Menu


Informática

6 Dicas para não cair em “fake news”

Publicado em 01/04/2019 às 21:02

Separei algumas dicas pra você fugir das fake news e aprender a reconhecê-las.

Fake news são notícias falsas, que possuem uma incrível capacidade de alcance e viralização. A suas principais características são o total descompromisso com a verdade e  forte apelo emocional, que servem como isca para as pessoas não só acreditarem, mas também compartilharem.

As fake news não são um fenômeno recente, o seu crescimento atual é devido às redes sociais que são cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Pra você fugir das fake news e aprender a reconhecê-las, separei algumas dicas:

1 – Não acredite em títulos muito exagerados

Geralmente é nessa primeira chamada que mora o perigo. Sempre desconfie de títulos exagerados, formados por palavras, frases ou números fora do comum, que causam impacto. Eles são justamente pra chamar a atenção do público e ganhar o seu clique ou compartilhamento.  Procure ler toda a matéria e não só a chamada, pois ela pode não ser exatamente como o título sugere.

2 – Procure a data de publicação

Às vezes, muitas notícias são requentadas, são notícias antigas e realmente verdadeiras, mas são republicadas sem contexto.

3 – Sempre verifique a fonte da informação

A fonte é algo muito importante à se analisar quando se trata de notícias. Fontes desconhecidas ou que não se revelam, sempre merecem desconfiança. Procure confirmar o conteúdo em grandes portais de notícias ou as referências do autor que está publicando.

4 – Cuidado com discursos de ódio e preconceito

É muito comum fake news incentivarem algum tipo de preconceito ou discursos de ódio. Esse tipo de notícia só ajuda a reforçar diferenças através do ódio, por isso, muito cuidado.

5 – Desconfie de certos formatos de vídeos

Apostando que muitas pessoas não lêem todas as matérias, um formato de fake news que se espalha muito rápido, é o vídeo. Por ter uma linguagem muito mais acessível, esses vídeos são também muito compartilhados, porém é necessário desconfiança no que pode se ver. Muitos desses vídeos podem ser editados, colocando uma gravação fora de contexto para favorecer algum tipo de mentira ou ponto de vista errôneo.

6 – Na dúvida, não compartilhe

Se após fazer todos os questionamentos sobre uma informação  você ainda tiver dúvida sobre ela, não compartilhe. O seu compartilhamento sobre algo duvidoso pode se tornar certeza para algum amigo ou familiar próximo e incentivar a propagação de uma mentira.

O que você faz pra evitar as fake news? Tem mais dicas pra compartilhar? Manda aqui que eu vou adorar saber!

Voltar ao topo