Menu


Eletrodomésticos

Guia completo: Tipos de fogão

Publicado em 12/04/2023 às 12:31

Escolher um fogão adequado para a sua cozinha pode ser um desafio, afinal existem vários tipos de fogões disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e vantagens. Já falamos anteriormente de algumas dicas que podem te ajudar nesta decisão, mas nada é melhor do que ter um conhecimento geral sobre cada modelo. Por…

casal, de um homem e uma mulher, escolhendo um fogão.

Escolher um fogão adequado para a sua cozinha pode ser um desafio, afinal existem vários tipos de fogões disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e vantagens.

Já falamos anteriormente de algumas dicas que podem te ajudar nesta decisão, mas nada é melhor do que ter um conhecimento geral sobre cada modelo. Por isso, aqui estão alguns dos tipos mais comuns de fogões:

Fogão de embutir

Fogão embutido
Fogão 4 Bocas de Embutir Dako Glass

Muito semelhante às opções tradicionais, o fogão de embutir é uma solução procurada, principalmente, por quem quer fazer uma cozinha planejada.

Por não possuir os “pés”, este fogão de embutir é acoplado junto com armários e balcões. Isso, de certa forma, propicia a otimização de espaços no projeto, uma vez que torna o eletrodoméstico um componente permanente do design da cozinha.

Cooktop

cooktop
Cooktop Fischer 5 Bocas

Um cooktop é um tipo de fogão que possui algumas características distintas em relação aos fogões convencionais. Algumas dessas características incluem:

Design plano

O fogão cooktop é plano e nivelado com a bancada da cozinha, proporcionando um visual moderno e sofisticado.

Acabamento em vidro

A superfície do cooktop geralmente é feita de vidro temperado, o que facilita a limpeza e dá um aspecto mais elegante a cozinha.

Ocupar menos espaço

Por ser embutido na bancada, o cooktop ocupa menos espaço do que um fogão convencional, permitindo uma maior flexibilidade de projeto da cozinha.

Tecnologia de chama rápida

A maioria dos fogões cooktop possuem tecnologia de chama rápida, que acelera o tempo de aquecimento e cozimento.

Possibilidade do uso de diferentes fontes de energia

Existem diversos modelos disponíveis que funcionam com por fontes de energia, como gás, eletricidade ou indução magnética.

Cooktop de indução

cooktop de indução
Cooktop Fischer por Indução

Um cooktop de indução é um tipo de fogão que utiliza a tecnologia de indução magnética para aquecer as panelas. No entanto, somente as panelas com fundo magnético são compatíveis neste eletrodoméstico. 

Algumas das suas principais características são:

Rapidez

Os cooktops de indução esquentam as panelas rapidamente, pois a energia corre diretamente para elas através de campos magnéticos.

Eficiência energética

Eles são muito eficientes em termos de energia, pois a maior parte da energia é confrontada diretamente para as panelas, em vez de ser dissipada no ar como acontece com os fogões a gás.

Controle de temperatura preciso

Os cooktops de indução permitem ajustar a temperatura com precisão, uma vez que a resposta é instantânea e precisa.

Segurança

Esse modelo é mais seguro em comparação com outros tipos de fogões, pois asuperfície deste cooktop não aquece diretamente especialmente. Por isso, se houver crianças em casa, esse modelo de fogão é o ideal.

Facilidade de limpeza

Como a superfície do cooktop não esquenta, os derramamentos não grudam. Mas esses modelos também possuem superfície totalmente plana, em vidro temperado, a limpeza se torna uma tarefa simples.

Fogão Elétrico

Fogão elétrico de mesa
Modelo elétrico de mesa

O fogão elétrico funciona através de resistências elétricas que geram calor. Geralmente, é mais fácil de limpar do que um fogão a gás, pois não há grelhas e queimadores para remover.

Para quem busca um modelo de fogão simples e portátil, esse pode ser um bom investimento, afinal a maioria dos modelos disponíveis no mercado são na versão de “fogão de mesa”, de uma a quatro bocas. No entanto, caso o intuito seja comprar  um fogão para uso diário, pode ser mais caro operar utilizando este modelo do que um fogão a gás.

Fogão Tradicional

Fogão tradicional 6 bocas
6 Bocas de Piso Esmaltec Bali

Sendo o mais comum e popular nas casas brasileiras, o fogão a gás tradicional foi por muito tempo a opção majoritária no mercado. Até hoje, eles são vistos como a solução mais completa e com o melhor custo benefício.

Seus modelos variam entre opções de 4 a 6 bocas, sempre contendo o forno acoplado à sua estrutura. Além dessas características, o fogão tradicional possui a vantagem de um eletrodoméstico interdependente, já que pode ser deslocado e posicionado da forma que preferir.

Compra assertiva

Agora que você já possui um vasto conhecimento sobre os estilos de fogão que você pode ter, chegou a hora de escolher o que melhor se encaixa na sua casa e no seu bolso. Para isso, é bom poder contar com uma loja que além de garantir as melhores condições de pagamento, também ofereça um serviço de  instalação seguro e qualificado.

Aqui na novomundo.com, você encontra tudo isso contando com uma entrega rápida para todo o Brasil.

Voltar ao topo