img

Volta às aulas: cuidados para a compra de material escolar

Confira 8 dicas e cuidados na hora de comprar o material escolar das crianças

9 meses atrás
material escolar

Quem tem filho em idade escolar sabe: o início do ano letivo traz muitos preparativos, entre eles, os gastos com materiais escolares. São cadernos, livros, lápis de cor, mochila e tantos outros itens que pesam no bolso dos pais no final do mês.

Porém, um pouco de organização, pesquisas e cuidados essenciais podem fazer toda a diferença na hora de escolher itens de qualidade e garantir os melhores preços. Confira algumas dicas:

 1) Veja o que dá para reaproveitar

Antes de comprar o material, é preciso verificar o que já tem e o que pode ser reutilizado Essa é uma questão de sustentabilidade e também de economia. Um conjunto de lápis de cor do ano passado, um caderno que não foi todo preenchido e a mochila que está em bom estado podem ser reutilizados no novo ano escolar.

2) Pesquise os preços

Não deixe de fazer pesquisas de preços em papelarias, bazares, lojas de departamentos e pela internet. Os preços variam muito de uma loja para outra, e por isso a boa e velha pesquisa é um método eficiente de garantir o melhor preço. Além disso, não saia para as compras de material escolar sem uma lista. Com a lista em mão, tente não fugir dela.

 

3) Evite levar as crianças

É sempre muito difícil resistir à tentação de comprar esse ou aquele material que traz estampado seu herói ou sua princesa favorita. Então evite levar os pequenos, mas se tiver que levá-los, converse antecipadamente antes das compras para explicar a situação financeira da família e quanto poderão gastar com o material escolar. Agindo assim você estará os educando financeiramente.

4) Encape livros, cadernos e dicionários

Encapar o material pode ser trabalhoso, mas vale a pena! Isso porque evita que as capas criem orelhas, descasquem ou sujem. A medida pode fazer com que eles durem anos a fio, podendo até ser doados para outras crianças.

5) Etiquete os itens

Cada lápis que seu filho perde é um gasto a mais que você terá ao longo do ano. Colocar seu nome é uma medida simples para que, em caso de perda, o material possa ser encontrado.

6) Faça um checklist de cuidados

Defina quais regras a criança terá que cumprir para manter o material bem conservado. Coloque-as em uma lista, que pode ser impressa e colada em um lugar que a criança terá acesso frequente. Algumas das medidas que podem entrar na lista são:

- Lave e enxugue as mãos antes de manusear o material;
- Use sempre os dois lados das folhas;
- Aponte o lápis somente quando necessário;
- Guarde os cadernos na mochila sempre fechados;
- Mantenha a mochila organizada;
- Guarde todos os lápis, canetas, lapiseiras e afins no estojo.

8) Organização

Mantenha o material escolar bem organizado. Nada de jogar tudo na mochila! Cada item precisa ser colocado em seu devido lugar. O mesmo vale para aqueles materiais que ficam em casa. Que tal criar um espaço fixo para que elas organizem seus pertences e não os deixem espalhados em qualquer lugar?

Com o retorno das atividades escolares, voltam às dúvidas na hora de montar o cardápio da criançada. Aproveite para aprender alguns truques para deixar a lancheira do seu filho apetitosa e muito mais nutritiva clicando aqui. 

 

Gostou das  dicas para economizar? Me conta aqui o que você está fazendo para economizar. 

 

 

Leia Também
  • Estimule a criatividade

    Estimule a criatividade e o foco do seu filho com essas atividades.Dicas

  • BLOG

    O que você precisa pra cozinhar com facilidade?Dicas

  • PANELAS

    Tudo o que você precisa saber para as suas panelas durarem mais!Dicas

  • BLOG

    Como montar uma mesa de jantar harmoniosaDicas