Menu


Dicas

Como economizar água em casa

Publicado em 22/03/2019 às 19:23

A economia de água traz benefícios ao meio-ambiente e também ao seu bolso. Eu separei algumas dicas para tornar o uso de água mais consciente na sua casa, vamos nessa?

Como a gente já sabe, algumas cidades do nosso país passaram ou estão passando nos últimos anos por uma crise hídrica. Nesse caso, você concorda comigo que a economia de água se torna a cada dia algo mais necessário? Pois é. Se cada um fizer sua parte, todo mundo sai ganhando. Por isso, vem comigo ver algumas dicas de como economizar água na sua casa.

  1. Não demore tanto no banho.

Quem não gosta de tomar um banho demorado, né? É um momento de relaxamento e é extremamente necessário pra saúde. Porém, o que não é necessário é passar horas debaixo do chuveiro. Só pra você ter uma ideia: se cada pessoa de São Paulo diminuísse 5 minutos do tempo no banho, dava pra economizar muita água. 26,8 bilhões de litros por mês, pra ser mais exato.

  1. Feche o chuveiro enquanto não estiver usando-o.

Os chuveiros são grandes vilões do desperdício, então enquanto você se ensaboa, por exemplo, você pode manter o chuveiro fechado. Dessa forma, o consumo cai, em média, de 180 para 48 litros de água por banho.

  1. Feche a torneira.

É bom ficar atento para não deixar a torneira aberta quando for fazer a barba ou escovar os dentes. Também é importante verificar se a torneira não está mal vedada. Uma torneira pingando pode desperdiçar até 1.400 litros de água em um mês. Uma boa opção é trocar por modelos com temporizador.

  1. Use a descarga com consciência.

Não jogue lixo no vaso sanitário e use a descarga somente quando necessário. Pressionando-a por 6 segundos, você gasta de 6 a 10 litros de água!

  1. Use a vassoura para limpar a calçada.

Você acredita que ainda tem gente que usa a mangueira para limpar a calçada? Esse é o pior dos desperdícios de água! É desnecessário e consome um absurdo de água.

 

Gostou das minhas dicas? Então agora é só colocar em prática. O meio-ambiente e a sua conta agradecem!

Voltar ao topo