Menu


Sem categoria

Dia da mentira: mitos e verdades sobre utensílios domésticos

Publicado em 01/04/2022 às 20:47 - Atualizado em

Utensílios domésticos que fazem parte do nosso dia a dia e são os queridinhos da cozinha carregam alguns mitos e verdades que deixam algumas pessoas com dúvidas em relação ao seu uso. Por isso, nós selecionamos algumas perguntas frequentes sobre panelas de pressão, air fryer e lava-louças e queremos compartilhar com vocês. PANELA DE PRESSÃO …

Utensílios domésticos que fazem parte do nosso dia a dia e são os queridinhos da cozinha carregam alguns mitos e verdades que deixam algumas pessoas com dúvidas em relação ao seu uso. Por isso, nós selecionamos algumas perguntas frequentes sobre panelas de pressão, air fryer e lava-louças e queremos compartilhar com vocês.

PANELA DE PRESSÃO 

High pressure aluminum cooking pot with safety cover

Com o foco no preparo dos alimentos até três vezes mais rápido, esse utensílio chave na cozinha reduz não somente o tempo de preparo e cozimento dos alimentos, mas também diminui de maneira significativa o consumo de gás e energia. Mas atenção às suas curiosidades…

1. Panela de pressão explode: VERDADE

Se não for usada corretamente, ela pode, sim, provocar uma explosão grave, destruir a cozinha e ferir seriamente quem estiver por perto. Para reforçar a segurança, o ingrediente deve ir para a panela acompanhado de água ou outro líquido em quantidade suficiente.

2. Panela de pressão só cozinha feijão e carne: MITO

O tempo de cozimento na panela de pressão é mais rápido. Basta adaptar esse tempo e fazer vários tipos de receitas. Evite apenas cozinhar cevadinha, mingau de aveia e ervilha seca. Esses alimentos formam espuma, obstruindo a saída do vapor pela válvula.

3. O tempo de cozimento começa quando a panela chiar: VERDADE

O cozimento começa assim que a válvula começa a deixar escapar vapor, produzindo um sopro, e não logo que a panela vai ao fogo. Fique atento neste momento para evitar possíveis acidentes, reduza o fogo e marque o tempo de cozimento indicado na receita.

LAVA LOUÇAS

lava louças

Esse eletrodoméstico é visto por muitos como um luxo, talvez, dispensável. Muitos mitos rondam esse produto, que nos últimos tempos tem se tornado cada vez mais procurado.

1. Lava louças gasta muita água: MITO

As lava louças atuais ainda sofrem esse estigma devido às primeiras versões lançadas deste produto. Hoje, elas possuem um sistema otimizado, que reduz o gasto de água durante a limpeza, sendo por vezes um gasto menor do que minutos eternos de bucha, água e sabão.

2. Lava louça consome muita energia elétrica: MITO

Igual ao mito anterior, as lava louças mais modernas têm melhor desempenho e um alto nível de eficiência. Ainda que o aparelho precise aquecer a água para o realizar a higienização dos utensílios, o consumo energético é praticamente o mesmo de uma lavadora de roupas.

3. Pré-lavagem da louça antes de colocar na máquina: MITO

Não é necessário fazer uma “pré-lavagem” dos objetos antes de utilizar o lava-louças. Assim como no método tradicional, só é preciso retirar os excessos. Você não coloca os pratos com restos de comida todos na pia da cozinha, não é mesmo?

As lava louças usam água quente em jatos de alta pressão em pó, juntamente com detergente líquido ou tabletes próprios para uso em máquinas. Eles possuem ação muito mais fortes do que o detergente líquido de pia e fazem a sujeira e a gordura se diluir. Ou seja, dificilmente os pratos, copos, taças e panelas não serão limpos. Além disso, a louça sai praticamente seca da máquina, pronta para ser guardada.

AIR FRYER

air fryerrrrr

Sim, vamos falar dela, aquela que todos desejam e que quem tem uma, se acostuma facilmente a amar. A fritadeira elétrica é um dos eletrodomésticos mais essenciais na cozinha brasileira, mas ainda há muitas dúvidas sobre o seu uso.

1. Pode se auto limpar: MITO

A air fryer não possui a função autolimpante. Isso significa que o cesto que vem com a fritadeira deve ser limpo e/ou lavado da maneira tradicional. Realizar processos de limpeza utilizando a própria função de aquecimento que a air fryer possui, pode danificar o produto.

2. Fazem menos sujeira que as fritadeiras tradicionais: VERDADE

Na air fryer, o óleo não é um elemento necessário e, quando utilizado azeite ou manteiga nos preparos, é feito em pouquíssima quantidade para ressaltar o sabor. Sendo assim, com a fritadeira elétrica você evita aquele cheiro forte de óleo que se espalha pela casa e, os eventuais respingos de gordura pela cozinha.

3. Somente “frita” os alimentos: MITO

Apesar de ser chamada de fritadeira elétrica, ela possui funcionalidades que vão muito além de fazer frituras sem a utilização de óleo. Muitas receitas podem ser preparadas na air fryer, como bolos, pães, assados e até sobremesas.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as opções que realmente fazem a diferença em sua cozinha, que tal dar uma olhadinha no nosso site para saber melhor das ofertas que tem um precinho sem mentira e com muita verdade para você aproveitar?

Voltar ao topo