Você com certeza já deve ter escutado sobre o Inmetro inúmeras vezes. Seja no rádio ou na TV, em diversos momentos a mídia noticia acontecimentos que geralmente envolvem a qualidade de produtos sendo questionada. Mas afinal, como funciona o Inmetro e qual é o seu verdadeiro papel na mediação entre a indústria e o consumidor final? É isso que vamos aprender juntos no blog de hoje!
Na hora de fabricar um produto, existem diversas normas e regulamentações que precisam ser levadas em conta e cumpridas para que ele possa ser colocado no mercado e vendido no Brasil. Essas normas existem para garantir a aplicação de padrões de segurança e cuidados extras a respeito do risco que determinado produto oferece. O Inmetro realiza diversas análises baseadas nos critérios técnicos, principalmente dos riscos à saúde, impactos econômicos, proteção ambiental e segurança.
A partir desses estudos, os produtos se dividem em duas categorias: os que são passíveis de certificação compulsória (isto é, obrigatória) e os de certificação voluntária. Depois, é feito um procedimento de avaliação de situação para cada produto, que estabelece requisitos mínimos de desempenho e segurança que devem ser atingidos seguindo diferentes modalidades de avaliação. Desse modo é possível analisar se está tudo dentro dos devidos conformes.
O QUE SIGNIFICA O SELO INMETRO FIXADO EM UM PRODUTO?
É importante aprender que o selo Inmetro é um símbolo nacional de qualidade para qualquer produto, demonstrando que ele foi testado, aprovado e segue todas as especificações necessárias. Ou seja, os produtos que apresentam o selo têm a qualidade comprovada e fornecem a segurança ideal aos consumidores.
Isso é de extrema importância para produtos em especial, como brinquedos e materiais escolares, ambos utilizados por crianças – logo, não podem oferecer qualquer tipo de risco. Eletrodomésticos e eletrônicos com alimentação elétrica, além do selo Inmetro, devem trazer selos relacionados à segurança e eficiência energética.
QUAIS PRODUTOS PRECISAM TER O SELO INMETRO?
A certificação dos produtos pode ser obrigatória ou voluntária. Produtos que não possuem a aprovação do órgão podem gerar multas para as empresas quando a certificação é compulsória. No caso de produtos em que a certificação é voluntária, o fabricante pode solicitá-la para agregar valor à sua marca.
Adquirir produtos e verificar se eles possuem o selo Inmetro é evitar riscos desnecessários, oferecendo maior proteção a todos que você ama. A seguir, alguns produtos que são passíveis da certificação compulsória:
· Brinquedos;
· Artigos escolares;
· Artigos para festas;
· Adaptadores de plugues e tomadas;
· Andadores, cadeiras de alimentação e berços infantis;
· Colchões de mola;
· Disjuntores;
· Fornos de micro-ondas;
· Lâmpadas LED com dispositivos integrados às bases;
· Máquinas de lavar roupa de uso doméstico;
· Panelas metálicas;
· Pneus de bicicletas de uso adulto.
O objetivo do Inmetro, então, é que as empresas nacionais aumentem a produtividade e melhorem a qualidade de seus produtos e serviços. Isso significa que a certificação de um produto oferece segurança em seu uso para o consumidor, principalmente quando os produtos são elétricos que, se forem de má qualidade, podem acarretar diversos problemas, inclusive graves danos patrimoniais e à vida.
A Novo Mundo oferece produtos de qualidade, levando segurança para você e sua família. Entre em nosso site e compare.