Menu


Receitas

Bacalhau com cebolas caramelizadas

Publicado em 06/04/2023 às 22:55

Hoje o Nosso Mundo Gastronômico está temperado com muita história de família, afinal, vamos preparar o tradicional bacalhau ao forno. Esse prato tão conhecido dos almoços e jantares especiais de domingo sempre tem um “que” de novidade. E já que estamos falando de tradição e de família, nós iremos conhecer o jeito que a Tia…

Prato de bacalhau com arroz

Hoje o Nosso Mundo Gastronômico está temperado com muita história de família, afinal, vamos preparar o tradicional bacalhau ao forno.

Esse prato tão conhecido dos almoços e jantares especiais de domingo sempre tem um “que” de novidade. E já que estamos falando de tradição e de família, nós iremos conhecer o jeito que a Tia Rosinha prepara bacalhau ao forno.

Então venha confira essa receita que vai deixar qualquer um com água na boca!

Imagem: Chef André Barros e Tia Rosinha

Clique e confira vídeo completo da receita!

Ingredientes

  • 2 kg de lombo de bacalhau dessalgado. 
  • 6 batatas inglesas grandes, sem casca.
  • 1 pimentão vermelho.
  • 1 pimentão amarelo.
  • 1 cebola pequena.
  • 4 ovos.
  • Azeite de oliva – q.b.
  • Manteiga – q.b.
  • Açúcar- 1 colher de chá.
  • 2 garrafinhas de leite coco.

Modo de preparo

Esse preparo possuí algumas etapas, então para que você não se perca no processo, vamos te mostrar como fazer cada ingrediente, separadamente. Então, se liga:

Bacalhau

Antes de iniciar o preparo em si, precisamos dessalgar os lombos de bacalhau. Para realizar esse processo é necessário reservar os lombos em recipiente com água, por 24 horas – sendo necessário fazer duas trocas, sempre com a água gelada. 

Tendo os cortes de bacalhau dessalgados, aqueça a água numa panela grande. Quando a água ferver, desligue o fogo e coloque os lombos de bacalhau dentro. Em seguida, tampe a panela e aguarde por aguardar 10 minutos.

Retire o bacalhau com uma escumadeira, depois remova a pele e as espinhas do peixe. Tendo finalizado essa etapa, com cuidado, separe a proteína em lascas.

Batatas

Utilizando a mesma água em que os lombos de bacalhau foram cozidos, adicione as rodelas de batata descascadas para ferver – o ideal é retirá-las ao “dente”, pois elas irão voltar a cozinhar, quando levadas ao forno após a montagem de camadas, no processo de finalização da receita. Tendo as batatas cozidas, separe-as em outro recipiente.

Pimentões e Cebola

Pique os pimentões e a cebola em fatias finas. Separadamente, leve  ao fogo com azeite, manteiga e uma colher de chá de açúcar e refogar até ‘caramelizar’. 

RESERVE todos os ingredientes para a montagem e finalização. 

Montagem

Em um pirex refratário, coloque o azeite (com generosidade) e depois, as fatias de batata. Tendo feito essa primeira etapa, cubra-a com uma camada de bacalhau, e alternando, distribuas os  pimentões junto a cebola caramelizada.

Repita a operação sempre com generosas coberturas de azeite quantas vezes couberem. Seguindo esse padrão, finalize a última camada com batatas, para que o bacalhau não fique exposto. 

Estando o pirex completo, despeje de uma a duas garrafinhas de leite de coco e leve ao forno pré-aquecido.

Deixe o preparo ferver em entre 20 e 30 minutos, até dourar –  adquirir uma coloração bege escuro. 

Pouco antes de servir, bata os 4 ovos e despeje sobre todo o pirex e volte ao forno de 5 a 8 minutos, apenas para que os ovos cozinhem. 

* Sirva a receita acompanhada de arroz branco.

Se você gostou dessa receita, não esqueça de dar uma olhada nessas outras. São muitas opções, afinal o Nosso Mundo Gastronômico é do seu jeito!

Voltar ao topo