Menu


Dicas

MDF pode ter mais benefícios do que você imagina

Publicado em 14/12/2020 às 14:59 - Atualizado em

Através do cuidado com as florestas e meio ambiente e a preocupação em oferecer opções mais econômicas, surgiram diversas novas opções para produzir peças em madeira. Na década de 1980, começou a produção em larga escala do que hoje chamamos de MDF. Apesar de todo mundo, com certeza, já ter ouvido falar sobre MDF –…

Através do cuidado com as florestas e meio ambiente e a preocupação em oferecer opções mais econômicas, surgiram diversas novas opções para produzir peças em madeira. Na década de 1980, começou a produção em larga escala do que hoje chamamos de MDF.

Apesar de todo mundo, com certeza, já ter ouvido falar sobre MDF – e provavelmente ter objetos desse tipo de madeira em casa –, nem todo mundo tem certeza do que é esse material e nem como usá-lo. Entender não só o processo de produção, mas também as suas vantagens é imprescindível para fazer as melhores escolhas na hora de produzir móveis de qualidade ou investir em construções e reformas.

O que quer dizer MDF?

Para começar, é importante saber o significado da sigla MDF, porque ela diz muito sobre o tipo de material de que estamos falando. Em inglês, MDF significa painel de madeira de média densidade (médium-density fiberboard). Ele é uma opção com ótima durabilidade e custo-benefício, ideal para diversos projetos de carpintaria.

Visão geral do MDF

mdf

Placas de MDF em diferentes espessuras.

Em essência, o MDF é composto por serragem – pedaços e lascas de madeira – e cola, fundidos em um processo que envolve pressão e calor. Sua cor natural varia entre marrom claro e escuro, mas por ter uma superfície lisa, aceita muito bem pinturas e coberturas diversas. Normalmente, é coberto por uma lâmina que imita estilos diversos de madeira e combina com a ideia desejada.

Trabalhar com MDF é bem parecido com trabalhar com outros tipos de madeira. Como as placas não têm nós, é fácil de cortar e manejar, sendo ótimas para usar em prateleiras, armários e projetos decorativos.

Além disso, é possível encontrar placas de MDF em diversas espessuras diferentes, o que afeta diretamente seu valor e seu uso. Por isso, é bom ter bem claro qual é o tipo de projeto e entender qual espessura se aplica melhor.

Vantagens de escolher o MDF

Agora vamos entender os motivos que fazem desse material uma das melhores opções na hora de se produzir móveis para o lar.

Bom custo-benefício

Quando pensamos em durabilidade e preço baixo, o MDF é a melhor opção, já que não tem o preço elevado como o das madeiras maciças, mas não deixa a desejar quando se trata da qualidade. É um material que pode durar por muitos anos e até ser reformado, caso precise.

Ecologicamente correto

Em sua composição, o MDF tem fibras de madeira de reflorestamento – ou madeira reciclada, como muitos chamam. Isso faz com que o material seja considerado sustentável, já que evita o desmatamento e o uso indiscriminado de madeira de árvores.

Pode se assemelhar a diversos tipos de madeira

Por aceitar milhares de opções de cobertura, o MDF cria peças que parecem de madeira de verdade e dão um ar de sofisticação a qualquer ambiente. É possível escolher o acabamento perfeito para cada objeto e deixar tudo de acordo com a vontade e com a ideia do projeto.

Não sofre com mudanças de temperatura

Quando exposta a temperaturas muito altas ou muito baixas, a madeira tende a expandir ou encolher. Mesmo que isso aconteça de maneira imperceptível, com o tempo pode deformar móveis e objetos. Com o MDF isso não acontece, devido aos revestimentos de proteção e do isolamento térmico que as placas recebem.

Fácil de pintar e moldar

Já vimos que o MDF é formado por lascas de madeira e cola. Isso faz de suas placas mais maleáveis para moldar, fazer objetos curvos e adaptar, aumentando ainda mais a gama de possibilidades que oferece. Além disso, como também já vimos, o MDF conta com uma superfície lisa, graças ao seu processo de produção. Isso faz com que tintas e outras coberturas sejam absorvidas com facilidade.

Não tem nós

Os nós são as partes da árvore onde estavam os galhos, criando imagens circulares e partes mais sólidas quando a madeira é transformada em placa. Isso faz com que o corte e a junção a outras placas exija um pouco mais de trabalho. O que não acontece com o MDF, já que ele não tem nós.

Resistente a pestes

Graças aos químicos usados em sua produção, o MDF é resistente a diversos tipos de pestes que podem afetar a madeira, principalmente cupins. Um motivo e tanto para respirar aliviado quando escolher trabalhar com esse material.

Viu como o MDF é um material rico em possibilidades, além de claro, oferecer uma resistência e durabilidade considerável? Não compre móveis sem prezar pela qualidade, valorize o seu dinheiro e leve o melhor para a sua casa. Pesquise, compare e valorize os melhores produtos.

Tenha acesso ao nosso catálogo de móveis! Qualidade e acabamento impecável, você encontra no site da Novo Mundo.

 

COMO MONTAR A SALA DE ESTAR PERFEITA

Voltar ao topo