Menu


Dicas

Como identificar que não “está tudo bem”

Publicado em 08/03/2023 às 12:00 - Atualizado em

Todo mundo passa por situações difíceis, não é mesmo? Mas pode ser bem complicado identificar o que realmente não está nos deixando bem. Por isso é sempre bom ter uma pessoa próxima, pronta para te dar aquele toque de onde as coisas não estão indo bem. Portanto, separamos algumas dicas valiosas que podem literalmente mudar…

Todo mundo passa por situações difíceis, não é mesmo? Mas pode ser bem complicado identificar o que realmente não está nos deixando bem. Por isso é sempre bom ter uma pessoa próxima, pronta para te dar aquele toque de onde as coisas não estão indo bem.

Portanto, separamos algumas dicas valiosas que podem literalmente mudar sua forma de ver algumas relações. Seja você a pessoa que está precisando desse toque de amiga, ou a pessoa, que está disposta a dar ele, pois mais que um ato de coragem, é um ato de resistência e sobrevivência, exigir da nossa sociedade aquilo que lhe é justo.

Vamos juntas descobrir porque não está tudo bem?

5 sinais que você precisa ter atenção

  • Falta de diálogo

A conversa recíproca é a base de qualquer relação. Seja numa amizade ou de um relacionamento romântico, por ser importante estar atento aos sinais da falta de comunicação, tais como: sentir que não está sendo ouvida; sentir medo de abordar determinado assunto; ou sentir insegura em compartilhar coisas banais do seu dia a dia.

  • Atitudes controladoras

Dizer quais roupas você deve vestir, determinar os lugares a que você pode ir, quais atividades fazer e até dizer como você deve se comportar. Essas são atitudes que privam a liberdade e por vezes podem estar associadas, equivocadamente, a um suposto “cuidado” e “carinho” excessivos. Lembre-se, se não te faz bem, não é para o seu bem.

  • Não respeitar sua privacidade

Controlar suas senhas, mexer no celular, ler e-mails e mensagens, instalar programas de rastreamento. Essas são algumas formas de invasão de privacidade. Se isso acontece sem que o outro saiba, ou mesmo abertamente, justificando de que “quem ama não tem nada a esconder”.

Contudo, saiba que essa é uma demonstração clara de falta de confiança e impedimento do outro de ter o seu próprio espaço.

  • Te afastar dos outros

Esse afastamento pode ocorrer gradualmente, de maneira que você não perceba, com comentários como: “Se fulano for eu não vou”; “Eu já te pedi para parar de andar com essa gente”. As justificativas podem ser muitas, pois o fato é que ele vai exigindo que você se afaste das pessoas mais próximas. Portanto, você depende unicamente dele/dela.

  • Chantagem e ataque a sua autoestima.

Como você já deve ter percebido, todas as atitudes estão interligadas com o processo de manipulação do outro. A chantagem e o ataque à sua autoestima também são armas de manipulação. Fique atenta a comentários como: “eu sou bom demais para você”; “Quem vai querer ficar com uma pessoa igual a você?”; “Termina comigo para ver o que acontece”.

Portanto, existem muitos outros sinais a que você precisa estar atento. Você pode conferir mais sobre esse assunto aqui.
A NovoMundo.com está com elas. Esperamos ter contribuído com você, pois sabemos que “ficar bem” envolve muita luta, sendo responsabilidade de todos. A toda mulher o nosso apoio.

Conferia o nosso vídeo em homenagem ao Dia da mulher.

Voltar ao topo