola, tesoura e alguns palitos) e a fabricação das pipas já rende muita diversão. Depois é só procurar uma área próxima livre de fiação elétrica e brincar ao sabor do vento.

14 – Esconde-esconde e pega-pega:

Você deve ter brincado disso na infância. E pode acreditar: as crianças ainda adoram esse tipo de passatempo. Ainda mais se você entrar na correria com elas.

15 – Faça brinquedos

Um meio de estimular a criatividade é propor que as crianças fabriquem seus próprios brinquedos. Garrafas pets por exemplo, assim como outros materiais recicláveis podem se transformar em boliche, bilboquê, cai não cai, jogo de argola. Na internet você vai encontrar diversas ideias e tutoriais, ensinando como reutilizar os materiais.

16 – Festa do pijama:

Convide sobrinhos e filhos de amigos para uma festa do pijama. Crie gincanas e conte histórias aos pequenos. Vai ser uma verdadeira festa.

Agora me conte aqui: que brincadeira você está fazendo com seus filhos? E não deixe de também ler sobre 5 brincadeiras para estimular o desenvolvimento das crianças!

Voltar ao topo