Menu


Aplicativo ajuda daltônicos a enxergarem cores na TV

Publicado em 01/12/2017 às 20:44

App dá aos daltônicos a chance de mergulharem no universo 4K

See Colors: esse é o nome do aplicativo que a empresa coreana Samsung desenvolveu para que pessoas com daltonismo pudessem assistir à televisão com outros olhos. O app é capaz de identificar o tipo e o nível de daltonismo do usuário e automaticamente ajustar as configurações de imagem de aparelhos de TV e smartphones de maneira personalizada. Dessa forma, pessoas daltônicas conseguem ver o mesmo espectro de cores que as outras pessoas enxergam.

As TVs com tecnologia QLED, por exemplo, conectam-se ao app que, por sua vez, envia informações precisas aos dispositivos utilizando filtros de cores e modelos matemáticos para readaptar o perfil da imagem que aparece para o usuário com daltonismo.

Toda a inteligência do aplicativo só foi possível graças aos estudos da professora Klara Wenzel, da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste. Ela é a idealizadora de um teste conhecido como Teste C, que faz o diagnóstico dos níveis de daltonismo. Sua ajuda foi essencial para que o teste fosse incorporado com sucesso ao programa.

A Samsung garante que os aparelhos QLED fabricados desde o final de 2016 já contam com o See Colors. No entanto, atualmente o app está disponível apenas na Hungria, Romênia e Bulgária. Mas essa não deixa de ser uma excelente notícia para os mais de 300 milhões de daltônicos espalhados pelo mundo.

Voltar ao topo