Menu


Móveis

Dormir bem pode melhorar sua saúde

Publicado em 10/04/2019 às 20:37

A qualidade do seu sono pode afetar diretamente sua saúde. Veja o por quê!

Todo mundo sabe que uma boa noite de sono é fundamental para viver bem. Basta comparar nosso humor, atenção, concentração e disposição em um dia que dormimos bem e em um dia em que dormimos mal. Mas por que o sono é tão importante para a nossa vida? Eu vou te contar tudo aqui nesse post.

Durante o sono, além do relaxamento e descanso de músculos e tecidos, os sistemas cardíaco, endócrino, nervoso e outros, têm uma atividade reparadora e sofrem alterações em seu funcionamento. E tudo isso é importante para a nossa saúde física e mental.

Ah, sabe o que acontece também enquanto dormimos? Segundo estudo feito pela Universidade de Chicago, além das funções já citadas, o sono também influencia na produção de leptina, o hormônio que controla a sensação de saciedade. Quem tem dificuldade para dormir acaba produzindo quantidades reduzidas desse hormônio, podendo levar a um quadro de obesidade. E quem tem insônia produz uma maior quantidade de outro hormônio, a grelina, relacionado à fome e à redução do gasto de energia.

Os bons níveis de tensão arterial também podem ser afetados pelo sono. A dificuldade de descansar a noite acaba colocando o corpo em uma situação de estresse e, ao ficar em estado de alerta, o corpo produz mais adrenalina, o que aumenta a pressão arterial durante a noite. Portanto, a hipertensão também pode ser um problema pra quem não dorme bem.

Assim como para o físico, ter qualidade no sono também é importante para a saúde mental. Uma boa noite de sono traz benefícios para a memória, para o bem-estar e pode até prevenir a depressão. Isso porque durante o descanso acontece a síntese de proteínas, e elas são responsáveis pelas conexões neurais, melhorando a memória e o aprendizado. Além disso, como a qualidade de vida em geral melhora com um sono regulado, a depressão também acaba tendo menos chances de aparecer.

Portanto, prepare bem a cama e tenha ótimas noites de sono! Ah, e se sua cama não estiver muito legal, eu tenho alguns modelos de camas e colchões aqui no site e também nas lojas. Tenho certeza que você vai encontrar o modelo ideal pra você. Vem conferir!

Voltar ao topo