img

Dia da mentira: mitos e verdades sobre utensílios domésticos

1 mês atrás
mulher cozinha

Utensílios domésticos que fazem parte do nosso dia a dia e são os queridinhos da cozinha carregam alguns mitos e verdades que deixam algumas pessoas com dúvidas em relação ao seu uso. Por isso, nós selecionamos algumas perguntas frequentes sobre panelas de pressão, air fryer e lava-louças e queremos compartilhar com vocês.

 

PANELA DE PRESSÃO 

High pressure aluminum cooking pot with safety cover

Com o foco no preparo dos alimentos até três vezes mais rápido, esse utensílio chave na cozinha reduz não somente o tempo de preparo e cozimento dos alimentos, mas também diminui de maneira significativa o consumo de gás e energia. Mas atenção às suas curiosidades…

1. Panela de pressão explode: VERDADE

Se não for usada corretamente, ela pode, sim, provocar uma explosão grave, destruir a cozinha e ferir seriamente quem estiver por perto. Para reforçar a segurança, o ingrediente deve ir para a panela acompanhado de água ou outro líquido em quantidade suficiente.

2. Panela de pressão só cozinha feijão e carne: MITO

O tempo de cozimento na panela de pressão é mais rápido. Basta adaptar esse tempo e fazer vários tipos de receitas. Evite apenas cozinhar cevadinha, mingau de aveia e ervilha seca. Esses alimentos formam espuma, obstruindo a saída do vapor pela válvula.

3. O tempo de cozimento começa quando a panela chiar: VERDADE

O cozimento começa assim que a válvula começa a deixar escapar vapor, produzindo um sopro, e não logo que a panela vai ao fogo. Fique atento neste momento para evitar possíveis acidentes, reduza o fogo e marque o tempo de cozimento indicado na receita.

 

LAVA-LOUÇAS

lava louças

Esse eletrodoméstico é visto por muitos como um luxo, talvez, dispensável. Muitos mitos rondam esse produto, que nos últimos tempos tem se tornado cada vez mais procurado.

1. Lava-louças gasta muita água: MITO

As lava-louças atuais ainda sofrem esse estigma devido às primeiras versões lançadas deste produto. Hoje, elas possuem um sistema otimizado, que reduz o gasto de água durante a limpeza, sendo por vezes um gasto menor do que minutos eternos de bucha, água e sabão.

2. Lava-louça consome muita energia elétrica: MITO

Igual ao mito anterior, as lava-louças mais modernas têm melhor desempenho e um alto nível de eficiência. Ainda que o aparelho precise aquecer a água para o realizar a higienização dos utensílios, o consumo energético é praticamente o mesmo de uma lavadora de roupas.

3. Pré-lavar a louça antes de colocar na máquina: MITO

Não é necessário fazer uma “pré-lavagem” dos objetos antes de utilizar o lava-louças. Assim como no método tradicional, só é preciso retirar os excessos. Você não coloca os pratos com restos de comida todos na pia da cozinha, não é mesmo?

As lava-louças usam água quente em jatos de alta pressão em pó, juntamente com detergente líquido ou tabletes próprios para uso em máquinas. Eles possuem ação muito mais fortes do que o detergente líquido de pia e fazem a sujeira e a gordura se diluir. Ou seja, dificilmente os pratos, copos, taças e panelas não serão limpos. Além disso, a louça sai praticamente seca da máquina, pronta para ser guardada.

AIR FRYER

air fryerrrrr

Sim, vamos falar dela, aquela que todos desejam e que quem tem uma, se acostuma facilmente a amar. A fritadeira elétrica é um dos eletrodomésticos mais essenciais na cozinha brasileira, mas ainda há muitas dúvidas sobre o seu uso.

1. Pode se auto limpar: MITO

A air fryer não possui a função autolimpante. Isso significa que o cesto que vem com a fritadeira deve ser limpo e/ou lavado da maneira tradicional. Realizar processos de limpeza utilizando a própria função de aquecimento que a air fryer possui, pode danificar o produto.

2. Fazem menos sujeira que as fritadeiras tradicionais: VERDADE

Na air fryer, o óleo não é um elemento necessário e, quando utilizado azeite ou manteiga nos preparos, é feito em pouquíssima quantidade para ressaltar o sabor. Sendo assim, com a fritadeira elétrica você evita aquele cheiro forte de óleo que se espalha pela casa e, os eventuais respingos de gordura pela cozinha.

3. Somente “frita” os alimentos: MITO

Apesar de ser chamada de fritadeira elétrica, ela possui funcionalidades que vão muito além de fazer frituras sem a utilização de óleo. Muitas receitas podem ser preparadas na air fryer, como bolos, pães, assados e até sobremesas.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as opções que realmente fazem a diferença em sua cozinha, que tal dar uma olhadinha no nosso site para saber melhor das ofertas que tem um precinho sem mentira e com muita verdade para você aproveitar?

Leia Também
  • @cdgleonardo (554)

    Receita Afetiva: Frango ao Creme de Broa de Milho.Sem categoria

  • wardrobe-5961193__340

    As melhores dicas para comprar Móveis pela internet:Sem categoria

  • @cdgleonardo-236

    Um doce de Mãe, olho de sogra!Sem categoria

  • @cdgleonardo (107)

    Salmão suculento com legumes em menos de 30 minutosSem categoria