Menu


Jardim

Dicas para construir uma horta em casa

Publicado em 26/03/2018 às 21:15 - Atualizado em

Quer ter uma horta e cultivar seus próprios alimentos, mas não sabe por onde começar? Confira algumas dicas para fazer e manter uma horta caseira

Já pensou em produzir seus próprios legumes, temperos e ervas fresquinhas e livres de agrotóxicos? Se você respondeu que sim, mas não sabe por onde começar, fique tranquilo que separamos aqui os principais passos para se cultivar uma horta saudável e bonita. Esperamos que os futuros jardineiros aproveitem as dicas!

As hortas urbanas são ótimas para trazer vida, frescor e alegria para dentro de casa, além de ser um momento que pode ser reservado para o lazer da família. Outra vantagem é que também ajuda a melhorar os seus hábitos alimentares, sem falar da economia na hora de fazer as compras no mercado ou horti-fruti!

1) Onde plantar?

Escolha um lugar que tenha circulação de ar e luz solar. Se a sua casa recebe pouca luz do sol durante o dia é possível plantar apenas hortaliças e ervas. Mas, se ela recebe luz o dia todo você também poderá investir em leguminosas. Mas, ainda que existam espécies menos exigentes, a maior parte delas precisa de pelo menos 5 horas diárias de contato direto com a luz.

Observe também se o solo do local escolhido tem boa profundidade, pois solos muito rasos limitam o crescimento das plantas, e secam com rapidez. Por uma questão de facilidade de manutenção e organização deve delimitar a zona da horta, quer seja com ripas de madeira, pedra, tijolo, etc. Não se esqueça de deixar espaço para circulação.

Mas se você não tem muito espaço em casa, não tem problema viu? Independente do tamanho que você tem disponível, algumas plantinhas podem ser cultivadas no quintal ou na varanda, na área de serviço, jardineiras ou, ainda, num cantinho da cozinha.

2) O vaso ideal

Na hora de escolher o melhor modo de plantar a sua horta, pense no espaço disponível, considere as espécies que deseja cultivar e avalie qual o melhor que as plantinhas podem estar. Existem várias possibilidades. Só não esqueça de fazer furos no fundo dos vasos para evitar o excesso de água no solo. Algumas formas de cultivar as plantas são:

Direto na terra: ideal para quem tem quintal com espaço, nesse modelo tradicional as sementes ou mudas são plantadas direto na terra.

Vasos: vasos são alternativas práticas tanto para quem mora em casa quanto em apartamento, com várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores.

Embalagens recicladas: garrafas pet, latas de refrigerante ou alimentos, caixas de leite, potes de vidro. É uma saída barata, rápida e sustentável.

Floreiras: oferecendo um bom espaço, as floreiras são ótimas para uma horta compacta em pequenos espaços.

Caixas de madeira: espaçosos e baratos, caixotes de madeira e paletes podem ser boas escolhas.

Horta vertical: ideal para quem mora em apartamento, esse modelo consiste em montar a horta aproveitando espaços próximos a paredes. A horta vertical pode ser plantada em vasos, embalagens recicladas, estruturas de madeira e sapateiras.

3) Muda ou semente?

O plantio da sua horta pode ser feito de duas maneiras: com sementes ou com mudas. Cuidado apenas ao misturar espécies! Algumas plantinhas conseguem se adaptar bem com outras no mesmo lugar, como manjericão, pimenta, orégano, salsinha, alecrim, tomilho, sálvia, manjerona e cebolinha.

Já a hortelã não são boas companheiras, ou seja, quando as plantarmos junto de outros tipos de plantas elas podem morrer ou matando as plantas vizinhas, pois crescem e espalham-se muito rapidamente e acabam, por fim, roubando os nutrientes das plantas vizinhas.

Na imagem abaixo, é possível verificar quais são os principais cuidados e exigências de alguns dos temperos mais utilizados em hortas caseiras. Escolha o que você vai plantar e coloque as mãos na massa, ou melhor: na terra!

cuidado-hortalicas

4) Preparar o solo

Os adubos orgânicos são mais indicados que os químicos, porque você vai utilizar os temperos que plantar em casa na sua alimentação. Para preparar o solo, basta misturar metade de terra com metade de composto orgânico ou húmus de minhoca, que servem como vitamina para a planta. Mesmo assim, existem vários tipos de substratos para as diversas famílias de plantas.

O segredo é pedir uma dica ao vendedor do viveiro de acordo com o que se pretende plantar, Caso sua horta esteja em vasinhos, vale colocar pedras os cacos de cerâmica no fundo para facilitar o escoamento da água.

5) Como e quando regar?

Para plantar em casa e manter uma horta, você deverá ter disposição para regá-la. Isso deverá ser feito em horários em que o sol não esteja muito forte: a evaporação devido ao calor vai prejudicar a alimentação das plantas. Também é preciso verificar qual é a quantidade ideal para cada espécie: o excesso de água aumenta a possibilidade da proliferação de doenças.

Para evitar que fiquem encharcadas, cuide para que os vasos tenham furos para auxiliar no escoamento da água. Uma boa dica para saber se está na hora de regar é tocar a terra para se certificar de que não está úmida.

6) Manutenção da plantação

Retire folhas secas e amareladas das ervas e revire a terra a cada três meses, com cuidado para não danificar as raízes durante a operação. É recomendado adubar a sua horta pelo menos duas vezes por ano. Monitore com frequência os possíveis ataques de pragas.

Se ocorrer, opte por inseticidas naturais, como calda de fumo ou de sabão, já que as ervas irão direto para o seu prato. Quando elas começarem a morrer ou perderem a vitalidade, o ideal é recomeçar plantando outras mudas.

 

Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas dicas:

Facebook (facebook.com/novomundo)

Instagram (instagram.com/novomundooficial)

Twitter (twitter.com/novomundo)

YouTube (youtube.com/lojasnovomundo)

Voltar ao topo