Menu


30 filmes brasileiros para ver pelo menos uma vez na vida (+ bônus)

Publicado em 19/06/2018 às 19:17

Chega de dizer que não tem nada para assistir. Confira a seleção de filmes brasileiros que listamos para você e dê uma chance ao cinema nacional

 

No dia 19 de junho é comemorado o dia do Cinema Brasileiro e o que seria melhor para comemorar esse dia do que assistir a algumas das grandes produções que são nossas? No entanto, há quem torça o nariz quando o assunto é cinema nacional, mas se você ainda não deu uma chance para os filmes brasileiros ou quer tirar um dia para rever algumas dessas obras-primas, então, prepare a pipoca e confira abaixo a lista que separamos com 10 filmaços brazucas:

 

1- Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)

O longa que fala sobre a luta contra os grandes latifundiários, sobre o Nordeste e sobre religião entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Confira o trailer.

2 – Central do Brasil (1998) 

O filme Central do Brasil conta a emocionante história de amizade entre uma mulher (Fernanda Montenegro) e um garoto (Vinícius de Oliveira) que deseja encontrar a sua família após a trágica morte de sua mãe. Confira o trailer.

3 – O Auto da Compadecida (2000)

Ambientado no sertão nordestino, uma das maiores comédias do cinema brasileiro se apropria dos personagens típicos das histórias de cangaceiros, retratando uma aventura de amor e redenção dos personagens João Grilo (Matheus Nachtergale) e Chicó (Selton Mello). Confira o trailer.

4 – Cidade de Deus (2002)

O longa indicado a quatro Oscars, faz um retrato da violência nas favelas cariocas. Mais que isso, a obra aborda questões como racismo e desigualdades sociais. Filme obrigatório para todo amante do cinema. Confira o trailer.

5 – Carandiru (2003) 

Outro grande sucesso do cinema nacional, Carandiru é uma adaptação do livro Estação Carandiru, escrito pelo médico Drazio Varella, e que mostra um pouco da dura realidade das carcerárias do Brasil. Confira o trailer.

6 – Lisbela e o Prisioneiro (2003)

A trama “Lisbela e o Prisioneiro” tece uma fábula romântica sobre um malandro conquistador e uma mocinha sonhadora, que rege sua vida de acordo com os filmes de Hollywood. Confira o trailer.

7 – Olga (2004)

O filme narra à história de Olga Benário (Camila Morgado) uma Judia alemã e militante no período nazista que foge para Moscou, onde é treinada e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil. Na viagem, os dois se apaixonam, enquanto planejam a morte do então presidente Getúlio Vargas. Confira o trailer.

8 – O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

O longa usa o olhar de uma criança como fio condutor para retratar os efeitos da ditadura dentro das famílias. O protagonista, um menino de doze anos apaixonado por futebol, é deixado pelos pais, militantes de esquerda, na casa do avô. Enquanto espera a volta deles, o garoto começa a perceber o mundo a sua volta. Confira o trailer.

9 – O Cheiro do Ralo (2006)

A comédia mostra Lourenço (Selton Mello), um dono de uma loja de objetos usados que se diverte com as desventuras de seus clientes. A obra foi muito premiada e chegou a ganhar o Prêmio de Melhor Filme na Mostra de Cinema de São Paulo. Confira o trailer.

10 – Tropa de Elite (2007)

A trama do capitão Nascimento (Wagner Moura) retrata a luta diária da Polícia contra o crime nas favelas do Rio de Janeiro, sem falar nos desvios dos próprios policiais. O foco da narrativa está principalmente no BOPE, batalhão de elite da polícia. Confira o trailer.

11 – Estômago (2008)

A comédia dramática conta a história de Raimundo Nonato, que foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Confira o trailer.

12 – Meu nome não é Johnny (2008)

O filme é baseado na história real de um jovem de classe média, filho de um ex diretor do Banco Nacional e que se tornou um grande traficante de drogas no Rio de Janeiro, no início dos anos 90. Confira o trailer.

13 – Homem do Futuro (2011)

O filme conta a história de um cientista infeliz que foi humilhado em uma festa e perdeu Helena, o grande amor de sua vida. Certo dia, em um de suas experiências, um invento seu permite que faça uma viagem no tempo para tentar mudar seu destino. Confira o trailer.

14 – Assalto ao Banco Central (2011) 

Inspirado no maior roubo do século no Brasil, em Fortaleza, no Ceará, o filme aborda a preparação da quadrilha para o assalto até a investigação da Polícia Federal. Os assaltantes responsáveis pelo roubo levaram dos cofres do Banco Central, em 2005, cerca de 165 milhões de reais. Confira o trailer.

15 – O Palhaço (2011)

O longa conta a história vivida pelo palhaço Benjamin e seu pai Valdemar num circo mambembe durante os anos 70. Benjamin, então, decide viver como um funcionário comum e isto afeta todos ao seu redor e ele próprio. Confira o trailer.

16 – Gonzaga – De Pai Para Filho (2012)

O diretor Breno Silveira apresenta a incrível história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, onde encontros e desencontros separaram e uniram pai e filho. Confira o trailer.

17 – 2 Coelhos (2012)

O filme de ação apresenta a história de Edgar (ator Fernando Alves Pinto) que, cansado de viver espremido pela criminalidade e pelo poder público corrupto, resolve colocar bandidos e políticos gananciosos em conflito. Confira o trailer.

