Menu


Eletrodomésticos

Confira o melhor lugar para instalar o ar-condicionado

Publicado em 04/01/2018 às 15:42 - Atualizado em

Veja algumas dicas para saber os melhores lugares de instalação do aparelho de ar condicionado em sua casa para refrescar seu verão

Sem tempo para ler o nosso conteúdo? Confira abaixo a opção do nosso áudio preparado especialmente para você:
O verão chegou dia 21 de dezembro e junto com ele o calor também já colocou suas manguinhas de fora e promete ser ainda mais quente do que o ano anterior. E durante os dias de altas temperaturas, um aparelho em especial se torna objeto de desejo entre todos: o ar-condicionado, projetado para diminuir a temperatura do ar de um ambiente, deixando o local fresco e mais agradável durante o dia, e também na hora de dormir.

No entanto, junto com a corrida em adquirir um equipamento para fugir do calorão também surge aquela dúvida: qual o melhor lugar para instalar o ar-condicionado? E para acabar de vez com esse impasse, reunimos aqui as principais dicas para você saber como escolher o local da instalação e ter um melhor aproveitamento do potencial do aparelho. Confira as instruções e refresque-se já!

Escolha o cômodo com atenção

Quem adquiriu apenas um aparelho de ar condicionado os locais mais comuns para instalação são a sala e o quarto, pois são os ambientes mais frequentado da residência e, por isso, merecem mais atenção quando a ideia é conforto e bem-estar para conviver. De nada adianta colocar o equipamento na sala de estar se a família passa a maior parte do tempo no quarto, não é mesmo?

Fuja dos obstáculos

Escolha uma parede para instalar o ar-condicionado que não interfira em outras instalações, como elétrica, hidráulica ou de gás, por exemplo. Além disso, prefira instalar o ar-condicionado em superfícies livres de alguns elementos presentes na decoração, como cortinas, persianas e móveis robustos, que possam impedir a circulação do ar e, consequentemente, fará com que o equipamento trabalhe mais para resfriar o ambiente e consuma mais energia elétrica.

Não é recomendável colocar a saída de ar sobre televisores, aparelhos de som, computadores ou qualquer equipamento elétrico, e há, pelo menos, 1 metro de distância de lâmpadas fluorescentes para evitar danos em caso de saída de água. Já a condensadora, a unidade externa do ar-condicionado, que fica responsável por resfriar o ar e liberá-lo no ambiente interno por meio da evaporadora, deve ser instalada de pé, em local bem arejado.

Lembre-se ainda de tentar deixar as duas partes o mais próximo possível, para diminuir gastos. Para informações precisas sobre distâncias, é necessário consultar o manual de instruções do aparelho.

Fuja do sol

Outra dica é evitar paredes que pegam muito sol. Isso pode sobrecarregar o ar-condicionado que pode ter o seu rendimento prejudicado, já que o aquecimento da superfície aumenta a temperatura do ambiente e faz com que o aparelho trabalhe ainda mais para garantir a refrigeração. Além de, diminuir a vida útil do equipamento.

 Melhor posição

Depois de escolher o cômodo e a superfície adequada, é hora de decidir como posicionar o aparelho. Na sala ou nos quartos, aproveite a arquitetura do local a seu favor. Por questões de saúde, o ar que sai do aparelho jamais deve ser liberado diretamente nas pessoas presentes no ambiente. Instale-o acima do lugar onde você senta ou dorme.

No quarto, por exemplo, a melhor posição é instalar o ar-condicionado sobre a cama. Já na sala de estar, logo acima do sofá. Se preferir, pode optar também por instalar acima da janela, que costuma ser um espaço ocioso.

Deve-se evitar deixar o equipamento próximo a cantos de paredes. Procure instalar o aparelho o mais centralizado possível, de preferência voltado para a maior área do ambiente, para otimizar a refrigeração do espaço. Na parede, prefira encaixá-lo na maior altura possível, respeitando uma distância de 15 cm do teto para facilitar a limpeza. Nessa posição, o ar frio será liberado de maneira uniforme.

Cozinha fresca

ar-condicionado pode ser instalado em qualquer ambiente, inclusive a cozinha, que é o ambiente mais quente da casa, principalmente quando se está preparando alguma refeição. No entanto, esse local exige atenção especial. É imprescindível ter uma coifa, para evitar a impregnação de odores e também que a gordura resultantes do preparo das refeições vão para dentro do filtro do equipamento.

Além disso, devido ao calor quando se utiliza o forno ou o fogão, é importante acionar um profissional qualificado para orientar a sua decisão quanto ao aparelho a ser comprado, a potência ideal de acordo com o tamanho do ambiente, assim como o melhor lugar para a instalação.

Cuidados com manutenção

Lembre-se também que o aparelho necessitará de cuidados e manutenção constantes para que permaneça sempre limpo, pois quando os filtros de ar ficam sujos, acabam reduzindo o desempenho do ar-condicionado.

E então, já decidiu qual é o local mais adequado para fazer a instalação do seu ar-condicionado? Aqui na Novo Mundo tem várias opções de ares-condicionados para você escolher a melhor opção. Não perca nossas ofertas e refresque-se já!

Siga-nos nas redes sociais e acompanhe mais conteúdos:

Facebook (facebook.com/novomundo)
Instagram (instagram.com/novomundooficial)
Twitter (twitter.com/novomundo)
YouTube (youtube.com/lojasnovomundo)

Voltar ao topo