Menu


Beleza & Saúde

Novembro azul: mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Publicado em 01/11/2018 às 21:26

O Novembro Azul é uma campanha de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce. Confira!

Depois de um mês dedicado à prevenção do câncer de mama, em novembro as atenções se voltam à saúde do homem. O objetivo da campanha Novembro Azul é conscientizar a população sobre a importância da realização de exames preventivos para combater o câncer de próstata, aumentando as chances de cura.

E apesar de ter 90% de cura quando diagnosticada em estágio inicial, muitos homens preferem não conversar sobre o câncer de próstata, por medo ou por desconhecimento. Então, para desmistificar o tema, selecionei alguns mitos e verdades sobre o tema. Confira:

Novembro azul

Conheça a doença

O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Uma glândula localizada na região pélvica do homem, com função de produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides.

Quando há presença de câncer, a glândula endurece, mas no começo não há sintomas. Eles só costumam aparecer no estágio avançado, por isso é fundamental que se faça os exames preventivos anualmente a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família).

Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames além do PSA, como ultrassom transretal e biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Na fase inicial, alguns homens podem ter sinais semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar, necessidade de fazer xixi mais vezes durante o dia ou à noite.

Já na fase avançada, podem surgir jato urinário fraco ou interrompido, sangue na urina ou no líquido seminal (sêmen), disfunção erétil, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés e dor nos ossos, como ombros, quadril e coxas.

Prevenção

Manter hábitos saudáveis é a melhor forma de evitar a doença. Uma alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, aliada à uma ingestão menor de gordura, ajudam a diminuir o risco de câncer.

Da mesma forma, fazer uma atividade física ao menos 30 minutos por dia, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar, são algumas das recomendações que ajudam a prevenir contra essa e outras doenças.

Uma informação importante no caso do câncer de próstata é a hereditariedade como fator relevante. Caso haja algum parente próximo, pai ou irmão, com a doença antes dos 60 anos, o risco de se ter a doença aumenta entre 3 e 10 vezes, se comparado à população em geral.

Detecção

É aconselhado que todos os homens a partir dos 50 anos devam procurar um urologista para definir a rotina de avaliação, após discutirem suas vantagens e desvantagens. Aqueles com história de câncer de próstata na família (pai, irmãos, tios) e/ou da raça negra devem iniciar essa avaliação aos 45 anos, devido ao maior risco associado.

A avaliação deve ser feita através do toque retal, onde o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, e através do exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata.

Você tem mais alguma dúvida sobre o tema? Me pergunte aqui!

Voltar ao topo