18 – Colegas (2013)

Grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado, em 2012, esse é o primeiro filme brasileiro protagonizado por atores com síndrome de Down. A comédia conta a história de jovens que viviam juntos em um instituto e que um dia, decidem fugir para realizar seus sonhos individuais e acabam se envolvendo em muitas aventuras e confusões. Confira o trailer.

 19 – Faroeste Caboclo (2013)

Baseado no clássico da banda Legião Urbana, o filme ambientado em Brasília, conta a história do fora da lei João de Santo Cristo e seu envolvimento com a estudante Maria Lúcia. Confira o trailer.

20 – A Busca (2013) 

O longa conta a vida de um médico que vê sua vida desabar ainda mais após o desaparecimento do filho que fugiu de casa. Com isso, ele viaja Brasil adentro em busca de autoconhecimento e grandes descobertas à procura do primogênito. Confira o trailer.

21 – Minha Mãe é Uma Peça (2013) 

A trama é uma adaptação de uma peça teatral que acompanha a vida da hilária Dona Hermínia, uma dona de casa que foi trocada pelo marido por uma moça mais jovem com dois filhos adolescentes. Sem saber o que fazer e filhos para cuidar, ela busca preocupações onde não tem. Confira o trailer.

22 – O Lobo Atrás da Porta (2013)

O longa-metragem inspirado no caso policial “A fera da Penha” mostra a história de um homem, sua mulher e a amante dele que são interrogados numa delegacia. Seus depoimentos vão tecendo uma trama de amor passional, obsessão e mentiras que levará a um final inesperado. Confira o trailer.

23 – Operações Especiais (2014)

O filme mostra a história de um grupo de ações especiais da polícia que são mandados para trabalhar em São Judas do Livramento, cidade no interior do estado do Rio de janeiro, que vive uma onda de crimes sem precedentes. Entre os agentes selecionados está Francis, uma investigadora novata que precisa provar que tem valor. Confira o trailer.

24 – Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Ele é baseado num cruta-metragem sobre um menino deficiente visual que se apaixona por um garoto que acabou de entrar no colégio em que estuda. Confira o trailer.

25 – Entre Nós (2014) 

O filme possui uma história interessante, com uma reunião de amigos 10 anos depois da morte de um deles. A história é pesada e melancólica, boa para uma tarde chuvosa. Confira o trailer.

26 – S.O.S Mulheres ao Mar (2014)

Uma comédia que mostra a saga de Adriana que quer reconquistar o ex-marido Eduardo seguindo-o em um cruzeiro, junto com a irmã Luiza e a empregada Dialinda. Porém o trio acaba se deparando com situações e pessoas que fazem mudar suas vidas. Confira o trailer.

27 – Boa Sorte (2014) 

Boa Sorte é um drama sobre vidas destruídas pela dependência química e por lares em colapso. Mas é também um filme que consegue encontrar doçura no amor de um jovem que, até então perdido, finalmente se encontra com Judite, uma portadora de HIV autrodestrutiva. Confira o trailer.

28 –  Que Horas Ela Volta? (2015)

O filme promove um debate sobre a segregação social no Brasil. A obra faz o telespectador refletir sobre as desigualdades sociais através da história da empregada doméstica Val. Confira o trailer.

29 – Ponte Aérea (2015)

O filme inspirado pelo livro “Amores Líquidos” mostra a dificuldade dos jovens em criar laços duradouros e sua resistência em enfrentar questões da vida adulta. O filme foge dos clichês de filme de romance. Confira o trailer.

30 – Entre Abelhas (2015)

O filme relata o processo de separação entre um casal. Bruno, um editor de imagens recém-separado da mulher, começa a perceber que as pessoas ao seu redor estão ficando invisíveis. Com a ajuda da mãe e do melhor amigo, ele tentará descobrir o que se passa em sua vida com o intuito de encontrar uma solução para o seu problema. Confira o trailer.

BÔNUS TRACK:

31 – Nise – O Coração da Loucura (2015)

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte. Confira o trailer.

32 – Loucas para Casar (2015)

O longa é uma comédia que conta a história de uma secretária, já nos seus 40 anos, que namora o chefe há três, com tranquilidade, até descobrir que ele tem duas amantes. Confira o trailer.

33 – Aquarius (2016)

O filme dos gêneros drama e suspense aborda temas como especulação imobiliária, passagem do tempo e memórias, e discute ideias pré-concebidas sobre a vida e sexualidade de uma mulher na terceira idade. Confira o trailer.

34 – Bingo – O Rei das Manhãs (2017)

A dramédia livremente inspirada na vida de Arlindo Barreto, um dos mais polêmicos intérpretes do palhaço Bozo na década de 1980. Vladimir Brichta interpreta o homem que sempre perseguiu a fama, mas se vê preso ao anonimato por causa de uma cláusula de contrato. Confira o trailer.

35 – Todas as razões para esquecer (2018)

Da psicanálise cognitiva ao Tinder, passando pelo tarja-preta, Antônio faz o possível (e o impossível) para controlar os próprios sentimentos e esquecer Sofia, sua ex.

E aí cinéfilo, qual o seu filme nacional favorito? Já assistiu todos da nossa lista? Deixe sua sugestão de filme nacional nos comentários e compartilhe essa lista toda vez que alguém te falar que filme brasileiro é ruim.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas dicas:

Facebook (facebook.com/novomundo)

Instagram (instagram.com/novomundooficial)

Twitter (twitter.com/novomundo)

YouTube (youtube.com/lojasnovomundo)

Twitter (twitter.com/novomundo)

Voltar ao topo